domingo, 3 de março de 2024

As perdas territoriais da Alemanha...

As perdas territoriais da Alemanha...

Parlamento alemão, sede do poder legislativo do país desde a década de 1890.

A Alemanha é um dos países mais conhecidos do mundo, seja quando se trata de História {Vide Primeira  e Segunda Guerra Mundial}, seja quando se trata de economia, pois é o país mais rico da Europa de acordo com o PIB e um dos mais ricos do mundo, sendo o terceiro ou o quarto país mais rico do mundo.

Mas em se tratando de Geografia, o país não é muito grande, ele é exatamente do mesmo tamanho do estado de Mato Grosso do Sul, com cerca de 357 mil km2. Mas nem sempre o país teve esse tamanho, e antigamente, a princípio antes mesmo da Primeira Guerra Mundial, o país era quase 200 mil km2 maior do que nos dias atuais. Mas devido a sua derrota na Primeira Guerra Mundial, o país perdeu cerca de 100 mil km2, tendo seu território reduzido de 540 mil km2, para cerca de 440 mil km2. E depois do fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ainda perdeu mais cerca de 90 mil km2, e ainda por divida em dois novos países, que ficaram conhecido como: Alemanha Ocidental, com 249 mil km2, e Alemanha Oriental, com 108 mil km2. E inclusive ouvi dizer uma vez que logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, pelo fato da Alemanha ter tido um papel relevante nas duas guerras, a coalizão dos países Aliados, que derrotaram a Alemanha no fim da guerra chegaram a pensar em dividir o país em vários novos países, para que com isso o país não voltasse a promover uma outra grande e catastrófica guerra, como a Segunda Guerra Mundial, a guerra mais mortal da História inclusive.

E de fato logo após o fim da guerra, em 1945, os países Aliados chegaram a dividir o território alemão em várias zonas de influência, que talvez poderiam virar vários novos países. Essas zonas de influência eram quatro no total, que são: Zona Soviética {Lado oriental da Alemanha}, Zona Americana, Zona Francesa e Zona Inglesa {Todas no lado ocidental da Alemanha}. Mas no fim das contas optou-se por dividir o país em apenas dois, onde as zonas americanas, francesa e inglesas se fundiram e deram origem a Alemanha Ocidental, e a zona soviética deu origem a Alemanha Oriental. Tendo a Alemanha sido reunificada somente em 1990, e tendo seus atuais 357 mil km2. Mas confira a seguir a evolução territorial e perda territorial do país desde sua fundação como um Estado Moderno em 1871, até os dias atuais.

O começo

Até a década de 1860, a Alemanha se encontrava dividida em vários Estados. Ou seja... Seu território atual era composto por vários países alemães pequenos e independentes, como os reinos da Prússia, Bavária, Wurtenberg, Baden, Hamburgo, entre vários outros. E dentre todos esses reinos, o maior deles era o Reino da Prússia, que nessa mesma época, fim da década de 1860, mas precisamente em 1866, iniciou um processo de unificação de todos os Estados alemães, exceto a Áustria, já que a Áustria tinha o seu próprio império.

Até que em meio aos conflitos que se seguiram, a Prússia conseguiu unificar todos os Estados alemães sob um único Estado em 1871, e que ficou conhecido como "Alemanha", e seu nome oficial passou a ser "Império Alemão". O então rei da Prússia, Guilherme foi declarado Imperador Guilherme I da Alemanha, e seu braço direito, Otto von Bismarck foi declarado Chanceler da Alemanha, que é nada mais nada menos que o Primeiro Ministro, o chefe de governo, mas o imperador tinha um poder relevante também no governo do novo império.

Consolidação

Anos depois de sua fundação como um Estado moderno, a Alemanha já se configurava como um dos maiores países da Europa, com uma área de 540 mil km2, sendo praticamente o terceiro maior país desse continente, atrás apenas da Rússia, que tinha 22,4 milhões de km2 nessa época, e da Áustria, que tinha 677 mil km2 nessa época. E era também o segundo mais populoso, com uma população de 52 milhões de habitantes em 1910, maior até do que a população do Brasil nessa época, que beirava os 25 milhões de habitantes. Nessa época {1910}, a Alemanha já era um país predominantemente urbano e um dos mais industrializados do mundo, além também de já ser uma das maiores potências do mundo, rivalizando diretamente com a Inglaterra e a França, que dominava esse cenário.

Mas... Até que em 1914 veio a Primeira Guerra Mundial, que embora tenha sido provocada pela Áustria, a maior aliada da Alemanha na época, foi a Alemanha que se tornou mais relevante na guerra do que a Áustria em uma coligação conhecida como "Tríplice Aliados" ou "Impérios Centrais". Já a coligação rival, formada inicialmente por França, Inglaterra e Rússia {E mais tarde com os Estados Unidos}, era chamada de "Tríplice Entente".

A guerra durou longos quatro anos e consumiu 20 milhões de mortos, além de incontáveis prejuízos financeiros aos diversos países do mundo, além é claro... De mudanças na geopolítica mundial, onde surgiram novos países, novos governos, dentre outras mudanças. E agora que a Alemanha começa a sofrer perdas territoriais.

As perdas

A guerra termina no fim de 1918; nesse mesmo ano e época é proclamada a República na Alemanha. Mas é no ano seguinte, em 1919 que as coisas são oficialmente resolvidas, onde é formulado então o Tratado de Versalhes, que definiu diversas regras que a Alemanha deveria seguir, e uma delas são as perdas territoriais que o país sofreria a partir de então.

As perdas territoriais da Alemanha...

Território da Alemanha antes de sofrer as perdas territoriais.

Essas perdas territoriais que a Alemanha iria sofrer seria a perda de territórios para a França, Dinamarca e Polônia. Para a França a Alemanha perdeu o pequeno e rico território conhecido como "Alsácia-Lorena" que fica na fronteira com a França mesmo. Na verdade, esse território já pertencia a Alemanha, mas no reinado do então rei francês, Luís XIV, o território foi tomado pelos franceses. Até que em 1871 em meio a unificação alemã, a Alemanha recupera esse território de volta, mas em 1919 com o Tratado de Versalhes, a Alemanha é forçada a devolver o território de volta a França.

Já para a Dinamarca, a Alemanha perdeu um outro pequeno território, conhecido como "Schleswig-Holstein" {Não sei se é assim que escreve, hahaha}. Esse território ficava ao extremo norte da Alemanha e também fazia fronteira com a Dinamarca.

Mas as perdas territoriais significativas que a Alemanha sofreria viria mesmo em sua parte leste, quando então nesse mesmo ano, em 1919, o país perde os territórios conhecidos como: Posen e Prússia Ocidental. Os dois territórios juntos tem uma área de quase 80 mil km2, e ainda por cima deixou isolado um outro território alemão, conhecido como "Prússia Oriental. 

E o motivo do porque das perdas, é que a princípio em 1795 a Prússia juntamente com a Rússia resolveram ocupar e repartir o território da Polônia. Com isso a Polônia deixou de existir politicamente, mas seu povo, sua nação continuou existindo, porém uma metade ficou no território prussiano {Que depois virou território alemão em virtude da unificação alemã} e a outra metade ficou no território russo, tanto que um dos títulos do imperador da Rússia, era "Rei da Polônia".

Então quando o Tratado de Versalhes foi formulado, decidiu-se que a Polônia deveria ser restabelecida, e com isso um pedaço de território habitado por poloneses foi retirado da Rússia {Lembrando que a Rússia já havia saído da guerra por conta da Revolução Russa, e os Bolcheviques, novos líderes da Rússia concordaram com algumas perdas territoriais da Rússia, entre elas o território que restabeleceu a Polônia}, e outra parte foi retirado da Alemanha, que são os territórios de Posen e Prússia Ocidental.

Com isso, a Polônia volta a existir e ainda ter acesso ao mar. E a famosa cidade portuária de Danzig {Atual Gdansk} que ficava bem ali no meio foi declarada uma Cidade Livre, ou seja.. Que não pertencia mais a Alemanha, mas também não pertencia a Polônia, e era conhecida oficialmente como "Cidade Livre de Danzig".

A partir de então o território alemão foi reduzido de 540 mil km2 para 440 mil km2, e ficou assim até pouco antes da Segunda Guerra Mundial, pois em 9 de março de 1938, a Alemanha, que já era comandada pelos nazistas anexou a Áustria, e pra quem não sabe, os austríacos são alemães também, tanto que logo após o fim da Primeira Guerra Mundial e também claro, do Império Austríaco, a Áustria, que se tornou independente do Império Austríaco, ficou inicialmente conhecida como "Áustria Alemã".

E com a anexação da Áustria em 1938, a Alemanha passa a ter cerca de 529 mil km2, e logo em seguida as vésperas da Segunda Guerra, o país anexa territórios da então Tchecoslováquia {Atual Tchéquia, ex - República Tcheca}, e pouco tempo depois, termina de anexar toda a metade da Tchecoslováqua, exceto a região que hoje é a Eslováquia. Nesse momento a Alemanha já está com cerca de 607 mil km2.

Durante a Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha anexou muitos territórios, tendo chegado a facilmente 1,5 milhões de km2 de territórios que foram praticamente incorporado ao país, tanto que em 1943 o nome oficial do país, que mesmo sendo uma República, curiosamente ainda se chamava "Império Alemão", foi alterado para "Grande Império Alemão", permanecendo assim por alguns anos até a divisão do país em dois, no ano de 1949.

Após a guerra

Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha foi ocupada pelos países aliados e cogitou-se sua divisão em vários novos países, porém no fim das contas o país foi dividido em apenas dois novos países em 1949, que são: A Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental. Mas antes disso, o país ainda sofreu mas algumas perdas territoriais significativas, e foi justamente para a Polônia. E os territórios perdidos foram os territórios da Prússia Orienta, Silésia e mais alguns outros, totalizando uma boa parte.

E infelizmente nessa segunda perda territorial, muitos alemães que já moravam ali a muito tempo foram expulsos, tendo que ir morar no território atual da Alemanha, e a nova fronteira entre a Alemanha e a Polônia ficou definida através do que ficou conhecida como "Linha Oder Neisse", que são dois rios com esses nomes e foram usados até hoje para definir a fronteira entre os dois países.

Território atual

Como disse antes, a Alemanha perdeu mais territórios para a Polônia, e também foi dividida em dois novos países, que ficaram conhecidos como: Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. A Alemanha Ocidental tinha 249 mil km2 de área territorial, e a Alemanha Oriental tinha 108 mil km2 de área territorial.

Os dois países coexistiram até 1990, quando nesse ano a Alemanha foi reunificada, e com a reunificação, o país passou a ter seus atuais 357 mil km2, que embora seja bem menor do que os 540 mil que tinha no começo do século, pelo menos não perdeu mais territórios ainda ou não foi propositalmente fragmentada em vários  países menores. E sobre recuperar territórios perdidos, hoje em dia é bem difícil da Alemanha conseguir esse fato, porém a única forma de o país conseguir ter um território maior de novo seria sua unificação com a Áustria, que também é alemã. Com essa suposta unificação, o país passaria de 357 mil km2, para 446 mil km2, praticamente o mesmo tamanho que o país tinha no período entre-guerras {1919 a 1939.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...