Hoje, dia primeiro de dezembro é considerado o dia mundial de luta contra a AIDS e HIV também, que embora sejam associados não são a mesma coisa. O dia foi escolhido em uma conferência em 1988, após sete anos da descoberta da doença, em 1981 nos Estados Unidos.
História
Segundo a historiografia oficial, o HIV/AIDS surgiu na década de 1920 na região da atual República Democrática do Congo, no coração da África, mas que naquela época era colônia dos belgas. Na região começaram a prática do consumo e comercialização de carne de macacos, que possuem naturalmente o vírus, porém no macaco não é prejudicial. Com o passar dos anos, as pessoas sem saber estavam se contaminando com o HIV através do consumo de carne de macaco, e também foi se espalhando através de contato íntimo com as pessoas que foram se espalhando para o mundo, viajando ou morando em outros países.
Foi então que pessoas na costa oeste dos Estados Unidos começaram a morrer de pneumonia e ao investigarem isso os médicos descobriram o novo vírus. O pânico tomou conta do mundo, já que no início não se sabia se o vírus pegava com beijo na boca e aperto de mão, além também de outras formas. E no começo por não ter tratamento e remédios adequados, as pessoas nos primeiros anos da descoberta da doença tinha a saúde deteriorada em pouco tempo e já morriam, como foi o caso do cantor Cazuza, aqui no Brasil e do ator americano Rocky Hudson, que inclusive foi a primeira grande celebridade a assumir publicamente que era soropositivo em julho de 1985, três meses antes de falecer.
Na década seguinte e tempos atuais
Nos anos 90 surgiu o Coquetel para as pessoas que são soropositivas, o que melhorou e muito a qualidade de vida de um soropositivo, e com o passar dos anos as coisas foi melhorando, e hoje em dia uma pessoa que é soropositiva pode viver tranquilamente.
HIV e AIDS não são a mesma coisa
É comum as pessoas confundirem os termos, mas não são a mesma coisa. Pois o HIV é apenas o vírus, e fica alojado no corpo da pessoa sem prejudicar a pessoa. Já a AIDS é quando a pessoa não se cuida, aí o vírus ataca o sistema imunológico da pessoa, e qualquer doença comum que é rapidamente curada numa pessoa saudável tipo uma gripe ou um resfriado pode virar uma pneumonia ou tuberculose em questão de tempo. Por isso é bom se cuidar e tomar os remédios certinho.
Sintomas
Quando a pessoa é infectada os sintomas que surgem inicialmente são do HIV, e não da AIDS, pois a AIDS é apenas consequência do HIV, quando depois de alguns anos a pessoa não se cuidou. Pois bem, os primeiros sintomas quando a pessoa é infectada é primeiro do HIV e surge de 2 semanas até 8 semanas após o contágio e é muito semelhante a uma gripe e dura alguns dias. Depois disso a pessoa se cura sozinha e fica saudável por alguns anos, e muitas por causa disso não sabe que tem o vírus. Por isso o ideal é quando a pessoa teve uma relação sexual sem camisinha ou qualquer outra exposição ao vírus o correto é esperar 30 dias e fazer o exame.
Esperança
Há também uma forma de se caso a pessoa teve uma exposição ao vírus, ela pode ir num postinho e tomar um antiretriviral, porém o antiretroviral tem que ser tomado em até 72 horas após a exposição ao vírus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário