Uma história que começou naquele turbulento ano de 1917. Segundo um jornalista que já esqueci o nome, mas que é citado no livro didático de história chamado "História e Vida", de Claudino Pilletti {2002}, num artigo intitulado "Dez dias que abalaram o mundo", os soldados bolcheviques foi chegando no Palácio de Inverno, que era a sede do então governo provisório russo, chefiado por Alexandre Kerensky, e que havia substituído o antigo governo imperial.
Sem encontrar resistência os soldados bolcheviques conquistaram o Palácio de Inverno, e em 10 de novembro de 1917, Lênin foi eleito o chefe do governo e foi criado então conselhos para a nova administração do país.
Um dos primeiros atos do governo revolucionário foi a fundação da Tcheca, em 20 de dezembro, uma polícia política criada para substituir a Okhana, que era a antiga polícia política do governo imperial. No Brasil também já tivemos uma polícia política, que era chamada de "DOPS" {Departamento de Ordem e Política Social}. Vários países também já tiveram uma polícia política, ela serve para repreender desordens e agitadores políticos que agem em manifestações, protestos, entre outros. O DOPS, que foi a polícia política do Brasil foi fundado em 1924 e foi extinto em 1983.
A Tcheca existe até hoje, porém em seus mais de cem anos ela já teve vários nomes como: GPU, NKVD, KGB e atualmente FSB. Logo em seguida após a tomada do poder, começou uma guerra civil no país, onde tropas estrangeiras foram mandadas para a Rússia para impedir o comunismo naquele país. Em 1918 um dos líderes da Revolução, Leon Trotsky, criou o Exército Vermelho {Nome que ficou conhecido o exército soviético} e após três anos de guerra conseguiram derrotar as tropas estrangeiras, e em 1922 com o país livre, foi então fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Comumente conhecida como "União Soviética. E esse nome é devido ao fato de nos tempos do Império Russo, o país ser composto por várias nações que estavam sob o comando central e após o fim do Império Russo, essas nações se transformaram em Repúblicas, porém como o governo comunista não queria a desintegração do país, resolveu criar uma federação de Repúblicas, ao qual ficou conhecida por esse nome. E a palavra "Soviética", vem de "Sovietes", que significa "Conselhos", que nada mais é do que um grupo de pessoas que lideram uma organização, pois a União Soviética era comandada pelo Partido Comunista.
Em 1924 Lênin faleceu, Trostky e Stalin brigaram para ocupar o comando do país, porém Stalin saiu vitorioso e conseguiu expulsar Trotsky do país, e em 1928 tem início a sua terrível ditadura, onde houve assassinatos, perseguições religiosas, políticas, fomes, entre outras coisas. Em 1939 Stalin faz um pacto de não agressão com os nazistas, e que em 1941 é traído pelo mesmos onde seu país é invadido de surpresa.
Já iniciada a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética se alia a seus tradicionais rivais, Estados Unidos e Reino Unido para combater um inimigo em comum: A Alemanha Nazista. Foram quatro longos anos de desde a invasão do país até o fim da guerra. E ao final da guerra em 1945, começa então a Guerra Fria, dessa vez uma disputa internacional pela hegemonia mundial entre os Estados Unidos e a União Soviética, que se tornaram as duas super potências após o fim da guerra.
Nos anos 50 tem início a corrida espacial, e a União Soviética lança em 1957 um satélite chamado "Sputnik" e logo em seguida, em 1962 lança o primeiro ser humano no espaço. Os Estados Unidos por outro lado lança o primeiro homem na lua em 1969. E os anos foram se passando e os Estados Unidos e a União Soviética continuaram em pé de guerra ideológica. Porém no início dos anos 80 as coisas não iriam nada bem pra União Soviética.
Em 1982 faleceu seu presidente, Loenid Brejnev, que foi substituído por Yuri Andropov, mas que faleceu em 1984, e que depois foi substituído por Constantin Tchernenko, mas que faleceu em 1985 {Isso parecia um aviso, hahaha} Por fim em 1985 assumiu o cara que mudaria tudo, e que alguns o até chama de o "Salvador do Mundo", por por fim a Guerra Fria, já que ela durava mais de 40 anos e consistia em demonstração de força e poder nuclear. Mikail Gorbachev era o nome dele e assumiu o poder na União Soviética e logo de início ele iniciou as reformas no país ao qual ele deu o nome de Glasnost e Perestroika. Em seu governo, Gorbachev permitiu a liberdade de expressão, conversou com o presidente dos Estados Unidos e deu carta branca para a liberdade na Alemanha Oriental, que estava sob influência soviética a muitos anos.
Então começou no fim dos anos 80 uma limpa geral no comunismo no leste europeu, e em 25 de dezembro de 1991 após alguns anos de turbulência e mudanças Mikail Gorbachev em um anúncio feito na televisão renunciou ao cargo de presidente da União Soviética. Logo em seguida a bandeira vermelha soviética foi tirada do mastro e substituída pela atual bandeira tricolor russa. Chegava ao fim a União Soviética, o fim de um sonho para muitos, o fim de uma utopia, um estado que desde então continuou existindo apenas na História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário