Hoje completam-se 130 anos do falecimento do imperador do Brasil, Dom Pedro II, o último imperador do Brasil que havia dois anos até então que ela foi expulso do Brasil após um golpe de estado dos republicanos liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca.
Pedro de Alcântara nasceu em 2 de dezembro de 1825, no Rio de Janeiro. Era filho dos imperadores, Dom Pedro I, e dona Leopoldina. Um ano após seu nascimento, ele perdeu a mãe, e aos 6 anos de idade, em 1831 após a abdicação de Dom Pedro I, seu pai o nomeou seu sucessor, ele passou então a se chamar "Dom Pedro II". Porém durante dez anos devido a ser muito jovem o Brasil passou a ser governado por uma regência, até que aos 15 anos de idade, Dom Pedro II foi declarado apto a governar.
Em 1843 ele se casou com Dona Tereza Cristina, que se tornou a imperatriz do Brasil, e em 1845 ele teve seu primeiro filho, porém ele morreu tempos depois. Ao todo Dom Pedro II teve quatro filhos, porém somente duas filhas sobreviveram a idade adulta, e são elas, a princesa Isabel e a princesa Leopoldina {Esta faleceu aos 24 anos de idade}.
Durante a década de 1870 houve a Guerra do Paraguai, que durou seis anos e o Brasil juntamente com a Argentina e o Uruguai saíram vitoriosos. Porém muitos anos depois, em fins de 1880 o Exército Brasileiro estava insatisfeito, fato que desencadeou a "Questão Militar", um problema entre o Exército e a Monarquia. Após a abolição da escravidão pela princesa Isabel, os fazendeiros escravocratas passaram a apoiar os republicanos, onde alguns republicanos também eram escravocratas. Pouco depois em fins de 1889 alguns líderes republicanos cooptaram Deodoro da Fonseca a liderar a derrubada da monarquia. E em 15 de novembro a República foi proclamada. Apenas dois dias depois, Dom Pedro II e toda sua família foram banidos do território brasileiro. Vindo a imperatriz Teresa Cristina a falecer em dezembro do mesmo ano, logo que chegaram a Europa. Dom Pedro II faleceu dois anos depois, em 6 de dezembro de 1891. Ele recebeu homenagens de vários governos do mundo inteiro.
Confira algumas curiosidades sobre Dom Pedro II
- Ele fava diversas línguas estrangeiras
- Disse que se não fosse imperador queria ser Professor
- Com seu próprio salário patrocinou diversos artistas como o famoso Carlos Gomes
- Era admirado no mundo inteiro
- É até hoje o chefe de estado que mais tempo comandou o Brasil {O segundo foi Getúlio Vargas que comandou o Brasil por 19 anos}. Dom Pedro II comandou o Brasil por 49 anos
- Foi um dos primeiros a experimentar o telefone
- Foi também um dos primeiros a trazer a fotografia ao Brasil
São essas e muitas curiosidades sobre o imperador do Brasil, que além disso segundo informações seu reinado foi responsável por estabilizar e consolidar a nação brasileira devido aos seus quase 50 anos de reinado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário