quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Efemérides - Há 15 anos Saddam Hussein era executado, e como a guerra do Iraque inflamou a região

Há 15 anos, Saddam Hussein era executado.

Guerras, sempre aconteceram, execuções políticas sempre aconteceram. Mas um ditador sendo executado é algo difícil de acontecer. E antes de Saddam Hussein o único ditador até então executado foi Nicolau Ceaucescu, ditador da Rômenia socialista entre 1965 a 1989, quando do fim do socialismo naquele país o povo enfurecido com o apoio dos militares o capturaram e ele foi inclusive julgado num tribunal improvisado e filmado, cujas filmagens estão disponíveis hoje em dia no YouTube.

Mas voltando a falar de Saddam Hussein, o ditador iraquiano iniciou sua trajetória política nos anos 60, se filiando ao partido Bath, uma espécie de partido socialista árabe, porém adaptado de acordo com a cultura árabe, já que o socialismo prega o ateísmo, e se tem uma coisa que árabe islâmico odeia é ateísmo.

Mas enfim, Saddam Hussein conseguiu chegar a cúpula da liderança iraquiana em 1968, aos 31 anos de idade, {Jovem por sinal}. Porém foi somente em 1979 que Saddam Hussein se tornou de fato o ditador do Iraque, e logo no começo, em 1980 iniciou uma violenta guerra contra o Irã, logo depois, em 1982 promoveu um massacre grande de civis de seu próprio país, e por fim em 1990 logo após o fim da Guerra Irã-Iraque, ele invadiu o Kwait, um país vizinho do Iraque e enorme produtor de petróleo {O homi gostava de guerra meu povo}. 

Porém com a invasão do Kwait, os Estados Unidos interviu e formou uma coalizão militar para derrotar Saddam Hussein, fato este que acabou acontecendo. E em 1991 o ditador foi derrotado. 

Logo após a derrota na guerra do Kwait, as coisas ficaram digamos que tudo bem no Iraque. Porém em 11 de setembro de 2001 aconteceram os ataques terroristas as famosas Torres Gêmeas nos Estados Unidos. E o país americano como pretexto invadiu o Afeganistão, onde derrubou o Talebã {Organização que comandava o país na época} e só saindo do país este ano. E logo no ano de 2002 as coisas começaram a ficar tensas pro Iraque, pois nesta época aí o presidente americano George W. Bush suspeitava que o Iraque tinha armas de destruição em massa. Peritos da ONU {Organização das Nações Unidas} foram até o Iraque conferir, e ao que tudo indica não acharam nada.

E então.... Em março de 2003 os Estados Unidos invadiu oficialmente o Iraque, liderando uma coalizão militar contra aquele país. Bombas foram jogadas aos montes na capital Bagdá, mesmo a noite. Diversos edifícios foram danificados. Uma famosa estátua de Saddam Hussein foi derrubada e a foto do acontecimento ficou mundialmente famoso. Saddam Hussein fugiu e teve seu paradeiro desconhecido durante meses. Até que em dezembro de 2003 ele foi encontrado dentro de um buraco com a barba extremamente grande e aparentemente sujo. E a foto de sua captura rodou o mundo e de uma certa forma foi uma coisa humilhante para uma pessoa que ocupado o topo de um país.

Preso, Saddam Hussein lutou durante três anos para se defender na prisão, porém em novembro de 2006 ele foi condenado a morte por enforcamento pelo tribunal iraquiano, e em 30 de dezembro de 2006, aos 69 anos de idade ele foi executado.

Sua execução foi comemorado por algumas pessoas e criticada por outras pessoas. Mas o fato é de que pelo menos o que parece é que a guerra do Iraque inflamou muito a região e as atividades terroristas. Lembro que era direto notícia na televisão algum ataque terrorista no Oriente Médio, coisa que parece que não acontecia pelo menos com frequência antes da guerra do Iraque. Hoje, depois de muitos anos é que as coisas pelo menos deu uma grande trégua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...