Hoje na história seria aniversário do temido ditador soviético Josef Stalin, que nem mesmo era russo, e sim georgiano, pois sua terra natal, a Geórgia ainda fazia parte do então Império Russo quando ele nasceu, em 1879.
A primeira vez que li sobre Stalin foi quando eu tinha 14 anos, num livro de história que eu havia adquirido em um sebo {Livraria que vende livros usados} quando ainda morava em Jonville. Curiosamente na capa que ilustrava o livro tinha uma foto da remoção da cabeça da estátua de Lenin em Bucareste, na Romênia, quando do fim do comunismo naquele país em 1989. Porém o livro que eu tinha em mãos se não me engano foi escrito entre 1997 e 2002, e era um livro didático, porém era em formato espiral {O que geralmente não é comum em livros didáticos}.
Algumas fontes citam como a data de nascimento de Stalin como sendo o ano de 1878 ou 18 de dezembro, seja de 1878 ou 1879. Mas de qualquer forma ele nasceu nesse período, em Tbilis, cidade da Geórgia, então parte do velho Império Russo. Sua infância foi muito pobre e ele perdeu dois irmãos antes de seu nascimento e Stalin foi o único filho sobrevivente. Sua mãe Ketevan, era dona de casa e queria que ele fosse padre. Já seu pai, Besarion era sapateiro e queria que o filho tivesse a mesma profissão.
Embora Stalin tenha acabado por digamos que realizar o desejo de sua mãe e entrou para o seminário a fim de se tornar padre. Por ironia das coisas, ele acabou por se tornar ateu e foi expulso do seminário. Logo em seguida ele conheceu o marxismo e se interessou. No início dos anos 1900 ele já tinha uma agitada vida revolucionária e já tinha sido preso, deportado para Sibéria e perdeu sua primeira esposa. Tempos depois Stalin conheceu Lênin. Como era um agitador, Stalin participou de assaltos a bancos entre outras confusões. Até que em 1914 estoura a Primeira Guerra Mundial, e o fanfarrão do imperador Nicolau II mete o Império Russo na guerra, o que acaba involuntariamente sendo a sua sentença de morte, pois em início de 1917 devido a uma intensa manifestação do povo contra a guerra, o Império Russo é derrubado, proclamada a República e Nicolau II fica com sua família em prisão domiciliar pelos socialistas moderados que de início tomam o poder e são chefiados por Alexandre Kerensky.
Em novembro de 1917, Stalin juntamente com Lênin e Trotsky derrubam a jovem República Russa, fuzilam a família imperial russa, incluindo o agora ex imperador Nicolau II em julho do ano seguinte. Enfrentam uma guerra civil e em 1922 criam sob os escombros da República Russa e do antigo Império Russo, a União Soviética. Dois anos depois Lênin morre, e Stalin e Trotsky brigam pelo poder, e embora Lênin queria que Trostky o substituísse, Stalin conseguiu manipular o partido e toma o poder, exilando Trotsky, que seria a mando dele posteriormente assassinado no México em 1940.
Tem início em 1928 a ditadura de Stalin e nos primeiros anos seus primeiros atos como todo poderoso da União Soviética é lançar uma sangrenta perseguição religiosa no país, implodindo a famosa Catedral de Cristo Salvador em 1931, já que a União Soviética era oficialmente um Estado Ateu. E logo no ano seguinte, em 1932 ele confisca alimentos do campo dos ucranianos, matando cerca de 7 milhões de pessoas de fome entre os anos de 1932 e 1933, no que ficou conhecido como "Holodomor", ou ainda "Holocausto Ucraniano" que foi tão sofrido quanto o holocausto judeu pelos nazistas, e que deveria também ser mais divulgado para que as pessoas tomem conhecimento dos males do comunismo e suas vertentes como: Socialismo, Progressismo e Globalismo assim como os males do nazismo e neonazismo.
Em 1937 já paranoico, Stalin promove um expurgo em seu exército, além também de ordenar a execução de muitas pessoas no seu governo. Em 1939 ele faz um pacto de não agressão com os nazistas e é traído de surpresa em junho de 1941, quando os nazistas invadem a União Soviética, forçando Stalin a se aliar com seus tradicionais rivais capitalistas, o Reino Unido e os Estados Unidos.
Em 1945 com o fim da Segunda Guerra Mundial e a neutralização da Alemanha, os Estados Unidos e a União Soviética iniciam a Guerra Fria, que consistiu numa disputa ideológica por influências e hegemonia mundial entre as agora duas super potências: Estados Unidos e União Soviética.
Stalin veio a falecer em 5 de março de 1953, sozinho em seu quarto após um derrame cerebral. Seu funeral foi todo pomposo e foi notícia no mundo inteiro. Seu corpo inicialmente foi embalsamado e colocado ao lado do corpo de Lênin, que também foi embalsamado e está preservado em exposição ao público até hoje. Porém tempos depois, logo após as denúncias dos crimes de Stálin feitas também por seu sucessor Nikita Krushev, o corpo de Stalin foi sepultado normalmente, permanecendo no mausoléu somente o corpo de Lênin.
E embora seus defensores costumam dizer que Stalin promoveu uma rápida industrialização da União Soviética e transformando o país numa super potência, a sua ditadura foi muito cruel, principalmente entre os anos de 1928 a 1944, quando cessaram as perseguições religiosas no país, mas ainda assim o país continuou sendo uma ditadura, e uma vez li num artigo que não me lembro mais, de que as vésperas de sua morte, Stálin estava planejando uma grande execução de judeus na União Soviética o confinando em Gulgs, que são como eram chamados os campos de concentração da União Soviética {Sim galera, a União Soviética também tinha campo de concentração}.
Nenhum comentário:
Postar um comentário