quinta-feira, 16 de maio de 2024

Um pouco da História de Israel para entender melhor esse conflito...

Um pouco da História de Israel para entender melhor esse conflito...

Estado de Israel fica localizado no Oriente Médio e tem 20 mil km2 {Quase do tamanho do Estado de Sergipe}.

Recentemente o Estado de Israel, localizado no Oriente Médio, e que desde outubro do ano passado está protagonizando mais um conflito n Oriente Médio, fez mais um aniversário no último dia 14. Isto porque o Estado foi fundado em 14 de maio de 1948, logo após ser apresentado o Plano de Partilha da Palestina, em novembro do ano anterior, criando assim o Estado judeu para os judeus {Israel} e o Estado árabe para os árabes {Palestina}. No entanto os árabes não aceitaram a partilha e alegaram que eles já estavam lá antes dos judeus, já que a Palestina já existia a cerca de 1,8 mil anos. E daí então começou esse conflito e tensão que dura até hoje no Oriente Médio.

Contexto

Um pouco da História de Israel para entender melhor esse conflito...
Durante a década de 1930, os nazistas na Alemanha começaram uma perseguição sistemática contra o povo judeu na Alemanha, e com a Segunda Guerra Mundial, essa perseguição se estendeu aos judeus em outros países da Europa por parte dos nazistas, que também haviam invadido vários países europeus também. E vale lembrar que os judeus sofriam preconceito por parte dos europeus já faziam vários séculos, o que de certa forma culminou com a perseguição sistemática contra esse povo durante os anos 30 e 40 na Europa por parte dos nazistas, o que resultou na morte de 6 milhões de judeus.

E logo após o fim da guerra, em 1945, muitos judeus da Europa começaram a migrar para a Palestina, onde já haviam vários judeus morando ali, juntamente com os árabes {Palestinos}. E a tensão na região começou a aumentar devido a pequenas confusões que aconteciam na região por conta da migração em massa, além também do fato de que no fim da Primeira Guerra Mundial, os ingleses, que era os poderosos do mundo até então haviam ocupado a Palestina desde 1919 e haviam prometido criar um Estado árabe no Oriente Médio, logo após os árabes ajudar os ingleses a derrotar os otomanos na Primeira Guerra Mundial, pois até então a maior parte do Oriente Médio e os árabes em si, estavam sob domínio otomano.

Porém os ingleses não cumpriram com o combinado, não criaram um Estado árabe no Oriente Médio, apenas fatiaram Oriente Médio em vários novos territórios, dos quais alguns controlados pelos ingleses e francesa, como a Palestina, que passou a ser controlada pelos ingleses. E ainda por cima os ingleses anunciaram que iriam criar um Estado judeu naquela região, e isso lá em 1917, causando uma ira nos árabes.

Início da tensão

Até que como disse antes, entre 1940 a 1945, cerca de 6 milhões de judeus foram assassinados pelos nazistas, e logo após o fim da guerra, muitos judeus começaram a migrar para a Palestina, causando tensão com os árabes. E para resolver a situação, em novembro de 1947, a recém fundada ONU {Organização das Nações Unidas} propôs o Plano de Partilha da Palestina, que consistia em dividir a Palestina, que até então estava sob domínio inglês, em dois Estados: Um Estado judeu e um Estado árabe.

Os judeus aceitaram a proposta e criaram o moderno Estado de Israel em 14 de maio de 1948. Porém os árabes não aceitaram a proposta, e logo de cara uma coligação de países árabes, como: Síria, Iraque, Egito, Arábia, entre outros tentaram invadir Israel, mas foram derrotados. E desde então se seguiram outros conflitos, como a Guerra dos Seis Dias, em 1967, a Guerra do Yom Kipur, em 1973, conflitos com o Líbano, nos anos 80, entre outros. Todos vencidos por Israel, tanto que o Egito buscou a paz com Israel em 1978, mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter.

Por fim infelizmente em 7 de outubro do ano passado, exatos 50 anos depois a da Guerra do Yom Kippur, a organização terrorista Hamas, invadiu Israel de surpresa, causando mortes de civis inocentes. Israel contra atacou, e os conflitos duram até hoje, sendo recentemente acontecido uma tensão com o Irã.

Mas afinal de contas de quem são aquelas terras?

Já adiantando, aquelas terras são mesmo de Israel. Pois a princípio na antiguidade, isso por volta de 970 A.C. já existia ali o Reino de Israel, reino esse que durou vários séculos, com outros nomes, ora sendo conquistado por outros impérios, ora sendo independentes de novo. Até que tudo muda em 63 A.C., quando os romanos conquistam o reino e o transformam em uma província, conhecida como Judéia e Galileia. Foi algumas décadas depois nesse contexto que nasce Jesus Cristo, entre os anos 4 A.C. e 1 D.C. E inicia seu ministério por volta do ano 30 D.C. Até 33 D.C.

E então na década de 70 do século I, os judeus se insurgem contra os romanos, mas não obtém sucesso. Os romanos então expulsa os judeus daquela região e muda o nome para Filistin, que significa "Palestina". E é então que surge a Palestina nesse contexto. Os judeus então migram para várias partes do mundo, principalmente a Europa, no que ficou conhecido como "Diáspora Judaica".

Ao longo dos próximos vários séculos, os judeus então se espalham pelo mundo, sofrendo de vez em quando preconceitos, principalmente por parte dos europeus, embora tenham também prosperado. Uma das mais conhecidas e antigas perseguições sistemáticas contra os judeus foi a perseguição promovida por Portugal e Espanha entre os séculos XV até XVIII. Nesse período os judeus de Portugal e Espanha eram obrigados a se converterem ao Cristianismo, caso contrário sofreriam punição, e a maioria se converteu ao Cristianismo e inclusive até abandonaram com o tempo a fé judaica, e muitos migraram para o Brasil, e por isso é estimado que muita gente no Brasil tem ascendência judaica e não sabem.

Mas a perseguição brutal mesmo promovida contra o povo judeu foi pela Alemanha entre os anos 30 e anos 50, vitimando 6 milhões de judeus, fazendo com que a população judaica tivesse uma drástica redução, e só voltando ao mesmo patamar de antes dos anos 30 somente o ano passado, quando atingiu cerca de 14 milhões de pessoas. E foi logo após essa perseguição sistemática pelos nazistas entre os anos 30 e 40, que muitos judeus sobreviventes migraram para a Palestina, culminando com a fundação do Estado de Israel em 1948, chegando ao fim depois de 1,8 mil anos a Diáspora Judaica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...