Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo atualmente.
Hoje em dia é quase impossível imaginar uma cidade grande sem prédios, também conhecidos como "arranha-céus". Pois além de está sempre presente nas grandes cidades, os prédios também poupa muito espaço em uma cidade, onde de uma certa forma reduz por exemplo o número de desmatamentos para a construção de moradias, a medida que uma cidade vai crescendo. Além disso a área econômica que atua na construção, venda e locação de prédios é extremamente lucrativas, fazendo com que mesmo em áreas nobres das grandes cidades, as incorporadoras sejam capaz de pagar dezenas de milhões de reais ou dólares para comprar uma mansão, seja ela antiga ou nova para em seu lugar construir um prédio.
E em se falando de prédio, o prédio mais alto do mundo atualmente é o Burj Khalifa, localizado na famosa cidade luxuosa de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Burj Khalifa tem incríveis 828 metros de altura, e só pra se ter uma ideia ele é o dobro da altura das antigas Torres Gêmeas, dos Estados Unidos, e olha que as Torres Gêmeas eram extremamente altas. São praticamente quase 1 km de altura que o Burj Khalifa tem, e como disse antes, ele é atualmente o mais alto prédio do mundo, e embora ele seja extremamente alto, muitos podem imaginar que é praticamente impossível construírem outro prédio mais alto ainda. Mas... Como hoje em dia tudo é possível, pode ser que num futuro seja construído um prédio mais alto ainda do que o Burj Khalifa, embora hoje em dia possa parecer impossível, pois vale lembrar que em 1931, quando foi inaugurado o prédio americano Empire State Building, ele era em sua época o prédio mais alto do mundo. No Brasil naquela época dava pra se contar praticamente nos dedos o número de prédios no país, e o mais alto prédio do Brasil naquela época era o Edifício Martinelli, localizado em São Paulo e que tem cerca de 200 metros de altura.
O Empire State Building foi inaugurado em 1931, como disse antes e naquela época ninguém imaginava um prédio mais alto do que ele, até que em 1973 foram inauguradas as Torres Gêmeas que eram mais de 100 metros mais altas do que o Empire State Building, com seus 417 metros de altura. Depois vieram outros prédios mais altos, como Petronas na Malásia, o Taipei 101 em Taiwan, e por fim em 2004 começou-se a construção do Burj Khalifa, que durou cerca de 5 anos. Naquela época a cidade de Dubai estava recebendo um investimento pesado em turismo fazendo com que a cidade ficasse bem famosa no mundo inteiro com a fama de turismo de luxo. Até que após 5 anos de construção, o Burj Khalifa foi concluído em dezembro de 2009, e em 4 de janeiro de 2010, ele foi inaugurado, inicialmente com o nome de Burj Dubai, porém alguns anos depois teve seu nome alterado para o atual Burj Khalifa, mas continua a ser até hoje o prédio mais alto do mundo, com seus incríveis 828 metros de altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário