segunda-feira, 13 de maio de 2024

Curiosidades sobre a abolição da escravidão...

Curiosidades sobre abolição da escravidão...

Paço Imperial na tarde de 13 maio de 1888, onde o povo comemora o fim da escravidão. Rio de Janeiro então capital do Brasil.

Há exatamente cento e trinta e seis anos atrás, num domingo, treze de maio de mil oitocentos e oitenta e oito acontecia um dos marcos mais importantes da História do Brasil: O fim da escravidão, um sistema cruel que já durava mais de 350 anos em nosso país, e que começou logo nas primeiras décadas do início da colonização. Os movimentos abolicionistas surgiram no começo do século XIX e eles foram muito importantes na conquista do fim da escravidão, daí a importância de movimentos sociais. Mais saiba aqui algumas curiosidades sobre o fim da escravidão no Brasil.

Importância dos movimentos abolicionistas

Os movimentos abolicionistas começaram no Brasil no século XIX, provavelmente nas primeiras décadas desse século, as vésperas da independência do Brasil, quase na mesma época que os Estados Unidos, já que os Estados Unidos também sofria com a escravidão. E com o passar dos anos, os movimentos abolicionistas no Brasil e também no mundo ajudou muito no combate a escravidão. No âmbito mundial, em 1850 o tráfico de pessoas escravizadas foi proibido, mesmo coma  resistência de alguns reis africanos, que eram contra o fim do tráfico de pessoas escravizadas, como o rei Guezo, rei de Daomé {Atual Benim}, um reino africano que era um dos principais "fornecedores" de pessoas escravizadas para o Brasil. Já no âmbito nacional, os movimentos abolicionistas conseguiram a carta de alforria {Liberdade de milhares de pessoas escravizadas.

Família imperial teve um papel importante

A família imperial brasileira, desde Dom Pedro I até a princesa Isabel e Dom Pedro II ajudaram na causa abolicionista, o imperador Dom Pedro II deu carta de alforria a muitas pessoas escravizadas, e durante a regência da princesa Isabel em 1971 foi promulgada a Lei do Ventre Livre, que concedia a liberdade as pessoas nascidas a partir daquela data de pessoas escravizadas. E depois em sua terceira regência, o fato mais famoso, a Abolição da Escravidão, em 1888. Os filhos da princesa Isabel redigiam um pequeno jornalzinho abolicionista na cidade de Petrópolis, e além disso houve um projeto da família imperial para a reintegração dos ex escravizados na sociedade brasileira, porém com o golpe de estado promovido pelos republicanos e Deodoro da Fonseca e que culminou na Proclamação da República, apoiado pelos fazendeiros escravocratas, o plano foi engavetado pela República. Outros setores da sociedade brasileira também era a favor do fim da escravidão, como a Igreja Católica {Embora infelizmente alguns conventos chegou a ter pessoas escravizadas}, e outras sociedades civis, além de personalidades históricas da época como Barão de Mauá, Deodoro da Fonseca, Castro Alves, entre outros.

Último país ocidental a acabar com a escravidão

Muita gente acredita que o Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão, porém isso não procede, isso porque o Brasil foi na verdade o último país OCIDENTAL a abolir a escravidão. Infelizmente foi tarde. Já o último país de fato a abolir a escravidão no mundo foi na verdade a Mauritânia, um país localizado na África ocidental, e que teve a abolição da escravidão em seu território em 1981.

Cerca de 800 mil pessoas escravizadas já havia ganhado a liberdade antes da Lei Áurea

Daí a importância dos movimentos sociais realmente genuínos, como os movimentos abolicionistas, pois só pra se ter uma ideia, quando aconteceu a abolição da escravidão no Brasil, foram um total de 700 mil pessoas escravizadas libertas Porém até aquela data {1888}, cerca de 800 mil pessoas escravizadas já haviam sido libertas graças aos movimentos abolicionistas; isto porque segundo o Censo de 1872, o Brasil tinha 1,5 milhões de pessoas escravizadas, e dezesseis anos depois, em 1888 eram 700 mil pessoas escravizadas que foram libertas, fazendo com que cerca de 800 mil pessoas já haviam ganhado a liberdade, e por isso a importância mais uma vez de movimentos sociais genuínos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...