Uma das características do Terceiro Comando Puro é a ostentação da marca.
E voltando com a nossa série "Comandos do Crime", falaremos hoje de uma facção criminosa que no passado foi bem pequena, mas que hoje está em franca expansão no Rio de Janeiro, e se tornando uma pedra no sapato de sua maior rival, o Comando Vermelho. É a facção Terceiro Comando Puro, conhecida também pelo acrônimo "TCP", cujo quartel general fica na cidade do Rio de Janeiro, mas precisamente no favela Complexo da Maré, seu principal reduto.
A história
A princípio até o começo dos anos 2000, existia no Rio de Janeiro uma outra facção mais antiga e com o nome parecido, o nome dela era "Terceiro Comando", conhecida também pela sigla "TC". O Terceiro Comando era o principal rival do Comando Vermelho, e havia surgido na década de 80 e comandava o tráfico em favelas como o Morro do São Carlos, que aparentemente era seu principal reduto. Até que em 1994 durante um racha que aconteceu no Comando Vermelho, o traficante Uê foi expulso daquela facção e se aliou ao Terceiro Comando, e alguns anos depois, ainda nos anos 90 fundou a facção Amigos dos Amigos, conhecida também pela sigla "ADA".
Logo em seguida, em 1998 o ADA se aliou ao Terceiro Comando, formando uma união conhecida também como "TC/ADA" e essa união durou cerca de quatro anos, até que já no começo de 2002 houve uma pequena dissidência dentro do Terceiro Comando, e com isso foi fundado uma espécie de "Bonde", dentro do Terceiro Comando, e esse bonde era conhecido como "Terceiro Comando Puro", e como o próprio nome diz, parece ser uma associação entre alguns traficantes que talvez não concordava com algumas coisas na união com o ADA.
Até que em setembro de 2002 houve uma terrível rebelião no presídio de Bangu, no Rio de Janeiro, onde lideranças do Comando Vermelho mataram lideranças do Terceiro Comando, deixando apenas um líder do ADA vivo, conhecido como Celsinho da Vila Vintém. Há quem diga que Celsinho ali se aliou ao Comando Vermelho, traindo a aliança com o Terceiro Comando, e devido a isso, ele foi considerado traidor pelos líderes do Terceiro Comando, e com isso houve um racha na união das duas facções, fazendo com que traficantes dessa união se dissipassem para a ADA, e outros se dissiparam para o Terceiro Comando Puro, que agora virava uma facção, enquanto que a facção Terceiro Comando chegava ao fim.
Ascensão
Agora como uma facção, o Terceiro Comando Puro começa o ano de 2003 tendo que enfrentar duas facções rivais e experientes: O Comando Vermelho e o ADA, e nesse ano houve intensos confrontos entre os traficantes do Terceiro Comando Puro com essas facções, principalmente com o ADA, a sua maior rival, se acirrando mais ainda o confronto entre essas duas facções entre o fim de 2003 e o começo de 2004, onde chegou a acontecer algumas chacinas em bailes funks em favelas dominadas por essas facções, principalmente no famoso Morro do Dendê, dominado até então e até os dias atuais pelo Terceiro Comando Puro, mas que traficantes do ADA estava tentando retomar esse morro, por isso houve confrontos intensos e chacinas.
Inclusive há quem diga que foi numa dessas chacinas ocorridas no Morro do Dendê, entre o finalzinho de 2003 e começo de 2004, que o famoso cantor de funk até então, o MC Cruel acabou sendo morto. Ele fez muito sucesso nos bailes funks cariocas entre o fim dos anos 90 e começo dos anos 2000, e era ligado na época a as duas facções, Terceiro Comando e ADA, porém com o fim da união, o cantor que morava no Morro do Dendê, optou por se filiar ao Terceiro Comando Puro, porém devido a sua ligação histórica com o ADA, dizem que ele foi pego conversando e até negociando sua volta para o ADA, quando então foi descoberto pelos traficantes do Terceiro Comando Puro, sendo então assassinado na localidade conhecida como Praia da Rosa, bem próxima do Morro do Dendê, e seu corpo jogado na Baía de Guanabara, até hoje não se sabe muito sobre ele, os detalhes de sua morte e a data exata de sua morte.
Os anos seguintes o Terceiro Comando Puro continuou crescendo aos poucos e rivalizando principalmente com o ADA, até que em 2009, a facção conseguiu um enorme feito: A Conquista do Complexo da Maré, que até então era dominada pelo ADA. A conquista foi muito grande para a facção, visto que a Maré é uma favela enorme, composta por cerca de 12 favelas, uma enorme população e as margens da Baía de Guanabara. E inclusive a favela se tornou praticamente o quartel general da facção, ou seja... a principal favela da facção, antes a principal favela da facão era o Morro do Dendê.
Consolidação
Os anos se passaram, e o Terceiro Comando Puro foi se consolidando aos poucos no mundo do crime, até que a partir de 2017 a facão praticamente deslanchou e se tornou a segunda maior do Rio de Janeiro, atrás apenas do Comando Vermelho. Isso porque a partir desse ano, o ADA começou a entrar num grande processo de declínio, principalmente com a perda da favela da Rocinha para o Comando Vermelho, pois a favela da Rocinha é a mais lucrativa para o tráfico na cidade, a favela era a "galinha dos ovos de ouro" do ADA.
Então logo após a perda da favela da Rocinha, o ADA começou a sofrer pesadas perdas no tráfico, e isso fez com que vários traficantes do ADA migrassem para o Terceiro Comando, que se fortaleceu cada vez mais. Só pra se ter uma ideia, favelas grandes que eram tudo controladas pelo ADA, como Complexo da Pedreira, Complexo do São Carlos, entre várias outras passaram a serem controladas pelo Terceiro Comando Puro, restando ao ADA apenas a Vila Vintém, o seu reduto histórico, e considerado atualmente seu quartel general, além também de controlar favelas em outras cidades, principalmente na cidade de Macaé, onde dizem que por lá a facção ainda é grande.
Atualmente o Terceiro Comando Puro rivaliza direto com o Comando Vermelho, inclusive a alguns dias atrás houve vários confrontos pela tomada de algumas favelas entre as duas facções. A alguns dias atrás por exemplo, traficantes do Terceiro Comando Puro invadiram o Morro do Juramento para tentar tomar a favela do controle do Comando Vermelho.
Além disso há indícios de que o Terceiro Comando Puro segue os passos do Comando Vermelho e também está se instalando em outros estados. Pois já se tem cerca de 10 anos que o Comando Vermelho se expandiu para outros estados, e segundo informações até um tempo atrás, o Comando Vermelho estaria presente em 12 estados. Já o Terceiro Comando Puro a pouco tempo atrás também começou a se expandir para outros estados, e o primeiro deles foi a Bahia, onde a facção carioca se aliou a uma facção baiana contra o Comando Vermelho e outras facções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário