Recentemente o STF {Supremo Tribunal Federal} começou o julgamento das pessoas que participaram dos ataques ao Palácio do Planalto em Brasília em 8 de janeiro deste ano e que chegaram a ser presos. Um deles já pegou uma pena de 17 anos de cadeia e o outro pegou uma pena de 12 anos de cadeia. Os crimes dos quais eles foram condenados são: Dano ao patrimônio público, golpe de estado, ataque ao estado democrático de direito, entre outros. Embora nem todos os réus foram julgados por todos os crimes ali citados.
Entenda o ocorrido
Em 30 de outubro do ano passado, em meio a polarização política no Brasil entre Lula e Bolsonaro, Lula acabou sendo eleito presidente do Brasil com quase 51% dos votos, numa eleição bem apertada. Logo em seguida milhões de apoiadores de Jair Bolsonaro, alegando problemas com aquela eleição, visto que Lula só conseguiu concorrer a presidência do Brasil após ser solto por uma manobra do STF em dezembro de 2019 sem conseguir provar sua inocência, e depois ter seus direitos políticos restituídos {Podendo voltar a se candidatar}, além também de alguns alegar fraude nas urnas, resolveram acampar na frente de quartéis, edifícios da Marinha e em praças públicas de muitas cidades do Brasil inteiro.
Em 1 de janeiro deste ano, Lula tomou posse como novo presidente do Brasil, e uma semana depois, em um domingo 8 de janeiro deste ano, milhares de apoiadores do ex presidente Jair Bolsonaro invadiu o Palácio do Planalto em Brasília, causando destruição, vandalismo e tumultos no local, gerando prejuízo material e histórico. Logo em seguida dezenas pessoas ali foram presas e inicialmente mantidas em um galpão e ao longo do tempo muitos foram encaminhados ao presídio. E de lá para cá alguns já foram libertados depois de passarem meses na cadeia, porém outros não tiveram a mesma sorte, e até agora dois foram condenados a mais de dez anos de prisão pelo ocorrido em 8 de janeiro deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário