Quem tem menos de 30 anos quase nunca ouviu falar da União Soviética {Exceto os que tem menos de 30 anos e estuda História como eu, hehehe}. Mas até três décadas atrás a União Soviética era notícia quase que diária, isso porque o país rivalizava com os Estados Unidos no que diz respeito a hegemonia mundial.
Mas então o que foi a União Soviética?
A União Soviética foi um Estado socialista que compreendia a Rússia e mais 14 países atuais, como o Cazaquistão, Ucrânia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus entre outros, e foi fundada em 30 de dezembro de 1922 por Vladimir Lênin, um revolucionário russo que liderou a Revolução Russa de 1917, derrubando a jovem República Russa e sob seus escombros fundando a União Soviética em 1922.
O país se chamava oficialmente "União das Repúblicas Socialistas Soviéticas", sua capital era a cidade de Moscou e foi durante toda sua existência o maior país do mundo, com incríveis 22,4 milhões de km2, quase três vezes o tamanho do Brasil. E além de se destacar pelo tamanho, a União Soviética se destacou também pelo rápido crescimento econômico, muito infelizmente as custas de milhões de vítimas da ditadura que assolou aquele país, principalmente durante o período em que o ditador Josef Stalin comandou o país, entre os anos de 1928 a 1953. Mas outros destaques da União Soviética também incluiu a vitória decisiva sobre o Nazismo durante a Segunda Guerra Mundial, suas pesquisas e avanços tecnológicos, enviando por exemplo o primeiro homem ao espaço em fins dos anos 50, além de outros avanços, tanto em questões de certa forma econômica e principalmente sociais, como o primeiro país a criminalizar o racismo em 1937 e a intensa participação de mulheres em áreas com muito pouca adesão de mulheres no Ocidente.
Mas a partir dos anos 70 a economia do país entrou em estagnação e nos anos 80 a situação ficou ainda pior, e o regime comunista que comandava o país foi perdendo força, muito por conta do novo presidente Mikhail Gorbachev, que assumiu a presidência do país em 1985 e iniciou um processo de reformulação no sistema político daquele país, permitindo inclusive outros partidos políticos {Antes só era permitido o Partido Comunista}. Mas não teve jeito e a situação chegou quase a uma guerra civil em agosto de 1991, mas que não deu em nada, mas culminou no fim do país em dezembro daquele mesmo ano e suas 15 repúblicas constituintes se declararam independentes, entre elas a Rússia {Sucessora da União Soviética}, fazendo surgir no mapa mundial 15 novos países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário