sábado, 2 de setembro de 2023

Hoje na História - É fundada Blumenau, a maior cidade de colonização alemã do Brasil

2 de setembro - É fundada a cidade de Blumenau.

Hoje provavelmente é feriado municipal em Blumenau, pois a cidade está de aniversário hoje, completando nada mais nada menos que 173 anos de fundação. A cidade foi fundada em 2 de setembro de 1850 pelo farmacêutico alemão Doutor Herman Blumenau, daí recebeu o seu nome. E junto de doutor Blumenau veio mais 16 famílias alemãs através do rio Itajaí Açú e se estabeleceram no local fundando a colônia que deu origem a cidade. Mas embora a cidade está completando 173 anos de fundação, ela só se tornou um município em 1880. Então conheça aqui como se deu esse processo.

O início

Naquela época, o Brasil havia acabado de se tornar independente e se fixar como um Estado-Nação, e aos poucos foi consolidando sua identidade, e junto disso veio aos poucos muitos imigrantes de outros países, principalmente da Europa, em especial Alemães e Italianos. Os Italianos veio mesmo a partir da década de 1870, mas os alemães começaram a vir ainda na década de 1820, principalmente também em virtude do casamento da então princesa Leopoldina com o então príncipe Dom Pedro, que depois da independência do Brasil se tornaram os primeiros imperadores do Brasil. E Leopoldina que era austríaca e os austríacos são de origem alemã, vieram então muitos imigrantes alemães.

E a medida que os anos se passaram, muitos imigrantes alemães foram vindo para o Brasil e se estabelecendo principalmente na região Sul, onde se concentra os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E foi então que em 2 de setembro de 1850 o doutor Blumenau liderando um conjunto de 16 famílias vieram da Alemanha e se estabeleceram onde hoje á Blumenau, fundando ali uma colônia, que recebeu o sobrenome do fundador.

Porém as terras que hoje fazem parte de Blumenau faziam parte de Porto Belo. Ou seja... Blumenau era nada mais nada menos que um bairro de Porto Belo, e um bairro grande por sinal, pois como naquela época o Brasil era muito pouco povoado, muitos municípios tinham a área territorial enorme, como era o caso do município de Porto Belo, que tinha mais de 20 mil km2 de território {Hoje tem apenas 93 km2}.

E dentro do vasto território de Porto Belo existiam entre outras, duas colônias importantes a partir de agora: A colônia de Blumenau e a colônia de Itajaí. Até que em 4 de abril de 1859 o parlamento de Santa Catarina autorizou que a colônia de Itajaí, então chamada de Freguesia de Itajaí se desmembrasse do município de Porto Belo e se transformasse em um novo município. E então em 15 de junho de 1860 foi fundado o Município de Itajaí, que herdou a maior parte do território do Município de Porto Belo, incluindo Blumenau.

E sendo assim, a partir de 1860 Blumenau passou a pertencer a Itajaí durante duas décadas, e a colônia de Blumenau se desenvolveu muito ao longo dos anos, ajudando o município de Itajaí a se desenvolver. Mas em 1880, o município de Itajaí perdeu Blumenau, que se transformou num município também, e herdando a maior parte do território de Itajaí.

E agora sendo um município também, Blumenau com o passar do tempo foi crescendo e se desenvolvendo, sendo uma cidade com uma forte economia industrial, onde se situa importantes industrias conhecidas, além também de se destacar no comércio, prestação de serviços e também claro... no turismo, com a icônica Oktoberfest, realizada todo mês de outubro desde 1984 e considerada a maior festa alemã de toda a América e a segunda maior do mundo, atrás apenas de uma festa alemã com o mesmo nome, só que localizada na Alemanha. E em se tratando de turismo, a cidade possui vários pontos turísticos importantes como o Castelinho da Moelman, a Catedral de Blumenau, a própria Oktoberfest e também o próprio centro da cidade que possui muitos prédios com arquitetura alemã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...