sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Curiosidades - Há mais de um século começava a Guerra Ítalo-Turca, a primeira guerra em que foi usado avião em combate

Guerra Ítalo-Turca, a primeira guerra que foi usada aviões em combate.

Guerras é uma coisa que infelizmente faz parte da sociedade a milênios. E a medida que os anos, as décadas e os séculos se passaram assim como a sociedade evoluiu, os armamentos usados em guerra também evoluiu. E um dos armamentos mais poderosos, e talvez o mais poderoso armamento de guerra até os dias atuais são os aviões de combate. Justamente porque são através dos aviões que bombas super poderosas podem ser jogadas em qualquer cidade. E para pra pensar, quando ainda não existia aviões de combate! A guerra era cara a cara mesmo, tiro, porrada e bomba. Mas no início do século passado os aviões começaram a ser usados em combate pela primeira vez. Mas qual foi o primeiro país a usar aviões em combate? Foi a Itália, pois como sempre tem que ter um "primeiro", a Itália foi o primeiro país a usar aviões de combate, diferente do que muitos pensam, não foi a Inglaterra, a França ou os Estados Unidos, já que são países que já eram potências naquela época. Mas explicarei aqui o contexto:

O Contexto

Tudo começou em 29 de setembro de 1911, a Itália declara oficialmente guerra contra a Turquia e invade a Líbia, um território localizado no norte da África, e que embora hoje é independente, naquela época pertencia a Turquia e foi um dos últimos territórios que a Turquia perdeu naquele momento, pois nos próximos anos ela perderia a Macedônia e a Albânia.

E pra quem não sabe naquela época a Turquia se chamava oficialmente "Império Otomano" e a Itália se chamava oficialmente "Reino da Itália". E a Líbia pertencia a Turquia desde o ano de 1551 quando o então sultão Turco, Solimão o Magnífico conquistou aquele território e o incorporou a Turquia sob o nome de "Tripolitânia", conhecida também como "Regência de Trípoli" cuja a capital era {E ainda é} a cidade de Trípoli. Mas no passado a Líbia fez parte do antigo Império Romano que era centrado na Itália e se não me engano se chamava "Líbia" mesmo.

E voltando vários séculos depois, em 1861 a Itália se unificou, pois durante muito tempo e até aquela época a Itália era uma nação fragmentada em vários Estados independentes. Completada sua unificação em 1861, nos próximos anos em meio ao período conhecido como "Neo Imperialismo", pois naquela época, final do século XIX as potências europeias, que eram quem dominavam o mundo tinham colônias no mundo inteiro, principalmente na Ásia. E a Itália ao completar sua unificação, juntamente com a Alemanha que completou sua unificação em 1871 também estavam em busca de colônias.

Até que em 1885 houve  a Conferência de Berlim, onde o continente africano foi partilhado em várias colônias para as potências europeias, e a Itália ficou com a Somália e Eritréia. Mas ela queria mais, e em 1896 ela tentou invadir a Etiópia, a única nação africana independente no continente africano juntamente com a Libéria. Mas o etíopes conseguiram repelir a invasão italiana e a Etiópia conseguiu continua independente.

Porém do outro lado dali a Turquia estava numa decadência total, o país estava estagnado desde o século XVIII e desde 1830 já havia perdido uma porrada de territórios para alguns países europeus, como a Argélia, para a França em 1830, a Tunísia para a França também em 1881, o Egito para a Inglaterra em 1882, a independência dos territórios da Romênia e Montenegro em 1881 e a perda de mais territórios na região dos Balcãs em 1908.

E o único território turco longe da Turquia e que por coincidência fica no norte da África e até mais perto da Itália do que da Turquia era a Líbia. A Itália primeiramente enviou um ultimato a Turquia exigindo a posse da Líbia. A Turquia se recusou mas disse que estava disposta a negociar, a Itália se recusou e declarou guerra a Turquia pela posse da Líbia em 29 de setembro de 1911. E começada a guerra, a mesma durou vários meses e a Itália surpreendeu o mundo ao usar aviões em combate pela primeira vez.

E diferentemente do que muita gente pensa a primeira guerra em que foi usado aviões em combate não foi a Primeira Guerra Mundial, e sim a Guerra Ítalo-Turca, acontecida entre os anos de 1911 a 1912. No fim da guerra a vitória ficou com a Itália que conseguiu a posse da Líbia que até então se chamava "Tripolitânia" e renomeou o território para "Líbia" em homenagem ao antigo nome romano da região.

A Líbia ficou sob a responsabilidade da Itália por muitos anos e durante os confrontos da Segunda Guerra Mundial o território líbio foi palco de combate entre os nazistas {Que eram aliados dos italianos nesta guerra} e os aliados entre os anos de 1941 a 1943 quando houve a rendição da Itália. E após a Segunda Guerra Mundial a Líbia continuou sob a responsabilidade da Itália até conseguir sua independência anos depois. Hoje a Líbia é um país independente e localiza-se no norte do continente africano. E quanto aos aviões em combate, de lá para cá em praticamente todas as guerras os aviões também foram usados em combate e evoluíram bastante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...