Algumas pessoas, ou talvez muitas pessoas já ouviram falar na palavra "Holding" quando se trata de empresas, negócios e corporações de um modo geral, principalmente quando se trata de grandes empresas, mas você sabia que uma Holding pode ser constituída por apenas 2 pequenas empresas? Por isso aqui você irá saber mais sobre essa palavrinha, seu significado e também outras informações.
Primeiramente, existem basicamente dois tipos de Holdings: A Holding Familiar, e a Holding Empresarial. Mas iremos falar aqui sobre a Holding Empresarial, que é nosso tema e também o tipo de Holding mais usada também pelas empresas.
A Holding é nada mais nada menos que uma instituição, uma empresa basicamente, que controla outras empresas, ou seja... Que é dona de outras empresas, e que também possui participação em outras empresas também, como por exemplo: É proprietária de tantos por cento de determinada empresa ou de determinadas empresas. Além disso a Holding pode ser de duas formas: A Holding Mista e a Holding Pura. A Holding Mista por exemplo é aquela instituição/empresa que produz algo e ao mesmo tempo é dona de outras empresas. Por exemplo: O Supermercado Compre Bem {Nome fictício} é proprietário do Restaurante Sabor Caseiro {Nome fictício} e do Bazar Bom Preço {Nome fictício}. O Supermercado Compre Bem é uma Holding Mista, porque é uma empresa/instituição que produz algo {Nesse caso atua no ramo de supermercado} e ao mesmo tempo é proprietário de outras empresas. E essas empresa de propriedade do Supermercado Compre Bem são chamadas de "Subsidiárias".
Já a Holding Pura é uma instituição/empresa que basicamente tem ali o seu nome, tem um escritório/sede, não produz nada {No bom sentindo, hehehe}, e dona de outras empresas. Por exemplo: O Grupo Costa Medeiros {Nome fictício} é proprietário da Confeitaria Sabor de Mel e da Conveniência Compra Expressa {Nome fictício}. Ou seja... O Grupo Costa Medeiros é uma instituição/empresa que apenas é dono de outras empresas e não produz nenhuma atividade.
Além disso o que fará uma empresa ser considerada uma Holding é quando ela passa a ser composta por no mínimo duas empresas, e essas empresas não precisa ser grande. Isso significa que por exemplo: A Confeitaria Compra de Mel {Nome fictício} abriu uma segunda empresa chamada Checkout Express {Nome fictício} e juntou as duas empresas e formou uma Holding, que poderá se chamar Grupo Compra de Mel.
E um outro fato que é bem importante mencionar é que a Holding é também chamada de "Conglomerado" também. Ou seja... Holding e Conglomerado é basicamente a mesma coisa, pois Conglomerado é basicamente a união de várias empresas. E outro fato importante também é que a Holding também pode ter o mesmo nome que uma de suas subsidiárias, e nesses casos geralmente são as empresas subsidiárias principais que levam o nome da Holding. Por exemplo: O Grupo Sabor de Mel {Holding} é proprietário das empresas Confeitaria Sabor de Mel {Geralmente a subsidiária principal} e da Conveniência Compra Expressa.
Muito bom!! Interessante!!
ResponderExcluir