De vez em quando surge na internet, principalmente em postagens nas redes sociais aqueles lições de casos no mundo do empreendedorismo sobre empresas que deram a volta por cima, empresas que nasceram bem simples e hoje são gigantes, e claro... Aqueles casos de empresas que perderam grandes oportunidades e se arrependeram amargamente depois, como o Yahoo!, que teve a chance de comprar o Google ainda em 1999 quando o mesmo ainda era desconhecido, mas tinha enorme potencial, e também da Blockbuster {Da qual iremos falar}, que teve a chance de comprar a Netflix ainda em 1999, quando a mesma ainda era desconhecida, mas tinha também um enorme potencial.
E primeiro vai aqui uma breve história da Blockbuster
A Blockbuster era uma locadora de filmes e foi fundada em 1985 por um cara chamada David Cook, nos Estados Unidos e seu nome é um termo utilizado na língua inglesa para se referir a grandes filmes de sucesso. David Cook antes de fundar a Blockbuster já havia trabalhado com informática, e sendo assim quando ele abriu a primeira loja da Blockbuster ele implantou um sistema de informática na empresa que saiu na frente das suas concorrentes na época, o que garantiu uma certa popularidade para a mesma. E por conta de sua popularidade ela foi comprada por um milionário que investiu na empresa e já no início dos anos 90 a Blockbuster tinha cerca de 1 mil lojas somente nos Estados Unidos e nos próximos anos abriu lojas também em outros países, e no total a empresa chegou a estar presente em 15 países, inclusive no Brasil.
A medida que os anos foram passando a Blockbuster foi crescendo cada vez mais e parecia que esta empresa seria imbatível no ramo em que atua. Até que em 1997 foi fundada a Netflix que era do mesmo segmento que a Blockbuster, porém era online, enquanto a Blockbuster era uma locadora de filmes com presença física. Nessa época a internet estava começando a se popularizar, e embora a internet era jovem e muitos poderiam desconfiar de seu potencial, isso não faria o maior sentido, já que existiam empresas da internet que estavam começando a se popularizar nesta época, como a Amazon, Ebay e Yahoo! por exemplo, ambas fundadas em 1994 1995 e 1995 respectivamente. Mas a Blockbuster não quis saber e subestimou o potencial da internet ao recusar comprar a Netflix em 1999. A Netlix então seguiu seu caminho e a Blockbuster também, e ambas as empresas continuaram crescendo, porém a partir de 2005 a medida que a internet se popularizava cada vez mais e novos serviços extremamente populares foram surgindo a Netflix foi só crescendo e a Blockbuster começou a entrar em declínio e nos próximos anos foi só ladeira a baixo, até que em 2010 decretou falência, em 2011 foi comprada por uma corporação e por fim em 2013 terminou de fechar 99,9% de suas lojas, restando apenas uma única loja aberta, localizada na cidade de Bend, nos Estados Unidos e que virou até mesmo uma atração turística.
Mas a Blockbuster teria mesmo se consolidado e se mantido de pé se tivesse se atualizado, como por exemplo se tivesse comprado a Netflix em 1999?
Há muita gente que fala que se a Blockbuster tivesse comprado a Netflix a Blockbuster teria sobrevivido até os dias atuais e estaria super bem sucedida e etc.. Mas será mesmo que isso é verdade? Então vamos por partes:
Primeiramente que a Blockbuster era uma locadora com lojas físicas igual aquelas que eu, você e sua família alugava filmes até pelo menos uns 16 anos atrás. Porém de lá para cá é possível desde a alguns anos atrás as pessoas assistirem filmes pela internet, tanto que hoje em dia as locadoras são quase inexistentes. Não vou dizer que não existe mais locadoras, é óbvio que existe, aqui onde eu moro em Itajaí conheço uma, mas é bem diferente de 2007 quando existia várias locadoras na cidade.
Então de um jeito ou de outro mesmo que a Blockbuster tivesse comprado a Netflix a Blockbuster como uma rede de lojas de locadoras praticamente teria que fechar do mesmo jeito, pois como a empresa vai manter 9 mil lojas nos tempos atuais? Onde muito pouca gente aliga DVD!, seria bem difícil.
O que de fato poderia acontecer se a Blockbuster tivesse comprado a Netflix seria que a Blockbuster realmente ainda estaria existindo, fazendo muito sucesso, porém teria que inevitavelmente fazer a transição de locadoras físicas para locadoras online como a Netflix fez e depois partir para a produção de conteúdo próprio assim como a Netflix fez, ou seja... Mesmo que a Blockbuster tivesse comprado a Netfllix e sobrevivido não faria sentido nenhum de qualquer forma manter suas milhares de lojas físicas nos tempos atuais. No fim das contas o que a Blockbuster teria de qualquer forma que mudar suas operações e migrar para o online e quem sabe hoje se chamaria "BlockFlix" hehehe!
Uma boa reflexão acerca do mundo do empreendedorismo, onde mostra que nessa área e até mesmo em outras áreas que temos que nos se atualizar!!
ResponderExcluir