domingo, 30 de novembro de 2025

#História - Qual foi a primeira potência da História?

Egito

O Egito é considerado a primeira super potência mundial. O país tem mais de 5 mil anos, tendo sido fundado em 3.150 A.C.

Ao longo dos milênios sempre houveram um país que era muito influente e detinha um enorme poderio militar e cultural, tais como: Império Romano, Inglaterra, França e mais recentemente os Estados Unidos. Mas você já se perguntou qual foi a primeira potência da história? A primeira potência da história segundo os historiadores é o Egito, considerado a primeira super potência mundial, se destacando lá na antiguidade, coisa de a mais de 4 mil anos atrás, dominando várias regiões em seu entorno. Pois vale lembrar que antigamente as pessoas ainda não tinha as dimensões do mundo como hoje. Por exemplo: Naquela época um chinês achava que a China era o "mundo", e um romano achava que apenas o Império Romano era o "mundo". E como eu também já estudei a Bíblia, muitas vezes a palavra "mundo" ou "terra" na Bíblia não se refere ao planeta, ao mundo como conhecemos hoje, e sim aquele aquele reino, aquele povo, aquela região.

Mas voltando ao assunto aqui, o Egito é considerado a primeira potência mundial, assim como praticamente a primeira civilização, seguida de outras como onde hoje é Israel, a Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque, a Índia e a China.

A história do Egito começa em 3.150 A.C. e na antiguidade o Egito se chamava "Kemet", na língua deles, e com o passar do tempo a civilização egípcia foi crescendo e se tornando cada vez mais influente naquela região. Grandes monumentos foram construídos, sendo os mais famosos deles a Pirâmides, além também de outros. Com o tempo o Egito se tornou um grande império, tendo sido governado por centenas de anos, ainda na antiguidade por várias dinastias. O país é um dos mais mencionados na Bíblia também, e além disso durante toda a sua história antiga o Egito passou por várias mudanças, incluindo até as vestimentas, indo de um período (Mais antigo) onde certos grupos de pessoas, como escravos e pobres não usavam roupas, até a um período em que todo mundo já usavam roupas. Ou seja, o país é tão antigo que teve essas e outras fases diferentes.

Dominando aquela região, tendo muita influência e uma rica cultura, o Egito se transformou em uma potência, sendo poderosa durante muito tempo. Mas houve também períodos em que o Egito foi conquistado por potências rivais. Mas... até que em 31 A.C. literalmente terminou de vez o poderio do Egito, e curiosamente de lá até aqui (Ou seja, mais de 2 mil anos), o país nunca mais foi mesmo.

Isso porque em 31. A.C. o Egito foi conquistado pela então República Romana, que apenas 4 anos depois virou o Império Romano, e aí o Egito foi transformado em uma província romana, tendo permanecido assim por alguns séculos. Depois o país passou a ser uma província de vários outros impérios que surgiram depois, tais como os impérios: Bizantino, Califado Omíada, Califado Abássida, e por último em 1517 foi incorporado ao até então poderoso Império Otomano, tendo sido subordinado ao Império Otomano até 1882, quando então foi incorporado na prática pelo Império Britânico.

Foi somente em 1922 que o Egito finalmente ganhou sua independência, e se reparar bem o país ficou do ano 31 A.C. até o ano de 1922 sem ser independente, um total de 1953 anos sendo praticamente dominado por outras potências.

Logo após sua independência, em 1922 o país ainda era uma monarquia, mas décadas depois virou uma República, tendo esse sistema de governo presente no país até os dias de hoje. Além disso o país hoje em dia também possui como sua religião principal o Islamismo, mas para se ter uma ideia de como o país é tão antigo que já chegou a ter outras religiões no passado. Imagina teu país ter uma religião (Ou várias, caso seja politeísta), e depois ele passa a ter uma outra religião? O Egito teve esse feito. O Brasil por exemplo nasceu cristão e é cristão até os dias de hoje.

Atualmente o Egito possui uma área territorial de 1 milhão de km2, sendo praticamente um dos maiores do mundo visto que o mundo possui 195 países. Sua capital é a cidade do Cairo e a população do Egito é de aproximadamente 100 milhões de habitantes, e embora geograficamente esteja localizado no continente africano, culturalmente o Egito é associado ao Oriente Médio, sendo considerado no sentido cultural, parte do Oriente Médio. O Egito é também um dos países mais influentes do continente africano e do Oriente Médio. Possui outras cidades importantes como Alexandria, além também de uma comunidade cristã e patrimônios históricos de origem cristã.

#Curiosidades - O filme mais antigo do mundo...

Rounday Gardem Scene

Rounday Garden Scene, de 1888 e com apenas 2 segundos é o filme mais antigo do mundo. (OBS. Na imagem acima ela foi colorida, mas a imagem original é preto e branco).

Filme é uma coisa que todo mundo gosta de assistir, e possuindo vários gêneros como: Romance, comédia, terror, aventura, ação, entre outros. Mas você se pensou qual o filme mais antigo do mundo? Pois saiba que essa imagem acima é do filme mais antigo do mundo. Esse filme que é o mais antigo do mundo foi lançado em 1888 pelo inventor francês, Louis Le Prince e é conhecido como "Rounday Garden Scene", que significa em português mais ou menos "Cena no Jardim". E um fato curioso é que o filme tem apenas 2 segundos de duração. Outra curiosidade é que o criador do filme, Louis Le Prince acabou desaparecendo. Anos depois em 1895 os irmãos Lumiére, também franceses inventaram o cinema, que inicialmente era mudo, preto e branco e de pouca duração. Mas com o passar dos anos o cinema foi melhorando cada vez mais, tendo vinte anos depois sido lançado o primeiro longa metragem, depois em 1927 o primeiro filme com voz, e depois surgiram os primeiros filmes coloridos. Aliás outro fato curioso é que na data em que foi lançado o primeiro filme do mundo, em 1888, figuras históricas como a Princesa Isabel, Dom Pedro II, entre outros ainda eram vivos.

#Cotidiano - Influenciador Thiago Schultz é preso por bater na namorada

Thiago Schultz

Thiago Schultz é um famoso influenciador redpill que tem muitos seguidores na internet.

Foi preso na noite de ontem o influenciador Thiago Schultz, mais conhecido como "Calvo do Campari", após bater na namorada, que teve 11 marcas de agressões em seu corpo e foi levada a um posto de saúde, enquanto Thiago foi levado a delegacia, preso, mas solto hoje a tarde após audiência de custódia. A vítima, sua namorada chegou a gravar um vídeo onde os dois estariam discutindo, porém não dá pra ver eles dois direito, e em dado momento ela começa a gritar e Thiago também altera sua voz.

Ele ficou conhecido nacionalmente por ameaçar uma humorista de morte

Thiago já era um influenciador redpill a alguns anos. O movimento Redpill é um movimento masculinista, voltado para homens e que é muito presente na internet, onde eles fazem duras críticas as mulheres, onde segundo eles existem algumas "verdades" sobre as mulheres que a sociedade não conta. Os redpills (Como eles são conhecidos), são contra relacionamentos com mulheres acima de 30 anos, mulheres tatuadas, mulheres que tem filhos, mulheres que usam roupas curtas, entre outros comportamentos que eles chamam de "Redflags", que quer dizer "Para tomar cuidado".

Até que em dado momento durante uma entrevista para um podcast redpill, Thiago disse que as mulheres vivem tentando manipular os homens e fez uma analogia, onde nessa analogia ele aparece tomando uma bebida Campari, e em dado momento aparece uma mulher o convidando para tomar uma cerveja. E nesse contexto fazendo essa analogia, ele disse que as mulheres estão sempre tentando manipular os homens para eles fazerem os gostos delas.

E foi depois dessa entrevista, que viralizou, que a humorista Lívia La Gato fez uma paródia imitando Thiago sobre esse episódio. Essa paródia teve muitas visualizações e Thiago ficou muito irritado, até que na madrugada de 28 de fevereiro de 2023, ele mandou uma mensagem a Lívia La Gato pedindo para que ela parasse de o imitar, além de retirar o conteúdo sobre ele, e caso ela não fizesse isso era "Processo ou bala", segundo ele. A humorista denunciou Thiago e expos as ameaças, o que chamou a atenção e virou até reportagem no programa famoso Fantástico, da TV Globo, que fez uma reportagem sobre o movimento Redpill, movimento esse que começou a crescer depois de 2020 e em 2023 já tinha muita influência na internet.

Thiago então no dia seguinte fez um vídeo se defendendo e dizendo que a frase "Processo ou bala" era apenas uma "forma de expressão", uma metáfora. Mesmo assim ele continuou sendo duramente criticado, chegando mesmo a desativar os comentários de suas redes sociais.

Pouco tempo depois devido a esse incidente que virou notícia nacional, a vida de Thiago foi investigada e descobriram até que ele chegou a participar de um reality show de namoro, onde ele tentava namorar com uma mulher mais velha e com filhos, porém ele foi rejeitado, e muitas pessoas apontaram que a revolta dele com alguns tipos de mulheres que ele tanto critica é por conta disso. Tempos depois ele se meteu em polêmicas de novo, como por exemplo quando começou a namorar com uma mulher que tinha uma aparência que vai contra o que ele criticava, como por exemplo: Mulheres de cabelo curto, tatuada e com 30 anos ou mais.

Agora com esse novo episódio, as coisas complicaram ainda mais para Thiago, já que agora as pessoas vão ficar mais o criticando, além também dele perder muita credibilidade em sua área de atuação, já que ele é escritor e prega equilíbrio, mente saudável, entre outras coisas.

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

#Política - Jair Bolsonaro segue preso - Apoiadores e opositores brigam em frente a cadeia...

Prisão de Bolsonaro

Apoiadores (Foto) e opositores de Bolsonaro foram em frente a cadeia onde ele está preso e acabaram batendo boca.

Recentemente no último dia 22, o ex presidente Jair Bolsonaro foi preso por ordens do ministro Alexandre de Moraes e foi encaminhado a Polícia Federal em Brasília. Bolsonaro está detido num quarto nos interiores da delegacia desde então. O motivo da prisão de Jair Bolsonaro, que já estava em prisão domiciliar é porque ele teria tentado destruir a tornozeleira eletrônica que ele está usando na perna. Há quem diga que Bolsonaro teve um pequeno surto já que está tomando remédios, mas há também quem diga que ele realmente tentaria fugir, já que tempos atrás ele foi se abrigar na embaixada da Hungria aparentemente sem motivo nenhum.

Mas enfim, desde então houve pessoas que foram a favor e outras pessoas que foram contra a prisão de Jair Bolsonaro. E devido a isso em frente a cadeia houve esses dias atrás várias pessoas ali em frente fazer protesto e outras comemorarem. Vários opositores de Jair Bolsonaro chegaram até estourar champanhe em frente a cadeia, enquanto vários de seus apoiadores do outro lado protestavam, até que em dado momento houve discussão e bate boca entre os dois grupos. Ainda nãos sabemos se em frente a cadeia onde Bolsonaro está vai ter também vigília e acampamentos assim como teve quando Lula foi preso em 2018. 

O atual presidente foi preso em abril de 2018 e ficou até dezembro de 2019 detido numa cela nas dependências da Policia Federal em Curitiba. Desde então vários apoiadores de Lula ficavam em frente a cadeia em protesto contra sua prisão e houve até vigílias e acampamentos em frente a cadeia onde Lula estava preso. Foi também criado o famoso movimento "Lula Livre", que consistia em camisetas com esse lema, campanhas e até pixações em tudo quanto é canto do Brasil. Até mesmo aqui em Itajaí, Santa Catarina, reduto do Bolsonarismo também houve alguns muros com pixações escrito "Lula Livre". Enfim, na política sempre tem essas idolatrias extremistas dos dois lados, seja da Direita ou da Esquerda, mas felizmente não é a maioria das pessoas.

#Notícias - Faleceu hoje a mãe da atriz Mel Maia

Mel Maia e sua mãe

Mel Maia e sua mãe, Débora Maia.

Faleceu hoje de manhã, Débora Maia, de 53 anos, mãe da atriz Mel Maia. Ainda não se sabe a causa da morte da mãe da atriz. Alguns alegam que foi suicídio, mas também pode ter sido morte acidental, já que a mãe da atriz supostamente estaria tomando remédios que não podem ser misturados com outra coisa, como o alcóol por exemplo. Além disso há rumores de que Mel e sua mãe estariam sem se falar, mas no entanto em entrevista recente a atriz disse que estava tudo bem entre ela e sua mãe. Há também rumores de que sua mãe tinha depressão e que talvez pode ter se agravado após a recente separação entre ela e seu marido, pai de Mel Maia.

Mel Maia é uma das atrizes mais famosas do Brasil, além também de se destacar muito como influenciadora. A atriz de 21 anos começou sua carreira ainda na infância e um de seus primeiros papéis foi na novela Viver a Vida, de Manoel Carlos, lançada em 2009. Outro sucesso também que fez com que a atriz ficasse ainda mais conhecida foi na novela Avenida Brasil, lançada em 2012. De lá para cá a atriz fez muitos papéis, ficou ainda mais famosa e nos dias atuais se destaca muito como influenciadora, tendo também uma vida social bem ativa, namorando pessoas famosas, como o cantor de funk MC Daniel, entre outros.

#Sociedade - Há 15 anos atrás ocorria a maior operação policial no Complexo do Alemão até então

Operação policial

Operação policial no Complexo do Alemão em 2010 foi a maior da história do Rio até então.

Mês passado o Rio de Janeiro passou por sua maior operação policial de sua história. Foi uma intervenção das forças de segurança no Complexo da Penha, um dos maiores complexos de favela da cidade e também um importante reduto da facção criminosa Comando Vermelho. Essa operação policial deixou mais de 120 pessoas mortas, a maioria com ligação a crime organizado. É óbvio que essa operação teve críticas, porém as críticas vieram de pessoas de esquerda e líderes de esquerda que na maioria das vezes não conhece a realidade das favelas. E a prova disso é que a maioria dos moradores de favelas apoiaram a operação policial.

Mas... o fato é que a exatos 15 anos atrás, no final de novembro de 2010 acontecia até então a maior operação policial da história do Rio de Janeiro. O pico dessa operação policial foi no sábado dia 27 de novembro, deixou algumas pessoas mortas, além também de expor como funcionava o domínio do Comando Vermelho na região, tendo inclusive as forças de seguranças implodindo uma casa do Comando Vermelho, usada para atividades da facção.

Uma das cenas mais marcantes dessa operação foi um grupo enorme de criminosos fugindo no meio da mata dos policiais. Ao fim da operação muita coisa foi apreendida, e o que chamou muita atenção também foi a quantidade de motos potentes abandonadas na favela pelos criminosos que fugiram. Além das apreensões, teve também criminosos importantes presos naquela operação, e até mesmo o criminoso conhecido como Zeus, um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, que havia sido morto por criminosos do Comando Vermelho oito anos antes, devido a uma reportagem que ele fez onde denunciava a exploração sexual de menores de idade na favela. O crime chocou o Brasil e o mundo.

Depois dessa operação policial no Complexo do Alemão em 2010, a favela foi pacificada e mostrou a vitória do Estado sobre o crime organizado, mas no entanto um tempo depois a região voltou a ter atividades criminosas como o famoso e velho tráfico de drogas. Mas uma coisa que essa operação policial mostrou é que quando o Estado quer o Estado consegue derrubar o crime organizado, isso é um fato, mas o Estado não faz isso por uma série de questões, a maior delas é a questão burocrática, pois há uma série de procedimentos. Só mesmo uma revolução pra fazer isso.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

#Cinema - Bruce Lee completaria 85 anos hoje...

Bruce Lee

Bruce Lee em cena no filme Operação Dragão (1973). Filme que o tornou famoso no mundo.

Um dos artistas marciais mais famoso de todos os tempos, e talvez o mais famoso historicamente, o Bruce Lee, estaria completando 85 anos se fosse vivo. Embora ele era chinês, ele nasceu na costa oeste dos Estados Unidos, na cidade de São Francisco, no dia 27 de novembro de 1940. Isso porque seu pai era ator de teatro e empresário. Ele tinha uma companhia de teatro que viajava por vários lugares se apresentando, e na época do nascimento de Bruce Lee, seu pai estava se apresentando nos Estados Unidos com sua esposa, a mãe de Bruce Lee, que estava grávida. Além do teatro, o pai de Bruce Lee também era ator de filmes e fez muitos filmes, alguns dos quais chegou a aparecer junto de Bruce Lee quando Bruce ainda era criança.

Começo da vida

Embora nascido nos Estados Unidos, Bruce Lee foi criado na China, mas precisamente na cidade de Hong Kong, terra de seus pais. Logo após seu nascimento, quando Bruce ainda era bebê, seus pais voltaram para Hong Kong, onde Bruce Lee foi criado até os 18 anos de idade. Durante todo esse período que cresceu em Hong Kong, Bruce Lee teve uma vida agitada e chegou até mesmo a se envolver em muitas brigas. Nessa época quando ainda era adolescente Bruce Lee também começou a praticar artes marciais e aprendeu muito, pois gostava muito dessa prática. Bruce Lee também era ator, e anos mais tarde na vida adulta conciliou a vida de ator com a vida de lutador de artes marciais. Aliás, foi Bruce Lee que praticamente criou essa categoria de filmes: Os filmes de artes marciais. isso porque depois dele surgiram vários outros atores de filmes de artes marciais famosos como: Jaackie Chan, Jet Li, Sammo Hung, Steven Seagal, Vand Damme, entre vários outros.

Ida para os Estados Unidos

Bruce Lee foi para os Estados Unidos ainda muito jovem, aos 18 anos e nos Estados Unidos ele cursou filosofia, além também de inicialmente trabalhar em um restaurante e dar aulas de luta para americanos, e com o passar dos anos ele foi ficando famosinho na região até montar sua academia de artes marciais nos Estados Unidos, onde ele chegou a dar aulas de lutas até para atores famosos.

Não demorou muito e nos anos 60, Bruce Lee começou a aparecer ne televisão americana, em série e também filmes, como o filme Besouro Verde e Longstreet, onde interpreta o personagem Kato, onde ele usa uma máscara parecida com a máscara do Batman, e atua junto de outro personagem. E embora Bruce Lee era coadjuvante nesse filme, ele acabou ficando mais famoso que o personagem principal.

Volta para a China

Em 1970 após ter uma decepção nos Estados Unidos, onde Bruce Lee foi preterido de interpretar o personagem principal de uma série chamada "Kung Fu", ele volta para a China, na cidade de Hong Kong, e lá ele chega a procurar alguns estúdios de cinema para fazer uma parceria e produzir filmes de artes marciais, mas a maioria dos estúdios não tem interesse em Bruce Lee. Até que um simples estúdio chamado Golden Harvest aceita produzir um filme com Bruce Lee, e então em 1971 é produzido e lançado o filme The Big Boss, conhecido no Brasil como Dragão Chinês. Esse filme foi um enorme sucesso na Ásia e lançou Bruce Lee de vez ao estrelato. Mas no entanto ele era famoso apenas na Ásia. Ele só seria famoso mundialmente após o filme Operação Dragão, lançado em 1973.

Da fama na Ásia para o estrelato mundial

Bruce Lee

Bruce Lee em cena no filme Dragão Chinês (1971), filme que o tornou famoso na Ásia.

Agora Bruce Lee tinha a vida que sempre sonhou: Era ator, fazia filmes de sucesso, e ainda por cima de artes marciais. Com isso ele praticamente conciliava as duas coisas que mais gostava de fazer, e ainda ganhava fama, dinheiro e admiração. E as coisa foram só melhorando, e logo após o lançamento do filme Dragão Chinês, vieram outros como: A Fúria do Dragão, lançado em 1972, O Voo do Dragão, lançado no final de 1972, todos de sucesso. E no início de 1973 ele estava gravando o filme O Jogo da Morte, até que apareceu uma oportunidade de ouro: Gravar um filme em parceria com um estúdio americano, que era a Warner Bros. Nessa época Bruce Lee já tinha seu próprio estúdio que se chamava Concord Productions e tinha parceria com a Golden Harvest, onde ambos produziam os filmes de Bruce Lee.

Então no início de 1973 Bruce iniciou as gravações de Operação Dragão e ele se entregou de corpo e alma na produção desse filme, chegando a emagrecer vários quilos, tanto que chegou a passar mal em maio de 73 e desmaiar, mas logo se recuperou. Porém em julho de 1973, mas precisamente no dia 20, ele passou mal de novo e dessa vez foi fatal. Bruce Lee havia falecido aos 32 anos de idade vítima de um edema cerebral. O filme Operação Dragão já tinha sido gravado, mas ainda não foi lançado, pois foi lançado somente em agosto de 1973 fazendo um enorme sucesso.

Não se sabe direito a causa da morte de Bruce Lee, mas a causa oficial foi um edema cerebral causado por alergia a um remédio para dor de cabeça que ele tomou na casa de uma amiga, o que sugere que foi uma morte acidental. Mas surgiram várias teorias acerca da morte dele, como as de que ele foi assassinado por revelar artes marciais para o mundo, maldição familiar, além também é claro de que talvez possa ser por conta de problemas de saúde que ele adquiriu devido a suspeitas de que ele usava drogas, além de seus treinos intensos que leva seu corpo a exaustão, tanto que no primeiro filme dele de sucesso Operação Dragão, lançado em 1971 ele estava mais forte, já no filme Operação Dragão, lançado em 1973, ele estava pálido e muito magro.

O filme Operação Dragão, lançado em 1973 foi um sucesso mundial e fez com que Bruce Lee ficasse famoso no mundo inteiro, sendo lançados quadros, posteres, camisetas com estampas de Bruce Lee no filme, entre tantos outros acessórios. A fama de Bruce Lee foi tão grande que ele virou também um ícone cultural mundial, tendo sido feita nos anos 90 na cidade de Hong Kong uma estátua em homenagem a ele.

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

#Sociedade - Falha da justiça no caso Catarina Kasten já aconteceu outra vez em 2004 com a jovem Maria Cláudia Del Isola

Maria Cláudia Del Isola
Ao publicar esse caso de Catarina Kasten, estudante abusada e morta em uma trilha na cidade de Florianópolis a sexta feira passada, me lembrou de um outro caso já publicado aqui, mas que aconteceu em 2004. Foi o caso Maria Cláudia Del Isola, uma jovem estudante que foi abusada e morta pelo caseiro da própria casa com a ajuda da namorada. O estuprador e assassino em questão se chamava Bernardino do Espírito Santo e pouco tempo antes de cometer esse terrível crime contra Maria Cláudia, ele havia abusado e tentado matar uma menina de apenas 13 anos, mas a menina conseguiu fugir e denunciou Bernardino para a polícia, mas nada foi feito. Até que pouco depois ele cometeu o terrível crime contra a estudante, e dentro da própria casa dela.

No caso de Catarina Kasten foi parecido também. O seu assassino e estuprador também havia estuprado uma senhora de 69 anos de idade em 2022 e o caso foi registrado na polícia na época, mas nada foi feito e o estuprador seguiu solto, até que na sexta feira passada aconteceu esse terrível crime contra essa estudante, chamada Catarina Kasten. Esse é mais um triste caso onde a justiça brasileira é falha e mais uma vítima é feita, sendo que tudo isso poderia ser evitado se a justiça funcionasse.

#Crime - Mulher é abusada e morta em trilha de Florianópolis e choca a região

Catarina Kasten

Catarina Kasten era estudante e querida por muitas pessoas.

Na última sexta feira, dia 21 de novembro um crime brutal chocou a região de Florianópolis, e até virou manchete nacional. Uma mulher identificada como Catarina Kasten, de 31 anos de idade foi abusada e morta em uma trilha de Florianópolis a caminho de aula de natação, onde ele era professora. O crime foi cometido por um homem de 21 anos, identificado como Giovani Correa Mayer, que segundo informações é usuário de drogas e estaria sob efeito de drogas quanto matou Catarina.

O crime aconteceu quando Catarina, que é mestranda da Universidade Federal de Santa Catarina, estava passando por uma trilha a caminho de uma aula de natação onde ela era professora, até que o assassino que a viu vindo chegou a se esconder esperando ela, até que em dado momento ele a ataca, bate nela e abusa da mesma e depois a mata. Familiares e amigos estranharam que Catarina não apareceu mais e iniciaram as buscas, até que turistas acabou por achar o corpo de Catarina. Seu marido ficou desolado, e rapidamente se iniciaram as investigações até que através de uma câmera de segurança foi possível ver o assassino estuprador escondido atrás de um muro a espera da vítima.

A coisa fica ainda mais séria quando após descobrirem quem era o assassino foi descoberto também que ele já tinha passagem pela polícia por estupro de uma senhora de 69 anos de idade em 2022. O crime aconteceu em 4 de janeiro daquele ano, também em Florianópolis, na região conhecida como Praia dos Açores, e no dia do crime o estuprador, ainda menor de idade teria trabalhado de jardineiro na casa da vítima algumas horas antes. No momento do crime a vítima que estava em uma chamada de vídeo com uma pessoa foi surpreendida por homem que segundo informações estava com o rosto meio coberto, a vítima apanhou e sofreu abuso. O estuprador foi preso logo em seguida, mas na época as investigações não prosseguiram e por ser menor de idade acabou por ficar por isso mesmo. E agora em liberdade, ele cometeu esse outro terrível crime em Florianópolis na última sexta feira. Muita gente ficou indignado com o crime e pedem por justiça.

#Sociedade - Luciano Huck estaria fazendo abaixo assinado para expulsar Oruam de condomínio...

Huck e Oruam

Luciano Huck (Esquerda) estaria supostamente fazendo um abaixo assinado para expulsar Oruam (Direita) de condomínio.

Recentemente circulou uma notícia, que ainda não sabemos se é verdade, mas independente disso, quero fazer uma reflexão aqui sobre pessoas brancas de esquerda, sobre como elas são hipócritas e são totalmente o oposto daquilo que elas dizem ser. Mas sobre a notícia em si para vocês entenderem o contexto, é que Oruam é um cantor de Trap, um estilo musical que parece ser uma mistura entre Rap e Funk. Oruam como muitos já sabem é filho do traficante Marcinho VP, preso a quase 30 anos e apontado como o chefe da facção criminosa Comando Vermelho, cujo quartel general situa-se no Rio de Janeiro, mas que está presente em vários estados brasileiros. Oruam ficou famoso nos últimos 2 anos e de lá para cá se meteu em várias polêmcias até mesmo sendo preso e solto recentemente.

Já Luciano Huck é um famoso apresentador de televisão da TV Globo, a maior emissora de televisão do Brasil. Ele é de família rica e tradicional paulistana, mas mora no Rio a mais de 25 anos e apresentou um programa de auditório famoso nas tardes de sábado na TV Globo chamado Caldeirão do Huck por muitos anos. Hoje ele apresenta um programa dominical na mesma emissora. E esses tempos atrás, Luciano Huck fez uma crítica a operação policial que aconteceu na favela Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, local que fica o quartel general do Comando Vermelho. Muita gente entendeu a crítica de Luciano Huck como uma defesa velada dos criminosos e de toda a cultura do Funk, cultura essa a qual Oruam está inserido.

E agora saiu uma notícia de que Luciano Huck estaria fazendo um abaixo assinado para expulsar Oruam de um condomínio de luxo, pois há um certo costume de parte da elite brasileira de manter distância de culturas e gente que eles consideram inferiores, e que inclusive é muito apoiado por pessoas pobres ou que não é rica. Na internet mesmo, tem muita gente mesmo não sendo rica ou de elite, defende que a elite "não se mistura" com o povo, principalmente os denominados "Redpills"

E essa suposta atitude de Luciano Huck na verdade mostra uma coisa que é muito comum entre pessoas brancas de esquerda: A hipocrisia. Pois pessoas brancas de esquerda adora dizer onde um negro ou um pardo deve está, deve fazer ou deve agir. Pessoas brancas de esquerda costuma criticar um negro de direita, dizendo que negro não pode ser de direita, somente brancos podem ser de direita, e que o negro tem que ser apenas de esquerda. Porém o branco de esquerda acha que o branco pode ser de direita ou de esquerda. Isso porque na cabeça do branco de esquerda, se o branco for de direita é normal, é a posição comum dele. Mas se o branco for de esquerda, aí ele é um herói, ele está fazendo um ato nobre, renunciando sua posição original para "defender os oprimidos". Por isso que existe o "complexo do branco salvador", que se aplica muito aos brancos de esquerda.

Mas a bem da verdade sobre o branco de esquerda é que ele quer apenas acima de tudo, seja um branco de esquerda pobre ou um branco de esquerda rico, o status de "Justiceiro Social", ele quer apenas validação, e usa as pessoas que eles dizem defender apenas como massa de manobra, mas lá no íntimo eles se consideram superiores.

terça-feira, 25 de novembro de 2025

#Comportamento - Precisamos falar dos homens que não gostam de ter filho homem...

Homem que não gosta de ter filho homem

Homem quebra bolo após descobrir que o bebê será um menino. Enquanto todo mundo achou que ele ficou feliz por ter um menino, eu acredito que na verdade ele queria uma menina e ficou com raiva de ter um menino, quebrou o bolo de raiva e depois fingiu que estava feliz.

Há muitos anos atrás, mas precisamente no início de 2017 circulou muito um vídeo de um chá revelação onde um casal aparece atrás de um bolo e fazem uma cerimônia para descobrir o sexo do bebê que eles estavam esperando. Ao abrir o bolo e descobrir que o bebê era um menino, o homem, que é o pai da criança deu vários socos no bolo, destruiu o ambiente e em dado momento começou a "comemorar" (Fingimento é claro), e foi abraçar outra mulher, enquanto que sua esposa ficou no cantinho assustada com sua atitude.

O vídeo causou muita polêmica, e praticamente todo mundo falou que o cara era machista por "preferir" um filho homem, e alguns chegaram até mesmo a dizer que se o bebê fosse uma menina, o cara iria bater na esposa de tão decepcionado que ele iria ficar. Mas... na minha opinião eu acredito que ele queria era ter uma menina e ficou foi decepcionado que seu filho vai ser um menino e quebrou o bolo de raiva. Porém no meio da euforia ele deve ter caído em si, e numa tentativa de disfarçar que ficou com raiva, começou a fingir que estava feliz e foi abraçar outra mulher, talvez até pensando que era sua mulher, pois de tão confuso que ele ficou na hora da raiva, acabou abraçando outra mulher pensando ser sua mulher. Ou talvez ele ficou com tanto ódio de sua mulher por gerar um filho menino, que era o que ele não queria, que só de raiva foi abraçar outra mulher.

E aí me veio uma questão, que ninguém nunca reparou e que é muito real, e que com certeza existe desde antigamente. Que é o fato de que há sim muitos homens que NÃO querem ter filhos meninos, e quando eles tem filhos meninos eles até chegam a rejeita-los, mas não rejeitando abandonando (Embora as vezes fazem isso), mas rejeitando no dia a dia, não sendo próximo, sendo briguento com o filho. E muitos homens já ficam magoados por ter filho homem ainda durante o chá revelação, como é esse caso que eu citei aqui agora a pouco.

Mas como a gente é bombardeado desde que nos entendemos por gente, seja na escola, no senso comum, na mídia, na novela, no filme e etc., que todo homem gosta de ter filho homem, que todo homem prefere ter filho homem, que homem é privilegiado e etc., que todo mundo nem sequer percebe que tem sim muito homem que não gosta de ter filho homem.

Todo mundo por exemplo já está careca de saber que existem muitas mulheres que não querem ter filha mulher, e as pessoas acham até normal. Mas o outro lado, que é o fato de também ter muitos homens que não quer ter filho homem, ninguém aborda, ou as pessoas não sabem disso ou não querem saber. Se bem que eu acredito que a maioria das pessoas na verdade não percebem que tem muitos homens que não gostam de ter filho homem e que não querem ter filho. Inclusive existem até memes que as pessoas acham engraçadinhos e fofinhos onde mostra o pai todo carinhoso com a filha menina, e com o filho menino ele pega de cabeça para baixo, ou manda o menino capinar um mato e é rude com ele e etc., 

Pois enquanto que todo mundo vê isso como uma coisa fofa, eu acredito que tanto nos dias de hoje, como também no passado, existem muitos homens que não querem e não gostam de ter filho homem, e quando tem filho homem, ele "educa" de forma rude, falando até que é "criação de homem", ou que é para o menino "virar homem" e etc. Ou seja... quem garante que as criações tóxicas que os homens tinham no passado por exemplo e que todo mundo acha que é exemplo de masculinidade, era na verdade um pai que não gostava de ter filho homem e usava a desculpa para criar seu filho de forma rude como sendo "criação masculina", "ou para "o bem do menino". Sério mesmo, a gente tem que ficar ciente de que há homens que não gosta de ter filho homem. As pessoas tem que parar com essa mania de achar que todo homem gosta de ter filho homem, nem todos....

#Cotidiano - Juliana Garcia, que levou 61 socos do ex namorado comemora prisão de Bolsonaro e é hostilizada

Juliana Garcia

Juliana se pronunciou recentemente e reiterou que continua não apoiando Jair Bolsonaro.

Recentemente no último dia 22 de novembro, o ex presidente Jair Bolsonaro foi preso depois de tentar romper a tornozeleira eletrônica. Logo em seguida ao longo do dia, personalidades e influenciadores comemoraram a prisão do ex presidente, além também de milhares de pessoas anônimas em suas redes sociais. Porém uma pessoa em específica comemorou a prisão de Jair Bolsonaro, mas foi duramente hostilizada. É senhora Juliana Garcia, de 35 anos de idade. A mulher ficou nacionalmente famosa após apanhar de seu ex namorado chamado Igor em um elevador na cidade de Recife, tendo sido agredida com 61 socos, que chegou a até mesmo desfigurar o seu rosto.

O caso aconteceu em agosto desse ano e gerou revolta no povo brasileiro e seu ex namorado foi preso em flagrante, onde está até hoje preso. Ela foi bem acolhida, foi para o hospital, se recuperou bem e chegou até mesmo ser homenageada na Assembleia Legislativa. Ela ganhou muitos seguidores em suas redes sociais, e tudo estava indo bem, até que ela comemorou a prisão de Jair Bolsonaro, o que já foi o suficiente para ela ser duramente hostilizada, tendo pessoas que chegou até mesmo falar que ela "mereceu os 61 socos". Juliana se pronunciou hoje a respeito disso e chegou a lamentar a perda de seguidores e disse que ninguém é obrigada a concordar com ela, além também de ter dito que não compactua com "xenofóbico", "misógino" e "racista" se referindo ao ex presidente que historicamente foi acusado de ter esses comportamentos.

#Opinião - O que eu acho sobre taxar os ricos?

Rico

A taxação dos ricos é um tema que gera discussão.

No Brasil, a também no mundo é claro, há uma discussão a vários anos sobre a taxação dos ricos, o que é uma polêmica, já que tem pessoas que é contra e tem pessoas que são a favor. E como já era de se esperar, em média as pessoas de esquerda são a favor de taxar os ricos, e as pessoas de direita são contra taxar os ricos. Uns alegam que taxar os ricos é justo, pois eles não são taxados e já ganham muito bem e  imposto cobrado dos ricos seriam para investir no país. E outros alegam que taxar os ricos não é bom, porque já tem o governo pra cobrar imposto das pessoas e investir no país, além também de que se taxar os ricos, os ricos vão tirar o dinheiro do país, investir em outro lugar, e o país vai entrar em crise.

Mas final de contas, taxar os ricos é bom ou ruim?

Confesso que nessa parte sobre Economia eu não entendo muito, e sobre taxar os ricos eu não sei se é bom ou ruim, mas... Pelos argumentos que eu vejo tanto da Direita quanto da Esquerda, eu vejo que os argumentos da Esquerda faz mais sentido, e os argumentos da Direita é sem pé e sem cabeça a respeito de taxar ou não os ricos.

Os argumentos da Esquerda sobre taxar os ricos é bons, pois esse dinheiro seria investido no país, como um imposto mesmo O único problema seria a fiscalização desse dinheiro, assim como todo já acontece com todos os outros impostos arrecadados no Brasil, pois infelizmente temos (E não só aqui) a corrupção. Mas é possível fiscalizar bem as coisas e reduzir em pelo menos 90% a corrupção.

Agora os argumentos da Direita é sem pé e sem cabeça. Pois a Direita diz que se taxar os ricos, eles vão parar de investir no Brasil, levar o dinheiro, patrimônio, enfim muitas coisas para outro país e o Brasil irá entrar em crise.

Só que para pensar: Como isso iria acontecer? Vou pegar de exemplo o empresário rico, Luciano Hang, dono da Havan, uma rede com quase 200 lojas no Brasil. Se o Brasil taxar os ricos, consequentemente o Luciano Hang, será que o Luciano iria arrancar todas as suas quase 200 lojas, colocar numa balsa e leva-las para outro país, além também de raspar todo seu dinheiro da sua conta no Brasil e levar para outro país? Além também de outros ricos empresários fazer o mesmo?

Além disso se o Brasil taxar os ricos, e os ricos, e os ricos saírem do Brasil, não vai mudar muita coisa, pois a 75% das empresas no Brasil são pequenas e a maioria dos brasileiros trabalham em empresas pequenas, e os proprietários de empresas pequenas não serão taxados, já que não são ricos. Então a prática não iria mudar muita coisa. E além disso, mesmo que em caso de o Brasil taxar os ricos, e os ricos irem lá e parar de investir no Brasil e deixar como está, como por exemplo: O Luciano Hang parar de construir novas lojas no Brasil e deixar só essas que já estão construídas, a situação econômica do Brasil não vai mudar pra pior como a Direita diz. E sendo bem sincero aqui: Eu duvido que se o Brasil taxar os ricos, os ricos como os grandes empresários por exemplo vão parar de investir no Brasil,! Eu duvido! Se não me engano em uma entrevista feita em 2022 (Só que antes das eleições), o empresário Luciano Hang disse que se o presidente Lula ganhar, ele iria vender a Havan e sair do Brasil. Ele fez isso? Hahaha. Não. Ele acabou de inaugurar no último sábado mais uma loja no Rio Grande do Sul, e é a loja de número 187. Pra vocês verem que a Direita as vezes é beeem caôzera.

Agora um ponto importante aqui é que muitas pessoas pobres que se identificam com a Direita são contra a taxação dos ricos, e a Esquerda costuma fazer chacota dessas pessoas. Mas a bem da verdade é que assim como existem pessoas da Esquerda ignorantes, existem na Direita pessoas ignorantes também. Lembrando que estou falando do cidadão comum tanto da Esquerda, quanto da Direita. 

E aí o que acontece: Muitos influenciadores e políticos da Direita ficam falando para seu público, que se taxar os ricos, eles vão parar de investir no Brasil e o Brasil vai entrar em crise e aí vai gerar desemprego, pobreza, entre outras coisas. E o pobre de Direita, com medo disso acontecer acaba sendo contra a taxação dos ricos. É esse o motivo do porque muitos pobres de Direita são contra a taxação dos ricos. É porque foi colocado na cabeça deles que se taxar os ricos, lá na frente vão ser eles mesmos (Pobres de Direita) que vão se ferrar, com desemprego, pobreza, entre outras coisas. Mas a Esquerda faz chacota deles no intuito de tentar dizer que o pobre de Direita é "Vira lata de rico", "Puxa saco de rico" e etc.,, o que não é verdade, pois no fim das contas o pobre de Direita visa apenas a sua sobrevivência.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

#Cotidiano - Quem era Leandro Lo e Henrique Velozo?

Henrique e Leandro

Henrique Velozo (Esquerda) era tenente da Polícia Militar. E Leandro Lo (Direita) era lutador e foi 8 vezes campeão.

Nas últimas semanas o caso Leandro Lo acabou virando assunto nas manchetes dos noticiários e dominou a internet. Isso porque o policial Henrique Velozo, acusado de matar Leandro Lo em uma boate a três anos atrás após um desentendimento entre os dois, foi julgado e depois de um polêmico julgamento, ele foi absolvido por 4 votos a favor e 3 votos contra. Mas quem eram esses dois? Saiba aqui agora quem eram eles de forma resumida.

Leandro Lo

Leandro Lo nasceu em 11 de maio de 1989, segundo entrevistas seu pai e até seu avô também eram lutadores, porem seu pai teve que parar de lutar quando ele nasceu para poder trabalhar. Leandro Lo quando ainda era bem jovem, antes mesmo da vida adulta já praticava luta e tinha gosto para esse esporte. Na vida adulta e tendo cerca de 1,82 m e corpulento, ele além de ter uma força bruta muito grande, foi também um ótimo lutador, tendo sido campeão 8 vezes, fato esse que o tornava quase invencível na sua categoria, que era o Jíu Jitso.

Além da vida de lutador e campeão, Leandro Lo tinha uma vida social bem ativa e costumava muito sair com seus amigos para baladas, festas e eventos. Até mesmo artistas e influenciadores conheciam Leandro Lo. E por falar neles, Leandro Lo também chegou a conceder várias entrevistas para influenciadores e canais na internet, onde ele fala sobre o esporte que ele pratica, sua vida comum entre outras coisas. Não sabemos se ele tinha filhos ou namorada, mas tudo indica que ele ainda não tinha filhos. Uma de suas últimas entrevistas foi concedida em 30 de junho de 2022, pouco mais de um mês antes de sua morte, que ocorreu na madrugada de 7 de agosto daquele ano, aos 33 anos de idade. A partida de Leandro Lo deixou muita gente comovida, além também da conscientização sobre brigas e armas dentro de baladas, já que ele foi vítima de arma de fogo dentro da balada.

Henrique Velozo

Diferente de Leandro Lo, Henrique Velozo não era muit conhecido, porém ele chegou a dar algumas entrevistas na televisão. Isso porque ele chegou a criar um projeto de defesa pessoal para mulheres, onde nesse projeto ensinava as mulheres defesa pessoal para se prevenirem de agressões e violência doméstica.

Nascido por volta de 1992, Henrique Velozo era policial militar, mas na época do crime contra Leandro Lo, ele era tenente da polícia e tinha um ótimo salário de algo em torno de 14 mil reais por mês. Com incríveis 1,93 m de altura, Henrique Velozo assim como Leandro Lo também era lutador e praticante de artes marciais. Embora ele não fosse muito famoso como Leandro Lo, Henrique Velozo tinha pouco mais de 32 mil seguidores no Instagram, um perfil relativamente grande para quem não é muito famoso. Ele praticava artes marciais e se não me engano, era faixa roxa em Jíu Jitso, e também assim como Leandro, Henrique também tinha uma vida social bem ativa, costumando frequentar basladas nas noites paulistanas. Hoje Henrique Velozo está com 33 anos de idade e após seu julgamento e absolvição, ele se pronunciou e pediu desculpas a família de Leandro Lo.

Hoje na História - Há 17 anos acontecia enchentes em Santa Catarina mas também teve outras depois...

Enchentes 2008

Rua Sete de Setembro, no Centro de Itajaí.

Há exatos 17 anos atrás, em 24 de novembro de 2008, era uma segunda feira e depois de vários dia de chuva, a cidade de Itajaí e também todo o Vale do Itajaí amanheceu coberto por água. Estima-se que 90% do território da cidade de Itajaí ficou coberto por água. Foi a maior enchente da história de Santa Catarina. As últimas tinham acontecido nos anos 1983 e 1984.

Mas é claro que as enchentes de 2008 não foi assim da noite para o dia, pois na verdade já se fazia alguns meses que chovia direto na região, desde o mês de agosto estava assim, até que em novembro as chuvas se intensificaram mais ainda, causando a enchente, onde o pico foi no dia 24 de novembro, onde já no dia seguinte, em 25 de novembro as águas começaram a baixar. Mas houve também outras enchentes nos próximos 15 anos, como veremos a seguir:

Enchente de 2011

Essa não é muito conhecida e nem lembrada, pois não foi como a enchente de 2008, mas deixou muitos pontos na região de Itajaí debaixo dágua. Lembro que na manhã de sábado, dia 10 de setembro de 2011, eu fui trabalhar, (Na época eu trabalhava no supermercado Angeloni de Itajaí) e quase todas as ruas que davam acesso ao Centro da cidade estavam completamente cheias, pois meu local de trabalho ficava no Centro, e eu morava no bairro Cordeiros. A avenida Reinaldo Schmitausen era a única via que não estava alagada e dava acesso ao Centro, e eu consegui trabalhar naquele dia, mas a cidade ficou em pânico e o supermercado onde eu trabalhava sempre cheio, ainda mais no sábado estava quase vazio, e lembro dos funcionários o dia todo naquela correria, pois as águas já estavam invadindo a rua Brusque, que é onde a empresa fica situada. Mas no fim da tarde as águas foi cessando e já no domingo estava tudo ok. Mas foi um grande susto.

Enchente de 2023

Avançando doze anos depois, estamos agora em outubro de 2023, e como de costume, já se fazia vários dias que estava chovendo grosso e no comecinho de outubro desse ano, a região já estava em alerta, e por fim ali por volta do dia 5 de outubro, vários pontos da região de Itajaí estava debaixo dágua. A rua da casa onde eu moro foi água pela metade, e por sorte minha casa fica num terreno alto, mas é óbvio que se chovesse por mais uma semana iria alagar tudo, ainda mais que no final da minha rua tem um rio, que é o rio Itajaí Mirim, que a menos de 3 km já deságua no enorme rio Itajaí Açú. Mas mais uma vez assim como na enchente de 2011 foi apenas um susto e logo em seguida as águas cessaram e a enchente acabou.

De lá para cá não houve mais enchentes assim, se bem que fazem apenas dois anos desde a última enchente. Mas estamos sempre que ficar em alerta e o que podemos fazer para prevenir enchentes, temos que fazer. E uma dica muito importante que eu dou para quem mora em áreas de fácil alagamento, é construir uma casa de dois andares. Assim em caso de enchentes, dá para colocar os móveis e objetos de valor que ficam no andar de baixo, tudo no andar de cima, e quando a enchente acabar tudo está salvo.

#Sociedade - Entenda o caso Leandro Ló

Leandro e Henrique

Leandro (Esquerda) era campeão de lutas, e Henrique (Direita) era policial, mas também praticava lutas.

Recentemente aconteceu o julgamento do policial que matou um lutador em uma boate na cidade de São Paulo a três anos atrás. O crime na época chamou muita atenção, e três anos depois chamou muita atenção pelo seu polêmico julgamento, pois de um modo geral deu a entender que os dois agiram errado, tanto o policial quanto o lutador. E explicaremos aqui de um modo resumido e completo esse caso todo.

O crime

Tudo começou na noite de 6 de agosto de 2022, quando o lutador Leandro Lo e seus amigos também lutadores foram para uma boate conhecida como Clube Sírio, na zona sul de São Paulo. Na verdade o local é um clube onde as vezes é alugado para festas, o que aconteceu nesse dia. O policial, identificado como Henrique Velozo estava também nessa festa e em dado momento houve um desentendimento entre ele e Leandro Lo. Leandro Lo no meio disso acabou dando um golpe de luta em Henrique, que embora também sabia lutar, acabou perdendo a briga para Leandro, já que Leandro era campeão várias vezes de luta. Pouco tempo depois, Henrique se afasta e volta com uma arma e dá um único tiro em Leandro e ainda o chuta e depois vai embora da boate e vai até um bordel conhecido como Bahamas, que fica ali perto e chega a passar a noite toda com uma garota de programa, indo se entregar a polícia somente no dia seguinte. Muitos entenderam isso como um jeito de escapar do flagrante. Leandro foi socorrido, mas infelizmente acabou falecendo naquelas primeiras horas de 7 de agosto de 2022, aos 33 anos de idade. Sua morte causou muita comoção, pois ele tinha muitos fãs e admiradores, além também de ser conhecido até mesmo de alguns artistas. O policial Henrique Velozo, de 30 anos na época foi preso e ficou preso até o julgamento, que aconteceu semana passada, tendo passado três anos preso.

Agora iremos falar a versão dos dois lados, e primeiro a versão da defesa de Leandro Lo

A princípio segundo a defesa de Leandro Lo, o policial Henrique Velozo em dado momento aparece na mesa onde Leandro e seus amigos estavam e pega uma garrafa de bebida e fica provocando, até que o policial é avisado para parar, mas não respeita e Leandro acaba dando um golpe em Henrique e depois pede apenas para ele parar e sair dali de perto. Henrique então anda alguns metros para trás, depois saca a arma e atira em Leandro, e logo em seguida ainda chuta o corpo de Leandro. Alguns dizem que Henrique chutou a cabeça de Leandro, mas nas imagens de segurança não dá pra ver, mas de fato dá pra ver que Henrique chuta alguma coisa, que provavelmente era o corpo de Leandro. Após isso, Henrique sai e vai para um bordel onde passa a noite toda com uma garota de programa, indo se apresentar a polícia apenas no dia seguinte. Além disso testemunhas também relataram que Leandro e Henrique já se conheciam de outra balada e quando Leandro viu Henrique até chegou a comentar com os amigos sobre Henrique.

Agora a versão da defesa de Henrique

Segundo a defesa de Henrique, tudo na verdade começou quando em outra balada havia dado uma confusão entre Leandro e outras pessoas e Henrique então apareceu para apaziguar a situação falando que era policial, e que depois disso meio que ficou "marcado" por Leandro e seus amigos. Até que por fim no fatídico dia da morte de Leandro, lá na boate, pouco antes da tragédia acontecer, Henrique estava passando e foi abordado pelos amigos de Leandro o questionando se ele era aquele policial daquela outra festa e etc., momento esse que segundo Henrique, Leandro o avançou com um golpe conhecido como "baiana", onde a vítima e derrubada pelas pernas. Henrique foi derrubado no chão por Leandro que logo em seguida aplicou um golpe em Henrique, o deixando inconsciente por alguns minutos, até que logo após acordar, segundo Henrique, o Leandro veio de novo para avançar nele, e foi nesse momento que segundo ele, viu que o lutador não iria parar, além também de está cercado de outros lutadores, acabou sacando a arma e atirando em Leandro. Segundo Henrique ele apenas protegeu sua vida.

Por fim, Leandro acabou morrendo e Henrique foi preso, permanecendo preso por três anos, até seu julgamento, que aconteceu em novembro de 2025, onde ele foi absolvido por legítima defesa. O júri foi composto por 7 pessoas, das quais 4 pessoas votaram por sua absolvição, e 3 pessoas votaram pela sua condenação. A absolvição do policial não agradou muita gente que ficaram inconformados e consideraram isso uma injustiça. 

Houve também reflexões sobre a conscientização de lutadores e policiais armados que frequentam baladas, alertando sobre os perigos de uma confusão envolvendo essas características, já que infelizmente houveram muitos casos de lutadores que brigaram em baladas e também policiais de folga que foram armados em baladas.

domingo, 23 de novembro de 2025

#Curiosidades Você sabia que Itajaí é mais antiga do que Blumenau?

Blumenau

Blumenau foi fundada em 1850, mas se emancipou em 1880. Enquanto Itajaí foi fundada em 1824 e se emancipou em 1860.

Quem mora em Itajaí ou Blumenau e conhece um pouco, pelo menos o básico da história das duas cidades, já notaram que Blumenau é oficialmente mais velha do que Itajaí, tendo sido fundada em 2 de setembro de 1950, enquanto que Itajaí é 10 anos mais jovem, tendo sido fundada em 15 de junho de 1860.

Porém esse é um grande erro histórico e que não sei porque o IBGE ou algum instituto do governo brasileiro que cuida dessas paradas relacionadas a história do país ainda não corrigiu. Pois se na História o Estado faz questão de corrigir ou mesmo mudar coisas que não faz o menor sentido, porque não corrigir a data de fundação das cidades brasileiras? Pois Blumenau e Itajaí não são os únicos casos. No Brasil inteiro tem cidades que são consideradas mais velhas do que cidades com ao qual são suas "cidades-mães", como é o caso de Itajaí e Blumenau. Pois o mais curioso disso é que Blumenau era um território itajaiense e se separou somente em 1880, e inclusive essa deveria ser a data de fundação de Blumenau ou se considerassem que a data de fundação de Blumenau seja mesmo 1850, então que a data de fundação de Itajaí seja mesmo 1824, que foi a data em que a cidade foi de fato fundada. Mas vou explicar melhor essa confusão:

Mapa antigo de Santa Catarina

Mapa de Santa Catarina em 1872, onde tinha poucos municípios e aparece Itajaí com um enorme território, onde Blumenau ainda fazia parte. OBS:. Nessa época a região oeste de Santa Catarina ainda pertencia ao Paraná e só foi incorporada ao estado em 1917.

A princípio em meados de 1820, o estado de Santa Catarina era composto por apenas 4 municípios (Hoje são 295 municípios). E eram eles: São Francisco do Sul, Florianópolis, Laguna e Lages. A colonização de Itajaí começou em 1820, coma chegada do diplomata carioca Antônio Menezes Vasconcelos Drumond. Porém a colonização da cidade meio que deu uma pausa em 1821, quando Antônio teve que voltar ao Rio de Janeiro.

Foi então que em 1823 chegou a região o comerciante português vindo de Florianópolis, chamado Agostinho Alves Ramos. Agostinho foi quem de fato fundou Itajaí construindo uma igreja na cidade além também de incentivar a melhoria do então pequeno povoado que nem tinha nome ainda. E por falar em nome foi nesse mesmo ano (1823) que Agostinho solicitou ao bispo do Rio de Janeiro, a criação de um curato na região de Itajaí. O bispo autorizou e em 31 de março de 1824 foi criado na região o "Curato do Santíssimo Sacramento do Itajaí", tendo esse sido o primeiro nome desse povoado, que depois acabou adotando o nome da igreja para a futura cidade que conhecemos como "Itajaí". 

Itajaí já existia na prática e também no religioso, cujo nome era Curato do Santíssimo Sacramento do Itajaí. Mas politicamente a cidade ainda não existia, até que em 12 de agosto de 1833 o pequeno povoado é elevado a categoria de "Freguesia" (O equivalente a Distrito nos dias de hoje). E recebe o nome de "Freguesia do Santíssimo Sacramento do Itajaí". A partir daí Itajaí passa a existir oficialmente, até que pouco mais de 25 anos depois a freguesia se emancipa se torna o município de Itajaí em 15 de junho de 1860 e essa é considerada a data de fundação da cidade.

Agora vou falar de Blumenau

Com Blumenau a história começou em 2 de setembro de 1850, quando o farmacêutico alemão, o doutor Otto Blumenau desembarcou na cidade através do Rio Itajaí Açú junto com dezenas de imigrantes alemães e a partir daí iniciaram a fundação de um povoado, também conhecido na época como "colônia". Nessa época aí todo esse território além de todo o Vale do Itajaí, incluindo também o território da então Freguesia do Santíssimo Sacramento do Itajaí era tudo do município de Porto Belo.

Com o passar dos anos a colônia, que recebeu o nome de "Colônia Blumenau" foi se desenvolvendo rapidamente e impulsionando toda aquela região, e devido a isso houve mais um desmembramento em Santa Catarina, e então como disse antes, em 15 de junho de 1860, Itajaí se separou de Porto Belo e virou também um município e herdou a maior parte do enorme território de Porto Belo, que incluía Blumenau.

Mas Itajaí ficou com esse enorme território por apenas 20 anos, isso porque em 1880, Blumenau, que se desenvolveu rapidamente se separou de Itajaí e também virou um município, e herdando a maior parte do território de Itajaí, que era de cerca de 15 mil km2. Itajaí ficou com apenas 1 mil k2, mas ao longo dos próximos quase 100 anos perdeu mais territórios que viraram municípios, como: Brusque (1881), Camboriú (1884), Penha, Luís Alves e Ilhota (1958) e Navegantes (1962). Atualmente Itajaí tem apenas 280 km2.

Mas voltando ao assunto aqui, Blumenau se separou de Itajaí em 1880, mas considerou que sua fundação em 1850, onde tudo começou. Já Itajaí se separou de Porto Belo em 1860 e considerou essa a sua data de fundação, e ignorou toda a sua história antiga que remonta a 1820. E hoje é considerada mais jovem que Blumenau, sendo que Blumenau é mais jovem do que Itajaí, além do fato de não fazer sentido nenhum uma cidade que se separou de outra ser considerada mais velha do que essa outra. E como disse antes... Existe muitos outros casos assim no Brasil inteiro, por isso os institutos que cuidam da parte histórica brasileira deveriam rever e corrigir esses erros históricos.

O que era um Curato?

O que era um Curato?

Praça em frente a Igreja Imaculada Conceição em Itajaí, década de 1890. Foi nessa igreja que foi fundado o Curato do Santíssimo Sacramento do Itajaí, que influenciou na fundação da cidade.

As igrejas cristãs de porte grande são em sua maioria organizadas territorialmente em várias divisões, onde nas igrejas evangélicas essas divisões são administradas por um pastor-presidente, missionário, apóstolo, diretor ou outra nomenclatura.

Na Igreja Católica essas divisões administrativas são mais evidentes e possui uma forte hierarquia composta pelas seguintes divisões:

Arquidiocese - São territórios de maior importância, sediados em cidades importantes, como capitais e cidades de médio-grande porte.

Diocese - São territórios de média importância e inclusive são os mais numerosos da Igreja, tendo no Brasil cerca de 275 dioceses, enquanto que existem cerca de 40 Arquidioceses. As dioceses ficam sediadas em cidades de médio porte.

Prelazia - São territórios da Igreja sediados em povoados ou cidades pequenas, e que quando ganham importância, são elevados a categoria de Dioceses.

Curato - É o mesmo que Prelazia, porém era mais comum antigamente, e eram territórios da Igreja sediados em pequenos povoados de pouca importância, como antigo Curato do Santíssimo Sacramento do Itajaí, fundado em 1824 onde hoje é a cidade de Itajaí, em Santa Catarina. Hoje em dia a Igreja costuma usar mais o termo "Prelazia", para se referir a esses territórios de pouca importância.

#Notícias - Faleceu dirigente do Partido da Causa Operária, vítima de leucemia

Natália Pimenta

Natália Pimenta era dirigente do Partido da Causa Operária.

Faleceu ontem dia 22 de novembro a dirigente nacional do PCO (Partido da Causa Operária), Natália Pimenta. Ela era dirigente nacional do partido e era conhecida por suas opiniões em apoio a Palestina e também por críticas ao Estado de Israel. Natália tinha 40 anos e lutava contra um câncer de mama a cerca de três anos, e em janeiro desse ano ela teve complicações, mas logo em seguida fez uma cirurgia bem sucedida e estava tudo correndo bem, mas infelizmente em julho desse ano ela adquiriu uma leucemia e havia inclusive entrado na justiça para conseguir um remédio que só tem nos Estados Unidos, porém uma juíza negou o pedido e Natália continuou lutando por sua vida, mas infelizmente veio a falecer ontem. Seu enterro aconteceu hoje domingo 23. Na internet muitas pessoas a homenagearam.

#Editorial - Eu percebi que o brasileiro tem uma espécie de "amor e ódio" pelos ricos

Rico

O brasileiro tem uma espécie de amor e ódio pelos ricos.

Há uma coisa em que eu percebi no brasileiro... Que o brasileiro tem uma espécie de "amor e ódio" pelos ricos. Ou seja... Por um lado, os brasileiros demonizam os ricos, os consideram os seres mais repugnantes da face da terra, mas por outro lado, o que um rico faz ou dita o brasileiro abaixa a cabeça, aceita calado, e ai de quem criticar: Você é taxado de "invejoso", que "não produz nada", que você "faz peso na terra", entre outros adjetivos.

É claro que não é todo brasileiro que é assim e que os brasileiros que são assim não possuem essa duas personalidades ao mesmo tempo. É assim: Uma parte dos brasileiros odeiam os ricos, e outra parte dos brasileiros idolatram os ricos. Basicamente as pessoas de esquerda mais radical são as que odeiam os ricos, e as pessoas de direita mais radical são as que idolatram os ricos.

Eu percebi isso depois que teve aquele caso onde o apresentador e empresário famoso Roberto Justus publicou uma foto de sua esposa e filha pequena onde a menina segurava uma bolsa que custava se não me engano 20 mil reais. E todo mundo no Brasil sabe que Roberto Justus é um homem muito rico. Foi só ele publicar essa foto, que nas redes sociais houve muita gente o condenando, e teve pessoas que desejaram até a morte na guilhotina para Roberto Justus e sua família. Tudo isso porque o cara tem dinheiro.

Aí por um outro lado teve uma notícia que não repercutiu muito onde o empresário Luciano Hang supostamente estaria interessado em desmatar uma área florestal de pouco mais de 20 mil m2 em pleno Centro da cidade de Matinhos, no litoral do Paraná. O caso em questão é uma área de preservação ambiental no Centro da cidade, que tem 31 mil m2 e Luciano Hang estaria fazendo um acordo com a prefeitura para comprar e desmatar a maior parte dessa área, deixando apenas 9 mil m2 para preservação, e o restante para construir uma loja Havan. Porém um vereador denunciou, o caso foi parar na imprensa e a prefeitura acabou desistindo dessa "parceria" com Luciano Hang.

Até que a uns tempos atrás Luciano Hang fez um post criticando os defensores da natureza onde ele os chamam de "Ecochatos" e perguntei pra ele se é verdade essa história lá da cidade de Matinhos. Ele me respondeu dizendo que aquilo era uma invenção de um deputado do PT e que eu não devo ficar acreditando em tudo que vejo ou leio na internet. Beleza, é opinião dele.

Mas aí vieram os cachorrinhos do Luciano Hang me atacar e teve até um rapaz que pra tentar defender o desmatamento causado por um rico (Que é o Luciano Hang), ele até comparou o bairro onde eu moro e disse que o mesmo já foi uma floresta e que foi desmatado para construir casas onde eu moro, e blá blá blá. Uma comparação que não faz o menor sentido, pois uma coisa é um bairro antigo (Que é o bairro onde eu moro) onde láaaaa no passado quando nem tinha essas paradas de preocupações ambientais, o local ser desmatado e construído um bairro e depois comparar com uma área florestal no Centro a cidade rodeada por áreas urbanas, casas prédios e que por sinal fica muito bonito uma floresta no meio da cidade, além também de estar-mos em 2025 e aí querer desmatar uma área dessa de grande importância, e justamente numa época onde se tem conscientização ambiental.

Mas esse é apenas um exemplo de como o brasileiro pelo menos grande parte dos brasileiros tem um amor e ódio pelos ricos. Ou seja.... de um lado há os que consideram os ricos os demônios, que não deveriam existir. E por outro lado há os que consideram os ricos como sendo deuses e que só faltam servirem de tapetes para ricos. Calma gente! Vamos maneirar né. Não precisam ter ódio de ricos, mas também não precisam ser cadelas de rico. É possível fazer uma crítica saudável a pessoas ricas, como também é possível admirar pessoas ricas de forma saudável também.

#Notícias - Homem discursa em vigília a Jair Bolsonaro faz críticas a ex presidente e é agredido

Homem é expulso da manifestação

Logo após tecer críticas a Bolsonaro, o homem foi expulso da vigília e até agredido por apoiadores do ex presidente.

Recentemente durante uma vigília feita em frente a Polícia Federal em Brasília onde o ex presidente Jair Bolsonaro se encontra preso preventivamente, um grupo de apoiadores liderados por um de seus filhos, Flávio Bolsonaro, um homem que se apresentou como um dos apoiadores de Bolsonaro começou a discursar, até que em dado momento ele deu um sermão em Bolsonaro dizendo que ele tem que pagar pelos seus crimes e por sua suposta responsabilidade na morte de 700 mil pessoas por coronavírus no Brasil durante a pandemia, além também de chamar os aliados de Bolsonaro de "pessoas do mal". E foi nesse momento que o homem, ainda não identificado começou a sofrer vaias e foi expulso do local, e até mesmo agredido, onde em dado momento chegou até a levar um chute de um dos apoiadores de Jair Bolsonaro.

sábado, 22 de novembro de 2025

Cotidiano - Há seis anos atrás falecia Gugu Liberato

Gugu

Gugu ficou conhecido por apresentar o programa Domingo Legal, na SBT, mas depois foi para a TV Record, onde apresentou o programa conhecido como "Programa do Gugu".

Há seis anos atrás, em 21 de novembro de 2019 o apresentador de televisão Augusto Liberato, mais conhecido como Gugu acabou falecendo em um acidente doméstico ocorrido em sua casa, na cidade de Orlando nos Estados Unidos. Gugu estava passando as férias em sua casa quando subiu no sótão da casa para consertar um ar condicionado, momento em que logo em seguida ele caiu no chão e bateu com a cabeça. Gugu foi levado ao hospital e internado e horas depois surgiu um "boato" de que ele tinha morrido, porém logo depois foi desmentido, mas logo em seguida foi confirmado que ele realmente morreu.

A morte de Gugu comoveu o Brasil inteiro e houve uma grande cerimônia de despedida. Gugu ficou nacionalmente conhecido a partir dos anos 90 quando ele apresentava o famoso programa de auditório Domingo Legal, na emissora SBT, famoso programa que tinha muita audiência e quadros memoráveis como a famosa "Banheira do Gugu", além também de reportagens que marcaram a televisão brasileira, além também de apresentações que hoje seriam consideradas polêmicas, como mulheres de topless, entre outras apresentações. Gugu apresentou  o Domingo Legal até 2009, quando foi transferido para a TV Record, emissora que permaneceu até a época de sua morte.

#Notícias - Personal trainer é assassinado pela ex mulher em Itajaí

Guilherme Montani

Guilherme Montani era personal trainer e trabalhava em uma academia no Centro da cidade.

Recentemente na última terça feira dia 18 de novembro, um crime chocou a cidade de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina. Isso porque um personal trainer, identificado como Guilherme Montani foi assassinado a tiros pela ex mulher, identificada como Juliana Ferraz. O rapaz estava saindo do trabalho, que era em uma academia no Centro da cidade, quando foi pegar sua moto foi surpreendido pela ex mulher, que atirou várias vezes nele, sendo ao todo cerca de sete disparos, o que fez com que ele morresse ainda no local.

Guilherme havia acabado de ficar noivo de outra mulher, que é sua atual namorada, porém a ex não aceitava o fim do relacionamento e acabou o matando por isso. O crime chocou a cidade e no dia seguinte muita gente fez uma vigília em homenagem a Guilherme na praça que fica em frente a academia onde ele trabalhava.

Hoje na História - Há exatos 62 anos presidente americano era assassinado...

John Kennedy

John Kennedy desfilando em carro aberto momentos antes de ser assassinado.

Há exatos 62 anos atrás, em 22 de novembro de 1963 durante uma visita a cidade de Dallas, capital do estado americano do Texas, o então presidente americano John Kennedy foi assassinado a tiros em um carro aberto. Foram dois tiros fatais que mataram o presidente. Um primeiro tiro acertou o pescoço, e o segundo e mas fatal acertou a cabeça. A morte do presidente causou comoção mundial e acirrou ainda mais as hostilidades entre Estados Unidos e a União Soviética, em meio a Guerra Fria, que era um conflito ideológico entre esses dois países, que eram as potências mais poderosas da época. Além também de levantar muitas teorias da conspiração, já que o assassino de John Kennedy foi assassinado no dia seguinte ao vivo por um atirador, e o atirador, que foi preso logo em seguida acabou morrendo de câncer na prisão em 1967.

#Urgente - Jair Bolsonaro acaba de ser preso...

Jair Bolsonaro

Ex presidente acaba de ser preso.

Recentemente na manhã de hoje o ex presidente do Brasil, Jair Bolsonaro acabou de ser preso por ordens de Alexandre de Moraes. A Polícia Federal cumpriu ordens e prendeu Bolsonaro. A princípio a alguns meses atrás Bolsonaro havia sido julgado e condenado a prisão domiciliar devido a uma suposta tentativa de golpe de estado em 2022, quando ainda era presidente do Brasil e era véspera das eleições daquele ano. 

Além disso Bolsonaro está envolvido naqueles atos golpistas onde milhões de pessoas no Brasil inteiro e que eram seus apoiadores ficaram em frente aos quartéis e marinha logo após as eleições de 2022, onde o atual presidente Lula ganhou. Jair Bolsonaro evitou pedir para que aquelas pessoas voltassem para casa, já que elas confiavam muito nele. E além disso em 8 de janeiro de 2023 outros manifestantes apoiadores de Bolsonaro invadiram o Congresso Nacional, onde dezenas foram presos e condenados, e mais uma vez Jair Bolsonaro teve seu nome envolvido nessa confusão e seu julgamento ocorreu esse ano, e agora pela manhã de hoje ele acaba de ser preso.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

#Notícias - Deputado do PT briga na rua em Curitiba e apanha

Renato Freitas

Deputado se envolveu em briga nas ruas de Curitiba.

Recentemente uma cena lamentável aconteceu no meio da rua na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. O deputado Renato Freitas do PT (Partido dos Trabalhadores), que ficou nacionalmente conhecido a uns anos atrás por invadir e vandalizar uma igreja conhecida como "Igreja de Nossa Senhora do Rosário" em Curitiba, se envolveu em mais uma polêmica. Ele aparece em vídeo filmado por transeuntes discutindo com um rapaz de roupa preta identificado como Wesley. Renato está acompanhado de um outro rapaz, mas opta por tomar a frente e ir para cima do rapaz de preto, onde no começo da briga, Renato dá vários chutes em Wesley e grita ao mesmo tempo, enquanto que em dado momento, Wesley dá um soco em Renato que cai no chão e logo em seguida começa a sangrar pelo nariz, mas mesmo assim ele vai pra cima do rapaz e em outro momento os dois se atacam, onde Renato tenta dar um enforcamento em Wesley. Mas no fim das contas Renato saiu ferido e foi flagrado saindo de um postinho de saúde após tratar o machucado no nariz.

Nas redes sociais os dois foram criticados. De um lado houve quem criticou Wesley e em meio ao dia da Consciência Negra, que foi ontem, muita gente, em especial da Esquerda usou o fato para dizer que Renato foi vítima de racismo, (lembrando que o agressor de Renato é pardo, e não é branco). E por outro lado houve quem criticou Renato, dizendo que ele é muito revoltado e que só sabe provocar confusão, levando em conta que a uns anos atrás ele invadiu uma igreja.

#Política - Chanceler alemão detona Belém do Pará e se nega a pedir desculpas

Friedrich Merz

Friedrich Merz detonou Belém do Pará e se recusou a pedir desculpas.

Recentemente aconteceu o evento Cop30 na cidade de Belém, capital do Pará, um grande evento onde burocratas se reúnem para resolver os problemas climáticos que acontecem no mundo. Durante o evento que ocorreu na cidade de Belém, muita gente do mundo inteiro, incluindo turistas se hospedaram na cidade, e muitos problemas que a cidade enfrenta, principalmente de infra estrutura ficaram bem evidentes, e tão evidentes que logo após deixar o Brasil, o chanceler alemão Friedrich Merz disse que ele e seus compatriotas alemães estavam feliz em deixar Belém do Pará. 

A fala polêmica dele desagradou muita gente, e mesmo diante da pressão ele se recusou a pedir desculpas. Mas por outro lado vale lembrar também que muita gente concordou com ele diz que não dá pra negar a dura realidade de Belém do Pará, onde boa parte de sua infra estrutura é precária, além também do fato de que 57% da população da cidade vive em favelas, o que seria uma vergonha para uma grande cidade, e ainda mais se tratando de uma grande capital do Brasil.

#História - Qual foi a primeira potência da História?

O Egito é considerado a primeira super potência mundial. O país tem mais de 5 mil anos, tendo sido fundado em 3.150 A.C. Ao longo dos milêni...