Silvio Santos tinha 93 anos e foi um dos maiores apresentadores do Brasil.
Recentemente o famoso apresentador de televisão brasileiro, Silvio Santos acabou falecendo, aos 93 anos. Ainda não sabemos as causas de sua morte, porém ele já estava internado fazia cerca de 1 mês. O sepultamento foi no cemitério israelita de São Paulo, já que Silvio Santos era judeu, e foi acompanhado pelos familiares e pessoas próximas. Muita gente no Brasil inteiro ficou comovido com sua morte, já que ele era carismático e estava sempre presente na televisão brasileira a praticamente 6 décadas.
Quem foi Silvio Santos?
Senor Abravanel {Seu nome de batismo}, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1930, e era filho de imigrantes judeus que haviam deixado o recém findado Império Otomano, logo após o fim da Primeira Guerra Mundial e vieram começar uma nova vida no Brasil. Silvio Santos tinha 4 irmãos e teve uma educação e uma família comum.
Durante sua juventude ele começou no mundo dos negócios como camelô, e aos poucos foi crescendo. Já na década de 50 já tinha um certo destaque, e nessa mesma época, em 1958 ele fundou o Grupo Silvio Santos, uma corporação que administra todas as suas empresas, como a SBT {Emissora de televisão}, Jequiti {Empresa de cosméticos}, Sofitel {Hotel no litoral de São Paulo}, outras empresas e também outras empresas ligadas a SBT, fazendo desta uma das maiores corporações do Brasil.
Mas foi mesmo nos anos 60 que Silvio Santos começou a ficar famoso, já que ele virou também apresentador, criou o famoso Baú da Felicidade. Além disso em 1962 ele criou e passou a apresentar o Programa Silvio Santos, que chegou a entrar para o Guinnes Book {Livro dos Recordes}, como o programa de televisão brasileiro que mais tempo ficou no ar, e isso já em 1994 seu programa já tinha virado um recorde.
Inicialmente seu programa foi apresentado em outras emissoras, como a TV Tupi, TV Globo, entre outras. Até que em 1976 ele conseguiu uma concessão de televisão na cidade do Rio de Janeiro e fundou a emissora TVS, onde desta emissora passou também a apresentar seu programa. E alguns anos depois, em 1981, com a falência da TV Tupi, Silvio Santos conseguiu arrendar a concessão da TV Tupi de São Paulo, e como já tinha a TVS no Rio de Janeiro, ele então fundou uma nova rede de televisão nesse ano, a SBT {Sistema Brasileiro de Televisão}, cuja matriz passou a ser a concessão adquirida em São Paulo. Além disso boa parte das emissoras de televisão afiliadas da TV Tupi no Brasil inteiro passaram então a serem afiliadas da SBT. E como a TV Tupi era uma emissora grande, a SBT acabou por já ser ainda nos anos 80 uma emissora de televisão grande.
Nos próximos anos, principalmente nos anos 90, a SBT se destaca como a segunda maior e mais assistida emissora de televisão no Brasil, ficando nessa posição até 2007, quando perde a liderança para a TV Record. Silvio Santos ficou ainda mais em destaque também nos anos 90, embora já era bem famoso a muitos anos.
No fim dos anos 2000, ele acaba por ter um prejuízo em sua corporação, o Grupo Silvio Santos, onde teve que vender empresas como o banco Pan Americano, além de ver a SBT perder a vice liderança para a TV Record. Porém anos depois, Silvio Santos deu a volta por cima e além disso a SBT voltou a vice liderança.
Ele continuou no comando da SBT e de suas empresas até pouco tempo atrás, além de continuar apresentando seu velho Programa Silvio Santos, que praticamente entrou de vez para a história da televisão brasileira, quiçá do mundo como um dos programas mais famosos e duradouros. Silvio Santos recebeu também muitas homenagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário