segunda-feira, 1 de julho de 2024

Como Jair Bolsonaro deturpou o Conservadorismo...

Como Jair Bolsonaro deturpou o Conservadorismo...

Jair Bolsonaro deturpou o Conservadorismo fazendo com que muitas pessoas pensam que Religião e Conservadorismo são sinônimos, o que não é!!

Eu sempre fui Conservador, praticamente desde pequeno, e embora hoje tenho 30 anos de idade, sou estudante de História e sei que boa parte dos estudantes de História e também de professores de História são Progressistas, eu me mantive Conservador, porque o Conservadorismo nada mais é do que "manter o que funciona", Conservadorismo é "estabilidade". E nada mais do que uma sociedade equilibrada quando ela se mantém Conservadora, e não retrógrada, pois uma sociedade retrógrada é aquela que não aceita mudanças de jeito nenhum, mesmo mudanças que valem a pena, diferentemente do Conservadorismo, que mantém o que funciona. 

E nos últimos anos viemos que o Brasil, que sempre foi conservador, passou a clamar por uma representatividade conservadora. Pois durante décadas o Brasil foi representado por líderes e grupos políticos de esquerda, que ao longo de décadas queimaram a imagem do Brasil lá fora, no exterior. Hoje infelizmente na maioria dos países, sobretudo europeus e nos Estados Unidos, o Brasil é conhecido por ser o país do "carnaval", "mulher seminua" {Por causa do carnaval}, putaria e por aí vai. Algo que é totalmente o contrário da maior parte do Brasil em geral. Sendo que o Brasil é na realidade um país conservador, e por ironia do destino, é justamente a Europa e os Estados Unidos que tem o maior índice de putaria. A diferença é que a Europa e os Estados Unidos souberam vender uma imagem de "civilizados" perante o mundo, e aliado ao fato de serem regiões bem sucedidas, isso acaba entrando no imaginário do brasileiro médio comum, de que a Europa e os Estados Unidos são exemplos de moralidade, civilidade e decência, o que não é.

E como o povo brasileiro começou a clamar por uma representatividade conservadora, o que mais apareceu nos últimos anos foi pseudo conservadores, principalmente sobre o já estereotipado lema: "Deus, família e etc". E isso após a ascensção de Jair Bolsonaro, que antes de se tornar presidente do Brasil em 2018, já começava a ficar conhecido no Brasil inteiro a partir de 2015 e em 2016 já estava consolidado sua popularidade.

Jair Bolsonaro teve um papel importante também no clamor dos brasileiros por uma representatividade conservadora no Brasil. Porém infelizmente ele não soube muito bem conduzir isso de forma mais eficiente ao se aproximar demais de líderes religiosos, e principalmente: Usar e religião meio político, pois isso de certa forma acabou deturpando o Conservadorismo, fazendo com que grande parte das pessoas, ou mesmo a maioria das pessoas achem que Religiosidade e Conservadorismo são sinônimos, e não é, pois o Conservadorismo defende a permanência do que deu certo, e como coincidentemente as religiões, sejam elas Cristãs, Judaicas, Islâmicas, Hindus e por aí vai, já tem o costume de manter certas tradições mesmo que passem centenas de anos, isso acabou de uma certa forma coincidindo com o Conservadorismo. Só que ao contrário das religiões, o conservadorismo defende o que funciona e aceita mudanças, desde que elas sejam benéficas para a sociedade, enquanto que as religiões não aceitam mudanças, mesmo que não sejam benéficas para a sociedade, ou quando mudam, é porque realmente é extremamente anti-ético manter certas tradições religiosas nos tempos atuais. Como por exemplo: Você sabia que a Bíblia exige que matem quem trabalha sábado? Porém como é extremamente anti-ético por em prática essa tradição nos dias de hoje, as Igrejas não aplica essa tradição hoje em dia, apenas {Algumas Igrejas} recomenda que seus fiéis não trabalhem sábado. Mas outras tradições que estão na Bíblia, mesmo que não faz sentido, ainda continuam sendo aplicadas, o que não acontece no conservadorismo. Por isso o conservadorismo e a religião não são sinônimos e não tem nada a ver uma com a outra, apenas uma pequena coincidência no fato de que o conservadorismo defende a permanência de certos costumes, porém, vale ressaltar aqui: São costumes que funcionam e são benéficos para a sociedade.

E Jair Bolsonaro, acabou misturando muito a religião com o conservadorismo, e como em seu governo também houve falhas, além também da atração por muitos religiosos fanáticos, isso acabou de certa forma deturpando o Conservadorismo no Brasil. Mas o lado bom é que pessoas com bom senso, conservadores com bom senso são minorias no Brasil, e embora tenhamos errado um pouco numa representatividade conservadora no Brasil, estamos no caminho do desenvolvimento intelectual, pois afinal de contas o brasileiro de 2024 não é mais o brasileiro de 2004 que não se interessava por Política e só queria saber de BBB, Futebol e Novelas, como uma maneira de relaxar perante os problemas que o país passava naquela época....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...