Além de escolas, nos Estados Unidos instituições públicas de natação também exigiam a Natação Nua.
Dentre as mais diversas histórias do cotidiano da sociedade, existem certas curiosidades que grande parte das pessoas nem sabem ou mesmo nunca ouviu falar, mesmo que tenha acontecido no passado de seu país. E no mundo dos esportes, vale a pena saber de uma curiosidade um tanto peculiar, mas que praticamente nenhum site de esporte aqui no Brasil já abordou sobre isso. Trata-se da Natação Nua, um esporte que na verdade é bem antigo, praticado já pelos gregos, mas que em diversas civilizações foi adaptada para que seus participantes usassem vestimentas, pois afinal de contas nudez no esporte é constrangedor, e não há necessidade nenhuma de as partes íntimas ficar expostas. Mas como antigamente existiam costumes bem sem noção, esse é o caso da Natação Nua que as escolas do país mais desenvolvido do mundo literalmente obrigava seus alunos a praticar tal ato. Mas lembrando que a obrigação era apenas para os homens, pois por incrível que pareça antigamente a nudez masculina era até mais aceita do que a nudez feminina. Mas sem delongas e milongas, irei explicar com era a Natação Nua nas escolas dos Estados Unidos e como tudo isso começou.
Princípio de tudo
Como disse antes, a Natação Nua é muito antiga, e já era praticada pelos gregos, e aliás, a palavra "Ginásio" que é de origem grega, significa "Ficar Nú". Isso porque na Grécia Antiga os esportes eram praticados pelas pessoas completamente nuas. Mas eram apenas homens que praticavam esporte nús, e apenas homens poderiam assistir outros homens praticando esportes nús. E nos Estados Unidos era a mesma coisa, nas escolas americanas eram apenas homens que praticavam Natação Nua, e apenas homens poderiam está dentro do local. Mulheres não poderiam ver os homens praticando Natação Nua e elas tinham o espaço somente delas, ou em algumas escolas, as aulas eram revezadas, ou seja, uma hora era a aulas dos homens, onde só tinham homens, e depois era as aulas das mulheres, onde só tinham mulheres.
Começo da Natação Nua nos Estados Unidos
Por volta da década de 1880 começou a ser fundado nos Estados Unidos clubes para que meninos e rapazes pudessem praticar esportes e não ficar a toa, e um dos clubes mais conhecidos no país era um chamado Associação Cristã de Moços, mas que era mais conhecido pela sua sigla em inglês "YMCA". Nessa e outras instituições existiam aulas de natação para os meninos e rapazes, e inspirados nos antigos gregos, eles eram obrigado a praticar Natação Nua. Nessa época e durante muitas décadas, meninas e moças não eram aceitas nesses clubes.
Escolas americanas começam a implantar Natação Nua
Nos Estados Unidos já eram bem comum as escolas terem aulas de natação para seus alunos, e foi assim durante um bom tempo e talvez até os dias atuais. Mas em 1926 uma instituição americana de saúde exigiu que todos os estabelecimentos que oferece aulas de natação, os alunos deveriam nadar nús, pois os motivos alegados é de que o tecido das roupas de banho soltava materiais que poderiam entupir os ralos, além também do corpo poder ficar mais livre. Essa decisão por si só já era um absurdo, mas o absurdo ainda maior é que apenas meninos, rapazes e homens eram obrigados a fazer aulas de Natação Nua. As meninas, moças e mulheres tinham era obrigatório o uso do maiô. Isso era uma grande contradição, porém o real motivo do porque as meninas e moças eram obrigadas a usarem maiôs nas aulas de natação era por conta de "modéstia", sim isso mesmo, pois como disse antes, a nudez masculina antigamente era mais aceita do que a feminina. Pois antigamente homens eram encorajados a "não serem tímidos", já mulheres eram encorajadas a "serem tímidas", recatadas e por aí vai.
Mas embora os meninos e rapazes eram obrigados a fazerem aulas de Natação Nua nas escolas, as aulas de natação eram segregados por gêneros, ou seja, as aulas eram separadas com aulas só para meninos e rapazes {Onde meninas e moças não poderiam está ali no mesmo ambiente}, e só para meninas e moças {Onde meninos e rapazes não poderiam está ali no mesmo ambiente também}. Além disso segundo depoimentos de homens que eram meninos e rapazes antigamente entre as décadas de 50 e 60 {Nessa época a Natação Nua ainda eram obrigatórias}, existiam aos finais de semana competições de Natação nas escolas, onde familiares e o público em geral, incluindo mulheres e meninas poderiam assistir as competições, onde os meninos e rapazes estavam completamente nús, mesmo com a presença de familiares, pois segundo relatos desses homens, a nudez naquela época não era sexualizada como hoje, mesmo alguns relatando que as vezes as moças costumavam espionar os rapazes praticando Natação Nua.
Em fins dos anos 40 algumas escolas americanas passaram a permitir que meninas e moças pudessem fazer aulas de Natação Nua, além disso há relatos também de mulheres que eram meninas e moças naquela época de que os maiôs eram extremamente desconfortável. Mas houve também protesto por parte de alguns pais de meninas e moças que não aceitavam que suas filhas praticassem Natação Nua.
O fim da Natação Nua nas escolas dos Estados Unidos
O fim da Natação Nua nas escolas dos Estados Unidos se deu na década de 60, mas foi aos poucos, e os motivos é por conta de mudanças comportamentais, Revolução Sexual, movimentos de direitos humanos, além também de movimentos de direitos iguais entre homens e mulheres, já que começou a ficar inadmissível meninos e rapazes serem obrigados a se despir contra sua vontade, enquanto meninas e moças tinham a liberdade de escolherem se querem ou não fazer isso, foi aos poucos minando esse costume um tanto quanto bizarro. Aos poucos a Natação Nua nas escolas do país foi acabando e já nos anos 80 já não tinha mais, além também de que após o fim da obrigatoriedade da Natação Nua, meninos e meninas puderam praticar natação juntos no mesmo ambiente. Hoje em dia esse costume costuma ser motivo de vergonha nos Estados Unidos, com homens que eram meninos naquela época que passaram um sufoco terrível ao serem obrigados a se despirem na frente dos outros por conta de timidez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário