sábado, 13 de julho de 2024

Conheça alguns municípios de Santa Catarina que eram enormes

Conheça alguns municípios de Santa Catarina que eram enormes.

Panorama de Itajaí na década de 70. No fundo a direita o Palácio Marcos Konder, atual museu histórico da cidade. A última perda territorial do município foi alguns anos antes, em 1962, quando Navegantes se separou de Itajaí.

A colonização do Brasil começou em 1532 quando foi fundada a cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, e que é a cidade mais antiga do Brasil. Com o passar dos anos foram sendo fundadas outras cidades no Brasil, e inicialmente essas cidades ou municípios {Não sei no século XVI e XVII ainda existia o termo "município"}, tinham territórios grandes, e algumas bem grandes por sinal, e que ficaram assim até os dias de hoje. Um exemplo disso é o município de Altamira, no Pará, que chegou a ter 297 mil km2 em 1966, e atualmente tem 159 mil km2, e mesmo assim é o maior município do Brasil e um dos maiores do mundo. Ele é maior inclusive do que o próprio estado de Santa Catarina e muitos outros estados do Brasil.

Mas voltando ao assunto aqui, muitos municípios tinham um território bem grande em seu início, devido a pouca urbanização do Brasil na época e também pela população que era bem menor. Mas sobretudo principalmente pela pouca urbanização da época é que esses municípios tinham um território bem grande. E conheça aqui alguns desses municípios.

Joinville

O município de Joinville foi fundado em 1851 por imigrantes alemães, suíços e noruegueses, que desembarcaram na região em 9 de março daquele ano e começaram a morar na região em uma espécie de um grande "loteamento" feito pela empresa Sociedade Colonizadora de Hamburgo, pois tempos antes a princesa dona Francisca havia vendido essas terras para essa empresa imobiliária alemã, que então loteou a região fundando uma loteamento mesmo, que passou a se chamar "Colônia Dona Francisca", e que ficava dentro do território do já existente município de São Francisco do Sul.

Até que em 1866, a colônia seque já via se tornado um distrito um tempo antes, se emancipou de São Francisco do Sul e passou a ser o atual município de Joinville, que inicialmente tinha cerca de 10 mil km2, duas vezes maior do que a Cisjordândia por exemplo. E município extenso continuou assim por um bom tempo, até que foram feitas depois divisões dando origens a novos municípios, como Jaraguá do Sul em 1934, entre outros. Hoje por incrível que pareça Joinville é também um dos maiores municípios de Santa Catarina em território, com uma área de 1.181 km2, quase do tamanho do município do Rio de Janeiro.

Itajaí

Sim... A nossa querida Itajaí, onde fica a nossa redação também já foi um dos maiores municípios de Santa Catarina em área territorial. A história do município começa em 1658 quando o migrante paulista João Dias de Arzão veio colonizar a região próxima ali do começo do Rio Itajaí Açú entre Navegantes e o atual Centro de Itajaí. Porém foi mesmo a partir da década de 1750 que vieram uma grande quantidade de portugueses oriundos de Açores,da ilha da Madeira, mas que moravam em Florianópolis e que fugiram de uma invasão espanhola em Florianópolis, que esses imigrantes então passaram a ocupar a região onde hoje é Itajaí.

Mas o pontapé inicial para a fundação da cidade veio em 1824, com o comerciante português Agostinho Alves Ramos, que ao se estabelecer na região mandou construir uma capela que deu origem a Igreja da Imaculada Conceição, a famosa igrejinha amarelinha que fica em frente ao Píer Turístico. Logo após a construção da capela, que inicialmente era de madeira, Agostinho solicitou ao bispo do Rio de Janeiro {Então capital do Brasil}, a criação de um "Curato" conhecido também como "Diocese", que é um território religioso dotado de nome e personalidade jurídica e que passou a se chamar "Curato do Santíssimo Sacramento de Itajaí". O nome "Itajaí" é um nome de origem indígena, já que índios moravam aqui antes da colonização.

Com o passar dos anos o povoado foi crescendo e ganhando importância até que em 1833 o povoado passou a ser dotado de personalidade jurídica perante o Estado, quando passou a se chamar oficialmente "Distrito do Santíssimo Sacramento de Itajaí", e que ainda fazia parte do recém criado Município de Porto Belo, (Criado em 1832}.

Com o passar dos anos o então Distrito de Itajaí foi crescendo e se desenvolvendo, até que em 1860 se desmembrou de Porto Belo e virou o atual Município de Itajaí, e com isso herdando um enorme território de 15 mil km2, indo até o atual município de Rio do Sul. Só pra se ter uma ideia, Itajaí era tão grande que ocupava toda a atual região do Vale do Itajaí, e municípios importantes como: Blumenau, Brusque, Gaspar, Camboriú, Navegantes, entre outros faziam parte do território itajaiense.

Mas o enorme território de Itajaí durou pouco, e em 1880, Blumenau se desmembrou de Itajaí herdando cerca de 10 mil km2 de Itajaí e virou também um município. Itajaí, agora com um território reduzido sofreu mais perdas territoriais como: Brusque {1881}, Camboriú {1884}, Penha {1958}, Luís Alves {1958}, Ilhota {1958} e Navegantes {1962}. Desde 1962 que Itajaí não sofreu mais perdas territoriais. E sua área atualmente é de 284 km2, embora a uns 20 anos atrás era declarado que o município tinha 304 km2.

Chapecó

Esse é outro município que assim como Itajaí também já teve um território enorme e inclusive chegaram a ter quase o mesmo tamanho. Chapecó chegou a ter 14 mil km2 e ocupava praticamente todo o Oeste de Santa Catarina. A história do município é um tanto quanto diferente, pois tudo começou ainda em 1859 quando haviam questões envolvendo aquele território e também territórios em volta localizados hoje no Paraná, entre a Argentina e o Brasil.

Até que para assegurar a posse do território, o Brasil fundou em 1882 a "Colônia Militar do Xapecó" {Sim o nome era grafado com "X" na época}. E assim ficou por um bom tempo. E vale lembrar também que todo esse território fazia parte do Paraná, até que entre 1912 e 1916 houve na região a Guerra do Contestado, uma guerra envolvendo pessoas poderosas da região que tomaram terras de pessoas mais vulneráveis. Além disso nessa época estava uma incerteza entre Santa Catarina e o Paraná quanto a posse daquele território, até que no fim das contas decidiu-se que todo aquela território {O Oeste de Santa Catarina}, iria fazer parte de Santa Catarina.

E com isso após oficialmente esse território fazer parte de Santa Catarina, foi então criado em 25 de agosto de 1917 o Município de Chapecó, que ocupava todo o Oeste de Santa Catarina, com uma extensa área de 14 mil km2. Mas a medida que as décadas foram se passando, a região foi aumentando sua área urbana e também recebendo muitos migrantes gaúchos que ocuparam a região. Com isso foram surgindo novos assentamentos urbanos em todo canto do vasto município.

E o aumento das áreas urbanas se intensificou no Brasil inteiro praticamente e foi a partir dos anos 40, e com isso nos anos 50 foram criados no Brasil uma infinidade de novos municípios até os anos 90, fazendo com que o Brasil passasse de 1,7 mil municípios em 1940 para 5,5 mil municípios em 2000. E com Chapecó não foi diferente, em 1953 o município começou a ser desmembrado e poucos anos depois já haviam sido criados mais de 30 municípios da região, todos eles desmembrados de Chapecó {Embora alguns tenham sido desmembrados de outros municípios, mas esses outros municípios já tinham sido desmembrados de Chapecó}.

Atualmente Chapecó segue sendo a principal cidade do Oeste catarinense, com uma população de mais de 300 mil habitantes, uma área territorial de 600 km2, além também da sua economia que é a maior da região, e se destacando com uma das principais cidades de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...