A barba serve também como um Dimorfismo Sexual, que ajuda a diferenciar homens e mulheres.
A barba é um acessório natural que faz parte de todo homem no mundo inteiro, e somente homens tem barba. A barba historicamente já teve vários significados, além também de durante a História ela foi símbolo de masculinidade, inteligência, estilo, mas também de... sujeira. Sim a barba já foi considerado algo desagradável em dois períodos nos últimos 400 anos. O primeiro período onde barba não era considerada algo bom foi entre os século XVII até o finalzinho do século XIII. Até que no século XIX até também o finalzinho desse mesmo século, a barba voltou a ter um bom status. Mas a partir do século XX, a barba voltou a ser considerada fora de moda, e durante todo o século XX até a década de 2010 a barba não era popular entre os homens, inclusive até mesmo ainda na década de 2010 era bem comum muitas empresas exigir que os homens façam a barba. Mas hoje em dia a barba voltou com tudo e praticamente a metade dos homens utilizam barba hoje em dia, enquanto que até a década de 2010 era uma pequena minoria de homens que usavam barba, como mendigos, entre outros pequenos grupos de homens.
Mas sem delongas e milongas, porque os homens tem barba e a mulher não tem?
O motivo do porque homens tem barba e mulher não tem é por conta dos androgênios, onde o homem tem esse hormônio em maior quantidade do que a mulher, além também da testosterona, que o homem tem em maior quantidade do que a mulher. Mas é óbvio que há homens que não tem barba, e o motivo é porque houve uma pequena anomalia na área responsável pela barba nesses homens, mas seus níveis de testosterona é normal, mesmo eles não tendo barba. Além disso vale notar que a mulher também tem pelos faciais, só que a única diferença é que eles são bem fininhos e bem pequenos, fazendo com que fica praticamente imperceptível, enquanto que os pelos faciais dos homens possuem os pelos mais grossos e em maior quantidade do que as mulheres, caracterizando assim a barba.
Além disso a barba no homem faz parte do Dimorfismo Sexual que há entre os seres humanos. E pra quem não sabe o Dimorfismo Sexual é quando machos e fêmeas possuem diferenças físicas bem visíveis. Há espécies que possuem Dimorfismo Sexual, como Leões, Galinhas, outras aves e o próprio ser humano também. E há por exemplo espécies que não possuem Dimorfismo Sexual, como Cachorros, Gatos, Onças, entre outras espécies. Nas espécies onde não há Dimorfismo Sexual, os machos e fêmeas são idênticos, exceto por algumas pequenas diferenças que não são perceptíveis logo de cara, como o tamanho. Um exemplo de uma espécie que não possui Dimorfismo Sexual é a Onça, onde machos e fêmeas são idênticos.
Já o ser humano faz parte do grupo que possui Dimorfismo Sexual, pois o homem e a mulher possuem características físicas bem distintas, onde o homem é mais alto, mais forte, tem barba e mais pelos no corpo. E a mulher é menor, mais franzina, não tem barba e tem menos pelos no corpo. A altura média de um homem é de 1,75 m, enquanto que a altura média de uma mulher é de 1,63 m.
Nenhum comentário:
Postar um comentário