A primeira vez que li e me interessei pela história da Revolução Russa foi quando eu tinha por volta dos meus treze anos de idade. bem no início de 2007, e morava ainda em Joinville. Lembro-me que comprei um livro num sebo (Livrarias que vendem livros usados), era u livro de história com espiral, datado acho que do fim dos anos 90 e tinha a foto de uma enorme estátua da cabeça de Vladimir Lenin sendo removida em uma praça de Bucareste, a capital da Romênia. Achei o livro muito bom, e em vários aspectos até certo imparcial, o que é muito bom, pois livros de história que é parcial e fica defendendo certas causas eu não curto, pois o que gosto é de procurar a verdade.
Nesse livro eu descobri pela primeira vez a história da Revolução Russa, e confesso que na época até gostei e como se não bastasse decorei até a data de nascimento de Lenin. Mas eu ainda estava acabando de conhecer a história do mundo de um modo geral. Os anos se passaram e a medida em que eu lia cada vez mais, tanto outros livros e também na internet, fui descobrindo que no comunismo russo das antigas rolava altas traições, brigas, prisões e assassinatos, um verdadeiro quem come quem.
Tudo começou quando os Bolcheviques tomaram o poder na jovem República Russa, mataram a família imperial daquele país (Pouco tempo antes o país era uma monarquia), enfrentaram uma guerra civil e por fim consolidaram seu poder, transformando o país na União Soviética em 1922. Já no começo da revolução, foi criada a Tcheca, uma polícia política cujo objetivo era defender os interesses da revolução e prender, assassinar e torturar quem quer seja contra a revolução. A Tcheca anos depois virou a famosa KGB nos anos 50, mas antes se chamou NKVD e GPU.
Em 1924 Lenin morre, e sua morte até hoje é digamos que meio que um mistério envolvendo vários rumores que vão desde a sua morte por sífilis, derrame cerebral e por fim envenenado por Stalin. A historiografia oficial diz que Lenin morreu de um "derrame cerebral". Após a morte de Lenin Stalin e Trotsky brigam pelo poder, anos depois Stalin vence, consegue colocar os membros do Partido Comunista contra Trotsky que é preso e levado para o Cazaquistão (Que na época fazia parte da Rússia, mas que ficava bem longe da capital Moscou). Trotsky se refugia pouco depois na Turquia, depois tenta entrar nos Estados Unidos onde já havia trabalhado como jornalista, mas provavelmente por ser comunista é impedido de entrar naquele país (Os Estados Unidos tem uma forte oposição ao comunismo, daí o impedimento de Trotsky). Então a convite do amigo pintor, Diego Rivera (O marido da famosa Frida Kahlo), Trotsky se estabelece no México, onde se torna influente e faz duras críticas a Stalin, que agora já era o todo poderoso da Rússia.
Enquanto isso do outro lado do mundo, na Rússia os comunistas começam a brigar entre si, e em 1937 Stalin promove um grande expurgo, executando muitos membros do partido, e até mesmo um revolucionário famoso que não me lembro o nome, mas que lutou junto com Lenin em 1917 não foi poupado e executado. Em 1940 Nikolai Yezhov um dos mais preminentes líderes comunistas da Rússia também acabou sendo executado, Béria um outro conhecido de Stalin e que tinha várias fotos juntos também foi executado pouco após a morte de Stalin, Kruschev que ficou famoso por tentar aproximar a Rússia dos Estados Unidos foi mantido em prisão domiciliar.
E vendo a história do comunismo russo das antigas isso mostra que eles mesmo brigam entre eles, e eu não sei ainda como tem gente que é fã desses caras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário