Pois então, primeiro que as duas Chinas, assim como qualquer país do mundo elas possuem um nome oficial e um nome fantasia. O nome oficial é o nome com o qual o país assina documentos e é seu registro, já o nome fantasia é apenas o nome (Que na maioria das vezes é um nome único) com o qual o país é conhecido, é tipo o apelido do país, nesta parte as duas Chinas já são bem diferentes. Mas no nome oficial os dois países tem o mesmo nome e são: República Popular da China, que é seu nome oficial e cujo seu nome mais conhecido é simplesmente China. E a República da China que é seu nome oficial, e cujo seu nome mais conhecido é Taiwan (Ou Formosa).
A história dessas duas Chinas já é bem antiga. Tudo começou a mais mais de cem anos atrás quando foi proclamada a República na China, em 1912, e a China que se chamava oficialmente "Grande Qing" no tempo da monarquia passou a se chamar oficialmente "República da China", e Taiwan que é uma ilha, embora durante a maior parte do tempo sempre pertenceu a China, nesta época (1912) ela estava sob controle do Japão.
Os anos se passaram, chegou a Segunda Guerra Mundial, China e Japão lutaram em lados opostos, e no fim da guerra em 1945 o Japão se retirou de Taiwan e começou então uma guerra civil na China (Que se chamava oficialmente República da China) entre Comunistas e Nacionalistas. Alguns anos depois, em 1949 os comunistas ganharam a guerra e transformaram a China num país comunista, e com isso o país passou a se chamar "República Popular da China". Já os nacionalistas fugiram para a ilha de Taiwan, onde eles deram o nome oficial do país de "República da China" e inclusive deram a mesma bandeira da antiga República da China ao país. Resumindo, a a República da China foi transferida para Taiwan, e com o apoio dos Estados Unidos que já era influente na época e de outros países.
Com isso a China comunista durante muitos anos não foi reconhecida, e a China nacionalista (República da China) foi reconhecida como a verdadeira China, tendo inclusive ganhado um espaço na ONU (Organização das Nações Unidas), até 1971 quando ela foi sabotada e em seu lugar foi substituída pela China comunista, que com o passar dos anos foi sendo mais reconhecida como a "verdadeira" China.
Atualmente há um esforço entre as duas Chinas para se diferenciarem cada vez mais e terem uma identidade própria, embora a China comunista considera Taiwan um território seu, e o chamando de "Província rebelde".
Nenhum comentário:
Postar um comentário