Muito de vocês certamente já ouviu muito falar em Impérios, principalmente nas aulas de história da escola ou ainda em filmes de época e tal. E sim, como já está bem claro, eles existiram, e por muito tempo por sinal, tanto é que o império mais conhecido até os dias atuais é o famoso Império Romano, um império que se originou em Roma e foi fundado por Augusto, o sobrinho do famoso Júlio César e primeiro imperador de Roma.
Foram séculos de existência em que os impérios manteve bastante influência no mundo, sejam elas culturais, econômicas ou ainda coloniais. E com o Japão não foi muito diferente. O império japonês existe segundo a tradição japonesa, desde 660 a.c., porém segundo documentos a dinastia japonesa só deixou registros históricos muito tempo depois, mas ainda assim o império japonês é muito antigo.
Porém o Japão adquiriu sua forma com o qual ele é conhecido atualmente a partir da década de 1860, quando houve o início da Era Meiji, que começou quando os poderes do imperadores do país foram restaurados (Antes disso quem de fato governava o país era o Xogum, uma dinastia militar). Com o início da Era Meiji, em 1868 o Japão passou por uma intensa reforma que mudou inclusive seu calendário que passou a ser o calendário cristão a partir de 1873. O país em sí também passou a se chamar oficialmente "Império do Japão" e ficou com este nome até 1947, quando que após o fim da Segunda Guerra Mundial o país adotou uma nova constituição que deu um novo nome ao país que é atualmente "Estado do Japão".
Hoje, nos tempos atuais embora ainda existem monarquias, algumas até mesmo absolutistas, praticamente todas elas o seu chefe de estado tem como título o de Rei ou Príncipe. Mas o Japão é o único país do mundo hoje em que o seu chefe de estado ainda é um "Imperador".
Nenhum comentário:
Postar um comentário