Ela pode não ser muito famosa no Brasil, mas em boa parte do mundo principalmente na Inglaterra (É claro), na Europa e nos países africanos e asiáticos que eram colônias inglesas ela é bem famosa. Pois trata-se da rainha Vitória, uma das rainhas interessantes que a Inglaterra já teve e que o mundo já viu. Tal importância de sua figura é tanta que o período de seu longo reinado de 64 anos é chamado de "Era Vitoriana".
A rainha Vitória, cujo nome verdadeiro era Alexandrina, nasceu em 1819, ela era sobrinha do rei George IV que se tornou rei poucos anos após seu nascimento. Ela foi criada com bastante cuidado, e logo após a morte de seu tio, ela se tornou rainha do então Império Britânico aos 18 anos de idade, em 1837. Poucos anos depois, em 1840 ela se casou com o príncipe alemão Albert, e no mesmo ano teve seu primeiro filho, que era uma menina, ao qual anos mais tarde quando adulta se tornou imperatriz da Alemanha ao se casar com o imperador Frederico III que se tornou imperador em 1888. Pouco tempo depois, em 1841 ela teve seu segundo filho e herdeiro do trono, o futuro rei Eduardo VII.
Em seu reinado o Império Britânico que já estava se industrializando já fazia algumas décadas se consolidou como uma potência industrial, militar e econômica. Foi também no reinado da rainha Vitória que o Império Britânico chegou em seu auge, sendo um importante conquistador de terras ao redor do mundo, se impôs contra vários reinos, além também é claro de ser nesta época a maior potência do mundo e influenciar o mundo até mesmo culturalmente.
E por falar em culturalmente foi a rainha Vitória que iniciou a tradição das noivas de se casarem de branco, quando ela se casou com o príncipe Albert, foi ela também que iniciou a tradição do casal de usar alianças e foi ela também que iniciou a tradição do casal presentearem o outro.
Os anos se passaram até que a idade chegou e já no fim do século XIX a rainha já enfrentava problemas de saúde. Por fim ela faleceu na tarde do dia 22 de janeiro de 1901 aos 82 anos de idade. Seu funeral foi assistido nas ruas por milhares de pessoas e por curiosidades foi até filmado, algo inédito na época, e é possível encontrar filmagens do funeral da rainha na internet, e em especial um trecho no documentário Segredos da Primeira Guerra Mundial.
A rainha Vitória deixou um legado e até os dias atuais hora ou outra ela é lembrada e inclusive as vezes até vira tema e filme, série e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário