terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Efemérides - 22 de janeiro nasce Leopoldina, primeira imperatriz do Brasil

Imperatriz do Brasil Leopoldina.

Recentemente dia 22 de janeiro é a data em que nasceu a primeira imperatriz do Brasil. O nome dela era Carolina Josefa Leopoldina, nascida na Áustria em 22 de janeiro de 1797, ela era filha do imperador Francisco, o último imperador do Sacro Império Romano Germânico e primeiro imperador da Áustria. Leopoldina ficou orfã de mãe desde cedo, e também desde cedo já se interessava por botânica, tanto que quando veio ao Brasil veio com ela muitas pessoas que se interessava por essa área.

Em 1817 para fortalecer as alianças entre os reinos de Portugal e Áustria foi feito um casamento entre os príncipes dos dois reinos, o príncipe Dom Pedro (Futuro imperador Dom Pedro I) de Portugal e a princesa Leopoldina da Áustria (Futura imperatriz do Brasil). Os dois se casaram pouco antes de se conhecer, e ainda no mesmo ano a imperatriz que na época era princesa veio ao Brasil (Nesta época a corte portuguesa estava toda no Brasil).

Os anos se passaram e em 1822 Leopoldina foi fundamental para a independência do Brasil, atuando como regente enquanto Dom Pedro viajava para São Paulo. Assim que foi proclamada a independência Leopoldina se tornou imperatriz do Brasil junto com seu marido Dom Pedro I que se tornou imperador.

A imperatriz costumava ajudar muito os necessitados, tanto que após a sua morte em 1826 ela havia acumulado uma certa dívida por ter ajudado as pessoas, mas pouco tempo depois o estado brasileiro pagou suas dívidas. Na época de sua morte os brasileiros se comoveram bastante com a situação.

Atualmente dona Leopoldina se encontra sepultada em São Paulo no monumento a independência junto com o imperador Dom Pedro I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado se mete em briga para defender mulher desconhecida e acaba morrendo a facadas

Advogado acabou morrendo a facadas ao se meter em briga de casal para defender mulher desconhecida. Recentemente um caso chocante chamou mui...