Há exatos 48 anos acontecia o início da Guerra do Yom Kippur. Mas você certamente já se perguntou o que foi essa guerra? Iremos agora explicar de forma resumida o que foi a guerra do Yom Kippur, e o que ela trouxe de consequência.
A princípio quando o estado de Israel declarou sua independência em 1948, o jovem estado foi perseguido por vários outro estados árabes, que rapidamente fizeram uma coalização militar contra a nação judaica, porém foram derrotados pouco tempo depois.
Em 1967 houve então a Guerra dos Seis Dias, que como o próprio nome já diz foi uma guerra travada entre os estados árabes contra Israel, e que durou apenas seis dias, tendo como resultado a vitória de Israel, e anexação de partes do Egito e da Síria por parte de Israel.
E então que em 6 de outubro de 1973 começa a Guerra do Yom Kippur, que tem esse nome porque ele começou no feriado judaico de Yom Kippur, que estava acontecendo em Israel naquele momento. A guerra começou de novo com uma coalização de estados árabes liderados pelo Egito e Síria, e tinha como objetivo também a recuperação de territórios perdidos por esses países que Israel havia tomado seis anos antes. A guerra durou 20 dias, e no começo Israel por ser pego de surpresa estava em desvantagem, mas logo logo o país deu a volta por cima e conseguiu vencer o conflito, tendo o Egito entre outros estados árabes passando por constrangimento. E devido a isso os estados árabes produtores de petróleo aumentaram o preço do petróleo, o que causou uma grande crise de gasolina no mundo todo na época, e que segundo vi uma vez, é o principal motivo do porque a gasolina é mais cara hoje em dia.
Anos depois, em 1977 foi feito um acordo de paz entre Egito e Israel, onde foi mediado pelo presidente dos Estados Unidos de então, Jimmy Carter. Nesse acordo os presidentes de Egito e Israel fizeram as pazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário