Se você se interessa por história, ou ainda se deparou em algum livro de história quando estudava a foto de uns caras vestidos de fantasma e sendo associados ao racismo, você certamente já ouviu falar da Ku Klux Klan, mas talvez não se lembra tanto assim. Iremos falar aqui o que foi essa organização, como ela atuava além de trazer mais informações sobre a mesma e que a mídia não costuma falar muito.]
A primeira vez que ouvi falar dessa organização eu tinha 14 anos, e foi num livro de história, mas não da escola, e sim um livro de história que eu havia comprado num sebo {Livraria que vende livro usado} quando morei em Joinville em 2007. Os anos se passaram e com o passar do tempo e já com computador e internet em casa, pude pesquisar mais sobre essa organização.
A Ku Klux Klan foi fundada entre 1865 e 1867 por um general confederado chamado Natan Forest Badford, e seu objtivo inicial era perseguir a população escrava que havia sido libertada pouco tempo antes, em 1863. E como a maioria dessa população era negra, a Ku Klux Klan passou então a focar sua perseguição nesse povo em questão, mas também perseguia brancos que defendiam esse povo. Durante seus dez primeiros anos de existência a Ku Klux Klan promoveu muito ataques e foi então considerada uma organização terrorista pelo governo americano em 1877, e neste ano chegou ao fim. Nesse mesmo ano, seu fundador Natan Badford acabara de falecer aos 56 anos de idade, e segundo fontes que pesquisei sobre ele, em seus últimos anos de vida, Natan se afastou da organização e passou a critica-la por sua violência, e curiosamente Natan tinha origens judaicas, o que foi uma contradição no meio da organização décadas depois.
Os anos se passaram, em 1914 começou a Primeira Guerra Mundial, e os Estados Unidos que até então estava neutro no conflito passou a receber muitos imigrantes. Além disso em 1915 foi feito um filme americano chamado "O nascimento de uma nação", em que retratavam a Ku Klux Klan como heroína, e como desde aquela época o cinema sempre ajudou a influenciar o povo, e ainda mais que "O nascimento de uma nação" foi o primeiro filme de longa metragem, não demorou muito para que nesse mesmo ano, em 1915 um cara chamado William J. Simons fundasse de novo a Ku Klux Klan, que desta vez passou a ter como alvo de sua perseguição os judeus e católicos. E lembrando que o que a mídia costuma não falar é sobre também isso, sobre a perseguição de judeus e católicos por parte da Ku Klux Klan, pois a mídia sempre diz que essa organização só perseguia os negros, o que não é uma verdade completa, pois a Ku Klux Klan também passou a perseguir a partir daí os judeus e católicos, e o motivo é devido a imigração, pois dentre os imigrantes que os Estados Unidos estava recebendo existiam muitos judeus e católicos. E os Estados Unidos sempre foi um país de maioria protestante e branca, que era o ideal de pessoa aceita na Ku Klux Klan.
Os anos 20 foi o auge da Ku Klux Klan, e segundo aquele livro de história que eu tinha quando tinha 14 anos, em 1922 a Ku Klux Klan tinha cerca de 5 milhões de membros, um número bem expressivo. Porém no fim dos anos 30 após escândalos por parte de sua liderança passou a perder membros e entrar em declínio, declarando falência em 1944.
Nos anos 60 a Ku Klux Klan, prestes a completar 100 anos reapareceu nos Estados Unidos em contraponto aos movimentos de direitos civis que ganhava força naquele país a partir de então, porém a organização nunca mais foi a mesma e caiu no ostracismo.
Atualmente
Segundo me informei, em 2012 a Ku Klux Klan tinha cerca de 8 mil membros, beeem diferente do grande e expressivo 5 milhões de membros que chegou a ter em 1922. E além disso a organização nos dias atuais não tem uma estrutura organizada e centralizada, e sim uma organização mais bagunçada e descentralizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário