Provavelmente você já ouviu muito falar do Império Romano não? Seu legado até os dias atuais é bem diverso, tanto culturalmente quanto também no idioma, pois seu idioma, o Latim originou línguas como o Italiano, Português e o Espanhol, além também de ter certas influências em outras línguas como o Inglês. Tendo sido fundado em 27 a.c. por Augusto, seu primeiro imperador, e tendo durado até o ano de 476 {Pelo menos a sua parte Ocidental}, porque o Império Romano durou tanto tempo? Enquanto que outros impérios como o Império do Brasil durou 67 anos, o Império Alemão durou 47 anos, o Império Austro Húngaro, que durou 51 anos, e até mesmo o Império Russo que teve uma duração relativamente longa durou cerca de 196 anos.
Bem... São vários os fatores que levaram o Império Romano a durar tanto tempo {Cerca de 500 anos}. Mas alguns dos principais deles são: A força, pois o Império Romano provavelmente era o império mais poderoso do mundo em sua época, mesmo já existindo o Império Chinês, mas que não chegou a conquistar tantas terras e povos diferentes como o Império Romano. Outro fator também é o fato do Império Romano ter sido criativo em diversas áreas, como por exemplo criar o primeiro sistema de previdência pública do mundo. Também sua organização administrativa com uma baita hierarquia, o que também ajuda muito. E um outro fator extremamente importante: O de preservar as culturas dos povos conquistados.
Sim, isso mesmo, uma estratégia muito interessante, que acredito até que seja a principal delas que fez com que o Império Romano durasse tanto tempo foi a de preservar as culturas dos povos conquistados. Afinal de contas dentro do império viviam povos bem distintos como os Bretões {Atuais ingleses}, Gauleses {Atuais franceses}, Judeus e Árabes. A única coisa que o império fazia era cobrar impostos desses povos, e contando com que eles pagassem os impostos, poderiam praticar suas culturas, e isso ajudou e muito o império ter durado tanto tempo. Tanto que inclusive o Império Otomano, que praticamente ocupou e conquistou os mesmos territórios que o Império Romano {Exceto a Europa Ocidental} também usou a mesma estratégia. Tanto que embora fosse islâmico, dentro do Império Otomano viviam católicos, ortodoxos, judeus, armênios, árabes, entre tantos outros povos e culturas, contando com que eles pagassem seus impostos, e o resultado disso tudo foi de que o Império Otomano durou pouco mais de 600 anos {de 1299 até 1923}.
E o que de fato levou o fim do Império Romano foram as constantes invasões de povos bárbaros, que eram como os romanos chamavam os povos que viviam no norte da Europa e começaram a invadir seu território aos poucos, principalmente a partir do século V.
Nenhum comentário:
Postar um comentário