Hoje, completam-se 31 anos da reunificação da Alemanha, um dos países de mais destaque mundial e que foi um dos principais protagonistas da Segunda Guerra Mundial. Foi em 3 de outubro de 1990, após 41 anos que as então "duas" Alemanhas, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental se uniram voltando a Alemanha ser o que era antes de 1949, e pondo oficialmente o fim dos blocos capitalistas e comunista na Alemanha até então. E só pra lembrar, um ano antes, em 1989 houve a queda do muro de Berlim e a reunificação da cidade, e que marcou o fim da Guerra Fria, uma guerra que já durava 40 anos e era travada entre as duas principais potências da época, os Estados Unidos (Capitalista) e a União Soviética (Comunista).
Os primórdios
Em 1939 começou a Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha invadiu a Polônia com o objetivo de reconquistar um antigo território perdido para aquele país no fim da Primeira Guerra Mundial. É claro que também houve diversos motivos para o início da Segunda Guerra Mundial, que servira também para então ditador alemão Hitler colocasse em prática seus planos megalomaníacos de dominação. Os anos se passaram, e em 1945 a Alemanha e seus aliados foram derrotados pelo grupo de aliados liderados pelos Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética {A União Soviética viraria inimiga pouco depois}. Com o fim da guerra, a Alemanha ficou sob administração internacional e no meio do caminho foram feitos uns ajustes territoriais, e o país que antes da guerra em 1939 {Exceto pela anexação da Áustria e Tchecoslováquia} tinha uma área de cerca de 440 mil km2. E logo após o fim da Segunda Guerra, a Alemanha além de ter que devolver o território tomado da Polônia em 1939, teve que devolver um pouco mais, o que reduziu seu território para cerca de 350 mil km2.
Porém após alguns anos de administração internacional e o advento da Guerra Fria, onde a União Soviética passou então a ser inimiga dos Estados Unidos, do Reino Unido e por fim dos países capitalistas onde ficou evidente uma grande disputa internacional entre os blocos capitalistas e comunistas, a disputa pela Alemanha, já naquela época um dos países com economia em grande destaque ficou evidente. E para acabar com essa disputa foi então resolvido que o país deveria ser divido em dois países.
Feito isso, em 1949 a Alemanha foi dividida entre República Federal da Alemanha {Alemanha Ocidental}, cuja capital era a cidade de Bonn, e República Democrática Alemã {Alemanha Oriental}, cuja capital era a cidade de Berlim Oriental {Sim, a cidade de Berlim também foi dividida}. Mas devido as incompatibilidades do comunismo com o mundo real, milhares de pessoas da Alemanha Oriental começaram a migrar para o lado ocidental. E na cidade de Berlim também não foi diferente, tanto que em 1961 foi construído um muro na cidade por parte das autoridades da Alemanha Oriental, para impedir que seus habitantes fugissem para o lado ocidental. Além disso a fronteira entre as "duas" Alemanhas foi bastante reforçada por parte da Alemanha Oriental, para como vocês já imaginam saber... Impedir que seus habitantes fugissem para a Alemanha Ocidental.
Décadas se passaram e nos anos 80 o comunismo começou a declinar severamente {Pelo menos do jeito que estava} e já em 1989 foi autorizado que todas as pessoas do lado oriental pudessem ir para o lado ocidental do país. Tal ato culminou com a derrubada do muro de Berlim em 9 de novembro daquele ano, e um ano depois, em 1990 a Alemanha foi reunificada, junto com sua capital, e desde então é apenas um único país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário