A Casa Gomm foi construída em 1913 e hoje é tombada pelo Estado do Paraná.
Todos sabem que as casas nos Estados Unidos e no Brasil são construídas de formas diferentes não é mesmo? Inclusive a maioria percebeu isso por conta dos filmes, já que a maioria dos filmes que fizeram sucesso no Brasil, são americanos, é possível ver que as casas americanas são diferentes da casas do Brasil. Enquanto que as casas americanas são construídas de madeira e numa mistura que vai até gesso por dentro, as casas no Brasil são construídas em alvenaria. E isso é mais por conta do clima, além também de questões culturais. Mas como tudo na vida existe a famosa exceção, achamos aqui no Brasil uma casa em estilo americano, e talvez seja a única, ou pelo menos a única famosa.
Trata-se da Casa Gomm, uma casa bem antiga, construída em 1913 e que fica localizada na cidade de Curitiba, capital do Paraná. A primeira vez que eu ouvi falar dessa casa foi em 2014, pois como gosto também de apreciar arquitetura, fui pesquisar na internet sobre casas antigas, e no meio da pesquisa acabei achando a Casa Gomm. E gostei muito dessa casa, pelo fato de ela ser de madeira e feita de dois andares, e além também do fato de ela ter cores coloridas, que nesse caso é amarelo e azul clarinho. Isso me chamou a atenção, pois hoje em dia as casas de madeira no Brasil são todas pintadas de marrom ou são deixada as cores natural da madeira mesmo, e sendo bem sincero aqui e dando a minha opinião: Eu acho horrível esse costume de hoje em dia construírem casas de madeira e sempre pintarem de marrom ou deixar só a cor natural da madeira. Acho bem mais bonito uma casa de madeira pintada de outras cores assim como as de alvenaria como: Branco, amarelo, verde, azul e por aí vai.
Mas voltando a falar da Casa Gomm, ela tem esse nome pois foi construída por um cara chamado Henry Gomm, e embora a casa tem um estilo americano, Henry Gomm não era americano, ele era inglês, mas se inspirou no estilo americano para construir sua casa.
Henry Gomm era empresário, acho que do ramo de chá e morou em vários lugares aqui na América, até que por fim em 1913 ele resolveu se estabelecer no Brasil, na cidade de Curitiba e então ele comprou um terreno de 20 mil m2 (Enorme por sinal) no bairro Batel, que na época era tudo mato, provavelmente era área rural, e lá mandou construir a sua casa. A casa tem cerca de 400 m2 de área construída e tem 2 andares além também de um terceiro e pequeno andar. Lá morou toda a família de Henry Gomm que muitos anos depois, o seu filho chegou a ser cônsul da Inglaterra no Brasil e a casa recebia muitas pessoas e abrigava muitos eventos, e por conta disso na década de 50 um compositor francês chegou a compor uma música inspirada na casa, que nessa época já era conhecida como a "Embaixada do Mundo", já que até o fim da Segunda Guerra Mundial a Inglaterra era a maior potência do mundo.
Décadas se passaram e no fim dos anos 80 a casa foi vendida para uma empresa que queria construir um shopping no local, já que o terreno é enorme (20 mil m2) e perfeito para construir um shopping, além também de nessa época a região que antes era só mato já era uma das mais valorizadas de Curitiba. O projeto do shopping ameaçou por fim a casa, e de fato a casa seria desmanchada mesmo, porém foi feito alguns esforços por parte de pessoas e instituições, até que a empresa que iria construir o shopping no local teve uma ideia: Remover a casa que antes ficava bem no meio do terreno e transporta-la para o cantinho do terreno e com isso aproveitar o espaço livre para construir o shopping.
E assim foi feito. Em 2000, a casa foi toda desmontada num trabalho minucioso e foi remontada bem no canto do terreno e a empresa doou a casa ao governo do Paraná, que então cercou a casa, tombou a mesma e fez ali um museu dedicado a cultura inglesa, além também de realizar exposições e eventos no local. O shopping, que recebeu o nome de Shopping Batel foi construído e hoje convive ao lado da casa, que por sinal parte do bosque da casa também foi preservado e hoje está aberto a visitação pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário