Minas Gerais é o estado com o maior número de cidades do Brasil, com 853 cidades.
Assim como outros países, o Brasil é dividido em estados, e cada estado brasileiro possui uma certa quantidade de municípios, dos quais alguns mais outros menos. E isso se deve a ocupação urbana e demográfica, pois estados mais afastados dos principais centros urbanos do Brasil, como os estados das regiões Centro Oeste e Norte, possui menos municípios, pois são menos povoados e ainda conservam grandes áreas florestais. Mas antigamente nas regiões mais litorâneas do Brasil, como o Sul e o Sudeste também já teve poucos municípios, principalmente a região Sul, já que comparada ao Sudeste, o Sul começou a ser mais povoado mais tarde, tanto que estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a 200 anos atrás tinham menos de 5 municípios cada um deles. Hoje contando com os três estados, já são mais de 1 mil municípios. E confira aqui quais os estados brasileiros com o maior número de municípios:
1º Minas Gerais - 853 cidades
Fundado em 2 de dezembro de 1720, Minas Gerais começa sua história em fins do século XVII, quando acontece as descobertas de ouro na região por parte dos portugueses. A partir daí muita gente começa a migrar para onde hoje é Minas Gerais, fundando importantes cidades como: Vila Rica (Atual Ouro Preto), Sabará, Mariana, entre outras. E devido a isso com o passar dos anos, optou-se por criar uma nova capitania na região (Pois naquela época os estados eram chamados de "Capitanias"), e assim em 1720 a então Capitania de Minas Gerais é desmembrada da Capitania de São Paulo. Aliás, São Paulo foi o estado que deu origem a muitos outros estados brasileiros, entre eles, Minas Gerais. Mas voltando ao assunto aqui, logo após sua fundação, Minas Gerais teve como sua primeira capital a cidade de Vila Rica, que hoje se chama Ouro Preto. E as primeiras cidades de Minas Gerais foram: Mariana, Sabará e Ouro Preto. Quando de sua fundação, Minas Gerais contava com apenas essas três cidades, dos quais: Sabará era ocupava toda a região central e norte de Minas, Ouro Preto ocupava todo o sul de Minas e Mariana ocupava toda a região leste de Minas. Aí com o passar do tempo foram sendo criadas novas cidades em Minas Gerais, principalmente a partir da segunda metade do século XIX, onde cidades importantes como Montes Claros foi fundada em 1857, depois seguida de outras. Até que o século XX, assim como no Brasil inteiro foi o período onde mais foram sendo criadas cidades em Minas Gerais. Só pra se ter uma ideia, dos anos 60 até os anos 90 foram criadas mais de 200 cidades em Minas Gerais. Atualmente o estado possui 853 cidades, uma população de cerca de 20 milhões de habitantes, sendo o segundo estado mais populoso, ficando atrás apenas de São Paulo, e possui uma área territorial de 586 mil km2, ocupando cerca de 6% do território nacional.
2º São Paulo - 642 cidades
Em segundo lugar temos o estado de São Paulo, a locomotiva do Brasil, o estado mais rico do país, e também curiosamente é o estado que deu origem a vários estados do Brasil, e só pra se ter uma ideia os estados surgiram a partir de São Paulo são: Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, totalizando 9 estados nacionais. São Paulo foi fundado em 1534 inicialmente com o nome de "Capitania de São Vicente", depois passou a ter outros nomes, até que por fim a partir de 1709 após a Guerra dos Emboabas, a coroa portuguesa comprou a capitania que era enorme e a nomeou para "Capitania de São Paulo e Minas de Ouro" até que em 1720 Minas Gerais se emancipa de São Paulo e São Paulo passa a se chamar apenas "Capitania de São Paulo'. Tempos depois outras capitanias são criadas desmembradas de São Paulo, como Capitania de Santa Catarina, em 11 de agosto de 1738, seguida de Goiás em 1748, Mato Grosso em 1748 e depois Rio Grande do Sul em 1760. Por fim em 1822 o Brasil se torna independente e a então Capitania de São Paulo passa a se chamar "Província de São Paulo, assim como as demais capitanias que passam a serem chamadas de "Províncias". Durante o século XIX, o estado de São Paulo, juntamente com sua capital, a cidade de São Paulo não era muito populoso e de destaque. Porém a partir do século XX começou a vir uma guinada no estado e o mesmo passou a receber muitos investimentos tantos de imigrantes que vieram ao Brasil, como também de migrantes (Pessoas que vieram de outros estados do Brasil), e com isso a cidade de São Paulo passou a crescer muito, além também das milhares de indústrias em todo o interior do estado de São Paulo que fez o estado se desenvolver. Com isso muita gente foi morar em São Paulo, as áreas urbanas foram aumentando e houve então a necessidade se criar novas cidades e durante fins do século XIX e todo o século XX, o estado de São Paulo que até meados dos anos 30, 40 ainda tinham tribos indígenas vivendo isolados passou então a contar com centenas de cidades e áreas urbanas grandes que chegam a formar conurbações urbanas, como a Grande São Paulo por exemplo, que possui incríveis 7 mil km2 de só de área urbana. Hoje o estado conta com 642 municípios, uma população de 44 milhões de habitantes (A maior do Brasil), e uma área territorial de 248 mil km2, ocupando cerca de 3% do território nacional. Aliás coincidentemente o número de cidades que o estado de São Paulo possui é o mesmo que o Brasil inteiro possuía em 1872. Em 1872 segundo o Censo daquele ano, o Brasil possuía 640 cidades.
3º Rio Grande do Sul - 497 cidades
Temos também o Rio Grande do Sul, o maior estado da região Sul do Brasil, e também com o maior número de cidades. O Rio Grande do Sul foi fundado em 1760, desmembrado de Santa Catarina. E sua história começou pois a princípio toda a região Sul ainda era território de São Paulo, e como naquela época Portugal e Espanha que tinham territórios aqui na América, de vez em quando tinham algumas tretas por terras, em 1738 a coroa portuguesa criou a Capitania de Santa Catarina e incentivou a colonização da região, para com isso garantir as posses dessas terras em definitivo para que assim fosse mais difícil as investidas dos espanhóis contra aquelas terras. Porém vendo que precisaria de uma colonização maior, para que assim a coroa portuguesa garantisse de vez a posse das terras da região Sul, optou-se por criar mais uma capitania, e assim em 1760 foi criada a então Capitania de São Pedro do Rio Grande do Sul, desmembrada de Santa Catarina. No início o Rio Grande do Sul possuía menos de 5 cidades, como as cidades de Rio Grande, Porto Alegre e Rio Pardo, e essas cidades é claro, tinham enormes áreas territoriais. Até que a partir do século XIX foram sendo criadas novas cidades no Rio Grande do Sul, e ao longo do século XX, assim como no Brasil inteiro, foi o período em que mais foram criadas novas cidades no Rio Grande do Sul, totalizando os atuais 497 cidades que o estado possui. Hoje o Rio Grande do Sul é um dos estados com o maior número de cidades do Brasil e possui uma população de 14 milhões de habitantes e uma área territorial de 281 mil km2, ocupando quase 4% do território nacional.
4º Bahia - 417 cidades
Outro estado que merece destaque também é a Bahia, o estado que é o mais antigo aqui da lista e um dos mais antigos do Brasil foi fundado em 1534 e além disso foi o local onde aconteceu a descoberta do Brasil e onde os primeiros colonizadores aportaram por aqui. A Bahia foi um importante centro econômico do Brasil nos primeiros duzentos anos de colonização do país, foi foi o estado onde foi sediada a primeira capital do Brasil, a cidade de Salvador, fundada em 1549 e inicialmente com o nome de "São Salvador da Bahia de Todos os Santos, fundada especialmente para ser a capital do Brasil. Nos próximos duzentos anos, como disse antes, a Bahia foi um importante centro econômico do Brasil e em seu território foram fundadas várias cidades, até que em 1763 por conta da descoberta de ouro em Minas Gerais e um grande fluxo migratório de pessoas do Brasil inteiro para a região de Minas e ao entorno de Minas, como Rio de Janeiro e São Paulo, a capital do Brasil foi transferida para o Rio de Janeiro para facilitar o transporte de ouro para o porto que ficava no Rio de Janeiro e com isso ser destinado a Europa. A Bahia, e praticamente toda a região Nordeste perdeu um pouco da influência política no Brasil, mas mesmo assim continuou com muita relevância, já que naquela época entre fins do século XVIII e fins do século XIX, outras regiões do Brasil como o Sul, Centro Oeste e Norte ainda eram bem pouco povoados. E com isso a Bahia continuou crescendo, e devido a isso foram sendo criadas novas cidades no estado que totalizam hoje cerca de 417 cidades, uma população de cerca de 10 milhões de habitantes e uma área de 564 mil km2, ocupando quase 6% do território nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário