Hoje de madrugada o presidente do Haiti, Jovenal Moise foi assassinado a tiros dentro de seu palácio presidencial na capital do país, Porto Príncipe. Segundo informações, homens que falavam espanhol invadiram o palácio do presidente e assassinaram ele e sua esposa, a primeira dama do país. Horas depois foi confirmada a morte do presidente e da primeira dama. Jovenal Moise estava no cargo desde 2017.
Rápida história do Haiti
O Haiti, um pequeno estado localizado no coração da América é uma ilha onde divide terras com sua vizinha, a República Dominicana. A história do Haiti começa no fim do século XV quando logo após a descoberta da América os espanhóis passaram a controlar a ilha, que séculos depois foi passada para as mãos dos franceses.
Durante os séculos XVII e XVIII o Haiti, que na época se chamava Saint Domingue e era colônia da França era um dos maiores produtores agrícolas do mundo, principalmente cana de açúcar. Até que na década de 1790 logo após a Revolução Francesa e o caos que se passava na França, iniciou-se o movimento de independência do país, que se acentuou logo após Napoleão Bonaparte tomar o poder na França em 1799 e restabelecer a escravidão nas colônias francesas. A partir daí o Haiti que em sua imensa maioria era composta por escravos iniciou uma rebelião, culminando com a independência do país em 1804, sendo o segundo país da América a se tornar independente (O primeiro foi os Estados Unidos, em 1776).
Porém a independência custou caro e além da guerra que aconteceu no país, o mesmo foi obrigado a pagar uma pesada multa para a França pela sua independência, o que de certa forma também prejudicou o país. Além disso sucessivos golpes de estado assolaram o país por quase duzentos anos. Em 2010 houve um grande terremoto no país, o que prejudicou e muito sua população. Desde então o país vem lutando para se reconstruir de novo e lutar por um mundo melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário