Alguém já ouviu falar de Castro Alves? Muitos provavelmente sim, alguns infelizmente não. Ontem fez-se 150 anos de seu falecimento, e mesmo tendo se passado tanto tempo de sua partida, Castro Alves continua sendo um dos maiores poetas da literatura brasileira. E ele inclusive é patrono da cadeira número 7 da Academia Brasileira de Letras. Ele também conheceu Rui Barbosa e se destacou em seu tempo por ser um dos principais expoentes do Romantismo literário. Além disso suas poesias continham muitos temas sociais, como por exemplo os problemas sociais que aconteciam no Brasil em sua época como a escravidão por exemplo. Castro Alves abordar essas questões sociais em suas poesias ficou conhecido também como "O poeta dos escravos".
Castro Alves nasceu na cidade de Curralinho, na Bahia, e que hoje se chama Castro Alves em sua homenagem, em 1847. Desde cedo ele se apaixonou pela poesia. Anos depois ele se mudou para Recife, onde participou ativamente dos círculos literários da capital pernambucana. Foi em Recife que ele iniciou sua faculdade de Direito. Anos depois já na década de 1860 ele se mudou para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, depois foi para São Paulo. Nesse tempo ele já havia contraído tuberculose.
Tempos depois ele teve uma acidente com espingarda em São Paulo quando estava caçando e teve que amputar um dos pés por causa disso. Castro Alves também publicou um livro ainda em vida, e anos depois em 6 de julho de 1871 ele faleceu vítima de tuberculose aos 24 anos de idade. E mesmo jovem seu legado ainda continua ativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário