domingo, 28 de novembro de 2021

Quem foi Bruce Lee? E como ele criou uma nova categoria de filmes que fez muito sucesso

Quem foi Bruce Lee?
Bruce Lee numa cena clássica de Operação Dragão {1973} em que ele luta com o todo poderoso senhor Han. Interpretado pelo ator Kien Shih.

Desde pequeno sempre gostei de assistir os filmes de Bruce Lee, e embora já tenha assistido todos eles {Que são ao todo cinco, sem contar os filmes que ele fez na infância}, de vez em quando eu gosto de assistir trechos de seus filmes, e de vez em quando já li um pouco mais a fundo sobre ele. 

A história de Bruce Lee é bem interessante. De origem chinesa e até mesmo alemã por parte da mãe, ele nasceu nos Estados Unidos, em 27 de novembro de 1940 no ano que é considerado pelos chineses como o "Ano do Dragão" talvez deve ser por isso que em muitos filmes dele fazem muita alusão a ele e ao dragão. Bruce Lee nasceu em plena Segunda Guerra Mundial, numa época em que a China travava uma ferrenha guerra com o Japão, tendo o país sido bombardeado várias vezes pelo Japão, e isso até serviria para Bruce Lee fazer um filme referente a essa birra entre China e Japão em 1972.

Seu pai era ator de teatro e tinha uma companhia que atuava nesse ramo, e desde os primeiros anos de vida, Bruce Lee já atuava em filmes. Já nos anos 50 Bruce Lee já era popular em filmes de Hong Kong. Nesta época também já adolescente ele se envolveu em muitas brigas de ruas na cidade, e numa delas a confusão foi tanta, que aos 18 anos, sua mãe o mandou para os Estados Unidos para consolidar de vez sua cidadania americana e também para o afastar de confusões. Ao chegar lá, Bruce Lee trabalhou em um restaurante de amigos de sua família, começou a estudar, praticar bastante artes marciais e se casou com uma de suas alunas, já que ele também dava aulas de artes marciais. Sua esposa se chamava Linda Emery e eles tiveram dois filhos chamados Brandom Lee e Shannon Lee.

Também já nos anos 60 Bruce Lee já começou a participar de filmagens na televisão e no cinema americano, geralmente como coadjuvante. Porém em 1967 ele acabou por se destacar numa série de super heróis em que ele se chamava "Kato", personagem secundário da série. Essa série até virou um filme chamado "O Besouro Verde".

A decepção e volta para a China

Em 1970 Bruce Lee que já participava de filmagens nos Estados Unidos e já tinha feito boa parte de sua vida lá, estava empolgado e teve a ideia de criar uma série de artes marciais que se chamaria "Kung Fu" e apresentou aos diretores de séries. Porém ele ficou muito decepcionado quando escolheram um outro ator para ser o protagonista da série sobre Kun Fu. E a série foi um sucesso na televisão americana da época.

Então no mesmo ano, após doze anos Bruce Lee retorna a China e se estabelece na cidade de Hong Kong. Lá ele procurou alguns estúdios, entre eles o famoso estúdio de filmes chamado "Shaw Brothers", porém foi recusado. Então Bruce Lee procurou o estúdio chamado "Golden Harvest" de propriedade de Raymond Chow, que depois se tornou seu amigo. E segundo palavras do próprio Raymond Chow, num documentário sobre Bruce Lee chamado "A Lenda" de 1984, Bruce Lee conversou com ele, citou o filme mais popular de Hong Kong e disse que poderia fazer muito melhor.

Acertado a conversa, Bruce Lee foi contratado pelo estúdio Golden Harvest e foi a Tailândia rodar seu primeiro filme de artes marciais de sucesso. O filme se chamava "The Big Boss", que no Brasil recebeu o título de "O Dragão Chinês" e foi lançado em 1971. O filme foi um sucesso na Ásia e logo em seguida Bruce Lee fez o filme "A Fúria do Dragão", conhecido também como "Conexão Chinesa", lançado em 1972, esse filme mostra justamente a rivalidade dos chineses e os japoneses e neste caso o preconceito dos japoneses para com os chineses. Fiquei sabendo até que esse filme foi baseado em fatos reais que havia acontecido lá no início do século XX.

O filme também foi outro sucesso, e o terceiro filme de Bruce Lee, o Voo do Dragão foi lançado no final de 1972 e se passa na Itália. E neste filme, Bruce Lee estreia pela primeira vez como diretor, e ele havia também lançado sua própria produtora de filmes, chamada "Concord Productions", que continuou a parceria com a Golden Harvest. A própria esposa de Bruce Lee considera esse o melhor filme de Bruce Lee. E é também nesse filme que Bruce Lee luta no final com o famoso Chuck Norris, que no filme faz o papel do lutador Colt, contratado pela máfia para derrotar Cheng {personagem de Bruce Lee} em uma luta.

Esse também foi mais um sucesso de Bruce Lee e ele já era um super astro na Ásia. e tal fato chamou  a atenção de Holywood, que pouco depois em parceria com a Warner Bros e Golden Harvest, Bruce Lee foi contratado para ser protagonista de um filme americano, e o filme se chamou "Operação Dragão", em inglês "Enter the Dragon", e foi lançado em agosto de 1973, um mês após a morte de Bruce Lee, mas Bruce havia conseguido concluir o filme.

Foram meses de produção de Operação Dragão, e nesta época era visível ver que Bruce Lee já estava mais magro, e em 10 de maio de 1973 ele passou mal dentro de um estúdio de dublagem. Ele foi internado e conseguiu depois se recuperar. Há quem diga que ele estava muito sobrecarregado, e além disso li também uma vez num artigo que ele havia se acidentado em casa em 1970 e prejudicou a coluna, e depois disso ele começou a tomar uma substância que fez até com que ele emagreceu. Além disso Bruce Lee emagreceu ao todo cerca de 8 quilos, o que era bem visível para ele, já que não era alto. Sua altura era de 1,71 m, e seu peso foi de 64 quilos para 56 quilos.

Porém dois meses depois Bruce Lee não teria a mesma sorte, e em 20 de julho de 1973 após fazer uma visita a uma amiga ele sentiu dor de cabeça {Talvez os mesmos sintomas sentidos dois meses antes}, ela então lhe deu um remédio e ele foi se deitar, porém ele não acordou mais. Sua amiga em desespero chamou a ambulância e ligou para Raymond Chow, e pouco depois Bruce Lee foi declarado morto. No dia seguinte ele foi velado em Hong Kong e atraiu milhares de pessoas entre também pessoas famosas daquela região. Pouco depois seu corpo foi transladado para os Estados Unidos, onde ele foi velado pela segunda vez e depois enfim sepultado.

O filme Operação Dragão foi um sucesso mundial e Bruce Lee então passou a ser conhecido mundialmente, e virou um ícone cultural sendo estampado sua imagem em camisetas, pôsteres, entre outras coisas. Sua filosofia de vida passou a ser muito conhecida e até os dias atuais ele é admirado por muitas pessoas do mundo inteiro.

E além disso os seus filmes virou também uma nova categoria de filmes, os filmes de Artes Marciais, que possibilitou também a fama de muitos outros atores que vieram depois como Jack Chan, Van Dame, Jet Li, Steven Siegal, Samo Hung, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...