segunda-feira, 29 de novembro de 2021

A ditadura militar realmente foi uma "Ditadura"?

A ditadura militar foi realmente uma "Ditadura"?

De política todo mundo já conhece e já ouve falar o tempo inteiro certo? E quem aí já estudou certamente já ouviu falar da famosa Ditadura Militar do Brasil, ocorrida entre os anos de 1964 a 1985. Eu particularmente comecei a me interessar por política aos 14 anos de idade, e nesta época já ouvia falar de Ditadura Militar, além também de já ter lido sobre Revolução Russa, Socialismo e etc. E por ser jovem até acreditei que a ditadura do Brasil foi terrível. Porém com o passar do tempo e a gente vai lendo e se informando cada vez mais sobre determinados assuntos a gente vê que boa parte da história do Brasil e do mundo foi contada errada e que é uma mentira ou uma meia verdade.

É verdade que na ditadura militar do Brasil ouve perseguições, torturas e corrupções, e que não era uma maravilha como muita gente da direita costuma dizer. Mas também não era o fim do mundo como muita gente da esquerda costuma dizer.

Primeiramente o que eu percebi da ditadura militar é que antes dela acontecer, ainda lá pelo fim dos anos 50 já estava em plano os comunistas tentar tomar a força o poder no Brasil pelas armas. E pra piorar o presidente João Goulart, mais conhecido como "Jango" que governou de 1961 a 1964 estava muito flexível com a esquerda e pode ser que ele não queria implantar o comunismo no Brasil, mas talvez os comunistas sim queriam dar um golpe de estado em Jango devido a passividade dele para com o comunismo.

E então nesta época o povo foi as ruas e pediu intervenção militar, e chegaram até escreverem cartazes na época com os dizeres "Não queremos virar uma nova Cuba". E realmente a ameaça comunista naquela época por meio das armas era terrível. Poucos anos antes, em 1959 os comunistas tomaram o poder em Cuba, pouco depois começa a Guerra do Vietnã, e alguns anos antes a Coréia do Norte {Comunista} invadiu e tentou transformar a Coréia do Sul {Capitalista} em comunista.

Os militares chegaram ao poder em 31 de março de 1964 e no dia 2 de abril o presidente Jango teve seu mandato cassado, e pouco depois Ranieri Mazzili se tornou o novo presidente do Brasil, mas por pouco tempo, já que o marechal Castelo Branco assumiu a presidência do Brasil.

Tempos depois começaram ataques subversivos de terroristas comunistas que fundaram várias organizações terroristas como a Colina, Var Palmares, entre tantas outras, dos quais participaram os famosos terroristas Carlos Lamarca e Carlos Marighela. E devido as ações desses grupos terroristas a ditadura militar endureceu entre os anos de 1968 a 1974. E com o passar dos anos a ditadura foi ficando mais branda, tanto que em 1979 foi concedida uma anistia a todos os exilados políticos do Brasil. E pelo que eu fiquei sabendo com relação a população civil, o povo de um modo geral não foi afetado pela ditadura militar, e sim grande parte dos prejudicados que são por exemplo: mortos, torturados e desaparecidos, eram pessoas que tinha ligações com atos comunistas contra a ditadura em si. É claro que pode ser que a ditadura tenha prejudicado com tortura, prisão e até mortes de pessoas inocentes, que muito provavelmente eram parentes de pessoas envolvidas com atos terroristas, mas grande parte da "vítimas" da ditadura eram pessoas com ligações a organizações comunistas que praticavam atos subversivos.

O fim da ditadura militar no Brasil se deu em 1985 após a eleição que elegeu Tancredo Neves como novo presidente do Brasil, porém ele faleceu pouco antes de assumir, tendo assumido em seu lugar o político José Sarney que foi presidente até 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...