Martin Luther King em um discurso durante um protesto na cidade de Wasghington.
Em 15 de janeiro de 1929, nascia nos Estados Unidos, o ativista americano Martin Luther King. Ele ficou mundialmente conhecido como um ativista pelos direitos civis e também contra a discriminação racial que acontecia nos Estados Unidos em sua época.
Martin Luther King era filho do pastor Martin Luther King Sr., e seu nome inclusive é uma homenagem ao líder religioso alemão Martinho Lutero, pois durante a década de 30, o pai de Martin Luther King havia feito uma visita a Alemanha para um congresso cristão naquele país e ali conheceu mais de perto a história de Martinho Lutero além também do início do Protestantismo, que surgiu na Alemanha, e ao voltar para os Estados Unidos mudou seu nome e também o nome de seu filho para Martin Luther.
Martin Luther King teve uma infância tranquila, seu pai era pastor, ele tinha alguns irmãos e costumavam ler a Bíblia com frequência. A medida que crescia e ia se tornando adolescente, e depois um jovem adulto, Martin Luther começou a perceber e a ficar sabendo da discriminação racial que tinha nos Estados Unidos naquela época, principalmente na região sul daquele país onde havia uma segregação racial entre brancos e negros. A partir daí, Martin Luther King, que já era pastor, inicia seu ativismo por volta de 1955, quando ele tinha 26 anos, após um incidente que ocorreu em um ônibus, envolvendo questões raciais.
Os anos foram se passando e Martin Luther King, foi ficando cada vez mais famoso e conseguia reunir milhares de pessoas em seus protestos pacíficos e não violentos, incluindo pessoas brancas que o apoiavam e iria nessas passeatas. E foi devido a seus protestos pacíficos que ele também ficou conhecido, chegando a discursar até mesmo em outros países, como a Holanda, no início dos anos 60. Martin Luther King também ganhou prêmios ainda nos anos 60.
Em 1963 ele protagonizou um grande protesto pacífico na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos, em favor dos direitos civis e contra o racismo nos Estados Unidos. Esse grande protesto ficou conhecido como "Marcha sobre Washington" e também nessa época, Martin Luther King proferiu um discurso muito famoso, que praticamente virou uma de suas marcas. O nome do discurso é "I Have a Dream", traduzido para o português fica "Eu Tenho um Sonho".
Ao longo dos anos 60, Martin Luther King conseguiu fazer os Estados Unidos repensar muito as questões sociais que acontecia no país e que são controversas, como o racismo e a segregação racial. Martin Luther King foi literalmente um revolucionário, mas infelizmente ele foi assassinado quando se hospedava em um hotel conhecido como "Lorraine Hotel". Seu assassino acabou sendo preso ainda na mesma semana do crime e passou o resto da vida na cadeia, chegando até mesmo a dar uma entrevista para a televisão em 1998.
A morte de Martin Luther King causou muita comoção nos Estados Unidos e no mundo inteiro, e de certa forma ele ficou ainda mais conhecido por sua luta e sua luta contribuiu muito para acabar com a segregação racial que acontecia nos Estados Unidos antigamente, além também de uma forte reflexão sobre essas questões sociais envolvendo racismo, segregação, direitos civis entre outras questões.

Nenhum comentário:
Postar um comentário