domingo, 3 de novembro de 2024

Iraniana causa polêmica ao tirar a roupa em público

Iraniana causa polêmica ao tirar a roupa em público.

Iraniana desafiou a "polícia da moralidade" desfilando somente de calcinha e sutiã nas ruas.

Hoje uma mulher iraniana causou uma enorme polêmica em seu país por tirar quase toda a roupa e desfilar somente de calcinha e sutiã nas ruas de uma cidade, que possivelmente é a capital do país, Teerã. A mulher em questão, cuja identidade não conseguimos identificar fez isso em um protesto pelo fato de ela ter sido mal tratada pela "polícia da moralidade" no país, para que ela usasse o hijab, que é um véu de pano onde todas as mulheres do Irã são obrigadas a usar (Exceto meninas crianças).

E como foram de se "vingar" e se revoltar com a cobrança truculenta do uso do hijab por parte da polícia da moralidade, a mulher em um ato de extrema coragem resolveu fazer um protesto no país, simplesmente andando somente de calcinha e sutiã, desafiando as autoridades do país, que como dissemos antes, as mulheres de lá são obrigadas a usar véu e claro... cobrir todo o corpo. A mulher em questão logo após esse protesto corajoso acabou sendo detida depois disso e não há mais informações sobre o paradeiro dela. Há quem diga que ela possa até ter sido eliminada pelas autoridades religiosas do país.

A uns tempos atrás uma mulher foi morta no país por conta do hijab

A uns tempos atrás uma mulher iraniana acabou morrendo após ser espancada pelas autoridades do país por conta do hijab. Parece que a mulher não estava usando o hijab e foi detida pelas autoridades do país por conta disso, porém acabou sendo espancada e não resistiu a tortura, vindo a falecer. Após esse acontecimento o caso chocou o mundo inteiro e acabou gerando protestos em favor de direitos humanos e dignidade para as pessoas.

Irã já foi diferente no passado

Até 1979, o Irã não era uma ditadura religiosa como nos tempos de hoje. Até aquela época o país era governado por uma monarquia imperial, cujo imperador se chamava Xá Mohammed Pahlavi, que havia se tornado imperador em 1941. Ele era um apreciador dos costumes ocidentais, buscou aproximação com os Estados Unidos, que na época liderava o mundo capitalista em oposição a União Soviética, que liderava os países comunistas, pois o imperador não gostava do comunismo. Mas uma coisa que chama muita atenção, é que o Irã naquela época não tinha restrições de roupas para as mulheres, além também de uma repressão aos comportamentos das pessoas vistos como "pecados" pelas religiões monoteístas, como Islamismo, Cristianismo e Judaísmo.

Mas em 1979 um protestos generalizado influenciado por grupos religiosos islâmicos no país conseguiu derrubar a monarquia iraniana, onde o imperador e sua família foram para o exílio. A partir daí o Irã passou a se chamar oficialmente "República Islâmica do Irã", passou a ter um líder máximo conhecido como "Líder Supremo", e um presidente que é como se fosse um primeiro ministro. O líder supremo do país fica no cargo até morrer, já o presidente é trocado de vez em quando. E além disso o país adotou uma prática de repressão a vários comportamentos, sendo considerado uma ditadura teocrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...