A idolatria na política vem desde os tempos antigos quando muitos reis eram idolatrados, onde o Estado manipulava ou coagiam o povo a idolatria.
Existem vários tipos de idolatria, porém uma delas e é a pior na minha opinião é a idolatria política. Isso porque o político é na verdade um funcionário público, um agente do povo, ele está lá para fazer o que o povo quer, e não o contrário. Pois o município, o estado e o país são como se fossem (E de fato é) uma grande corporação, porém de propriedade pública, onde o povo são os acionistas, e os políticos são apenas os representantes. Então quando o povo tem uma mentalidade mais avançada em vários aspectos e cobra dos políticos para o que eles foram eleitos, a sociedade tende a funcionar perfeitamente bem.
Mas porque de fato existem a idolatria política?
Bem... isso vem de muitos séculos, porque a princípio quando surgiram as primeiras civilizações, os primeiros reinos, os primeiros Estados, o único sistema político que vigorava naquela época e durante a maior parte da civilização era a Monarquia. E como no princípio e durante boa parte da História, o povo não tinha tantos direitos como hoje em dia e eram governados e dominados por classes dominantes, isso fez com que durante muito tempo o povo foi criando uma mentalidade, ou melhor: Uma cultura de obediência extrema e também principalmente de Idolatria aos seus governantes. Pois foi super comum durante séculos, que os reis fossem idolatrados com procissões, estátuas, entre outros mimos, tanto é inclusive que em alguns reinos, os reis eram considerados divindades também.
Então esse sistema de idolatria aos governantes perdurou por séculos, e mesmo com o advento da República na maioria dos países (Hoje dos quase 200 países, mais de 150 são Repúblicas), as Repúblicas continuaram com os mesmos costumes das Monarquias, onde os governantes, sobretudo o presidente continuou sendo idolatrado por incentivo do próprio Estado, além também de todo o sistema estatal, como os governadores, prefeitos, entre outros. Então com isso a idolatria aos políticos continuou mesmo depois do surgimento das Repúblicas.
Mas é possível o povo acabar com a idolatria política?
SIM, é possível sim o povo acabar com a idolatria política, e isso é possível com Educação e Consciência que o povo tem que adquirir para que com isso deixem de idolatrar políticos e trata-los como eles realmente são: FUNCIONÁRIOS DO POVO. Não interessa se eles são de Direita, Esquerda ou de Centro, são tudo funcionário do povo e tem que ser cobrado. E se caso algum político se vangloriar por ter feito algo de bom para a sociedade, o povo tem que falar pra ele que ele "Não fez mais do que sua obrigação" e não mima-lo.
Mas se hoje em dia em meio a era da informação em abundância, porque muita gente ainda idolatra políticos?
Basicamente são três causas: A primeira delas é o que eu disse antes, que são séculos de doutrinação que os governantes colocaram na cabeça do povo, de que eles são superiores, divindades, salvadores e etc. A segunda causa é sensação de inutilidade que muita gente tem (Infelizmente), pois muita gente que muitas vezes tem ali uma profissão simples, as vezes nem é muito chegado a estudar e etc., ver ali um político habilidoso, falando bem, formado e e etc. e essa pessoa de uma certa maneira acaba achando que é inferior aquele político. Afinal de contas um repositor de supermercado dificilmente vai acreditar que um ministro do Supremo Tribunal Federal é funcionário dele, que seus impostos ajudam a pagar o salário do ministro. Então isso infelizmente acontece.
Agora o terceiro problema, que aí sim é um problemão, talvez é até pior, visto que os dois problemas anteriores, basta um trabalho de conscientização e educação que resolve. Mas esse terceiro problema é bem complicado, pois um dos motivos que levam muita gente a idolatrar políticos, até mesmo gente esclarecida é justamente a Desinformação. Pois por exemplo: As vezes tem um político ali que está fazendo coisa errada, mas muita gente não sabe que ele está fazendo coisa errada, no entanto é imputado a ele uma outra coisa errada que ele fez, mas ele não fez, aí ele e juntamente a sua militância consegue provar que aquela coisa errada ele não fez, o que acontece: Muita gente vai continuar idolatrando ele, pois vão começar a achar que ele está sendo vítima de perseguição, e é aí que o bagulho (Desculpa falar um pouco de gíria, mas eu curto um pouco, hahaha) fica louco irmão. E com isso fica um pouco mais difícil de acabar com a idolatria política.
Concluindo
Mas, como seu sou uma pessoa positiva, mas também ancorada em evidências reais, acredito que a idolatria política no Brasil está com seus dias contados, isso porque o povo de uma certa maneira está ficando cada vez mais esclarecido, embora as vezes não parece (Porque o povo infelizmente gosta de prestar muita atenção em notícias ruins). Exemplo disso é que o povo brasileiro não é o mesmo de 1990. E quem viveu os anos 90 e também os anos 2000 (Como eu), sabe disso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário