Hoje, 19 de junho, porém de 1953 aconteceu um caso um tanto quanto inusitado... Um casal era executado na cadeira elétrica pela justiça dos Estados Unidos por espionagem. Eu já havia lido pela primeira vez sobre esta história ainda quando tinha 14 anos e morava em Joinville, num livro de história que eu tinha na época que se chamava "História e Vida" do autor Nelson Pilletti, {Inclusive na capa do livro tinha uma foto da estátua de Lênin sendo retirada, hahaha pra ilustrar a capa}.
E pra quem não sabe, naquele ano {1953} o mundo vivia numa grande guerra... Sim, só que não era a Segunda Guerra Mundial, que havia acabado apenas oito anos antes, e sim a Guerra Fria, uma guerra ideológica travada entre as duas superpotências da época: Os Estados Unidos e a União Soviética.
A guerra começou devido ao fato de o mundo estar dividido naquele tempo em Bloco Capitalista e que era composto pelos países capitalistas liderados pelos Estados Unidos, e o Bloco Comunista, que era composto pelos países comunistas e eram liderados pela União Soviética.
E ambas as duas potências disputavam a hegemonia mundial, na tentativa de converter cada vez mais países ao seu sistema econômico. E isso incluía muita espionagem, e foi aí que entrou em cena o casal Julius e Ethel Rosenberg. Os dois foram acusados de espionagem e fornecer informações sobre a Bomba Atômica para a União Soviética {Até poucos anos antes, somente os Estados Unidos podia produzir a Bomba Atômica}. E devido a essas acusações, suspeitas e julgamentos, o casal foi julgado e condenados a pena de morte, tendo sido executados em 19 de junho de 1953 na cadeira elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário