quinta-feira, 16 de junho de 2022

Índia - Como um império de dois séculos entrou em decadência em poucas décadas

Como um império entrou em decadência em poucas décadas.
Cena do filme "O Motim", de 2005 que fala sobre a Revolta dos Cipaios.

Índia, um país que quase todo mundo já ouviu falar. Conhecido por sua espiritualidade, lendas supertições, e claro... Pelo seu tempero, sendo inclusive o maior produtor de temperos do mundo, tanto que já foi a colônia mais rica do todo poderoso Império Britânico, além também de suas especiarias a muito desejadas por comerciantes ocidentais desde antes do descobrimento da América.

E você sabia que a Índia já foi um grande Império? Que durou mais de dois séculos e em poucas décadas entrou em decadência e tudo isso por causa de um imperador intolerante? Sim a Índia já foi tudo isso e muito mais.

Primeiramente a Índia ao qual conhecemos hoje nunca foi assim. Ela foi uma das primeiras civilizações do mundo, surgida a mais de 4 mil anos e conhecida como "Civilização do Vale do Indo". E durante a maior parte de sua história, a Índia sempre foi um punhado de reinos independentes e menores, tanto que atualmente embora o Híndi seja o idioma oficial do país, ele tem na verdade 21 idiomas, além também de várias etnias que habitam o país.

A primeira vez que a Índia se tornou um grande país unificado como hoje e também um Império, foi em 322 a.c. quando o líder Chandragupta Máuria fundou um grande reino após a unificação de vários reinos ao qual ficou conhecido como "Império Máuria" e durou até o ano 185 a.c. Após o fim deste Império a Índia voltou e permaneceu por muitos séculos um conglomerado de reinos independentes.

Até que em 21 de abril de 1526 um líder chamado Mohamed Babur derrotou o Sultanato de Deli e fundou em seu lugar o que ficou conhecido como "Império Mogol". Esse nome é devido ao fato de Babur ser descendente de Genghis Kan por parte de sua mãe, e Genghis Kan foi o fundador do Império Mongol que foi extinto em 1368. Babur morreu em 1530 e seu filho assumiu o comando do Império até que em 1540 foi derrotado pelos afegãos e acabou por se exilar na Pérsia por 15 anos. Humaium que era seu nome retornou do exílio da Pérsia em 1555, derrotou os afegãos que haviam tomado o controle de seu reino e restabeleceu o Império Mogol de volta.

Porém Humaium faleceu em 1556 e foi substituído por seu filho Akbar que na época tinha 13 anos e teve o comando do Império passado temporariamente nas mãos de regentes. Akbar então aos 18 anos assumiu o comando do país e foi então que ele expandiu mais ainda o território do mesmo, criando divisões administrativas e permitindo que hindus participassem do governo, o que foi muito interessante já que a maioria dos habitantes do império eram hindus, enquanto que os imperadores e sua família eram islâmicos.

Akbar afaleceu em 1602 e foi substituído pelo seu filho, e as próximas gerações de imperadores foi relativamente tranquila até que em 1656 entrou no comando do país o imperador Aurangzeb que era intolerante com povos de outras religiões e ele era islâmico, e diferentemente dos imperadores anteriores que permitiam uma integração com povos de outras religiões, Aurangzeb era mais fundamentalista. E isso causou muitos atritos em seu governo, tanto que em 1674 os hindus fundaram a oeste do país um império hindu, conhecido como "Império Maratá", que acabou com o passar das décadas engolindo boa parte do território do Império Mogol.

Aurangzeb faleceu em 1707 e poucos anos após sua morte, o império passou por uma série de sucessão de imperadores, até que na década de 1720 começou a se desintegrar com a proclamação da independência de Bengala o reino mais rico do império e que foi posteriormente em 1757 conquistado pelos britânicos.

As décadas se passaram e pouco a pouco o Império Mogol foi se esfacelando e em 1774 restavam cerca de 70 mil k2 de território do império que chegou a ter 4 milhões de km2 na década de 1680. Em 1803 após a segunda guerra anglo-maratá, travada entre o Império Britânico e o Império Maratá {Que a esta altura já havia abocanhado uma imensa parte do Império Mogol e já estava com incríveis 2 milhões de km2}, o pequeníssimo território do Império Mogol que nesta época se restringia apenas a cidade de Deli {Sua capital} ficou sob controle do Império Maratá. Até que em 1818 após a terceira guerra anglo-maratá, o Império Maratá foi derrotado e seu território incorporado ao Império Britânico no que ficou conhecido como "Índia Britânica", e de novo o pequeníssimo território do Império Mogol que se restringia apenas a cidade de Deli ficou sob jurisdição do Império Britânico. E nesta época também o Império Mogol só existia no papel, já que o Império Britânico recolhia impostos na cidade de Deli {A única cidade que restou do império} e seu imperador já não ter poder nenhum na prática e mantinha o título apenas nominalmente e ele e sua família recebia uma mesada dos britânicos.

Bahadur II, último imperador da Índia.
Bahadur II, último imperador da Índia.

Em 1857 ocorreu a Revolta dos Cipaios, onde soldados indianos a serviço dos britânicos se rebelaram contra o domínio britânico na região. Eles declararam Bahadur II que era e foi o último imperador do Império Mogol como "Imperador da Índia". Ele aceitou liderar a revolta mesmo receoso. Porém no ano seguinte a revolta foi esmagada pelos britânicos com ajuda de soldados sikhs que trabalhavam para os britânicos, o último imperador da Índia, Bahadur II foi exilado pelos britânicos na cidade de Rangum, capital de Miammar, que na época era colônia britânica, onde faleceu em 1862 aos 87 anos de idade. E o Império Mogol foi oficialmente extinto, tendo durado cerca de 333 anos, tendo se desfacelado em cerca de 3 décadas e agonizado por mais de 130 anos.

E tudo isso começou quando um governante talvez inexperiente, e acima de tudo intolerante quis colocar suas crenças pessoais acima de tudo, o que acabou por prejudicar a longo prazo o próprio país.

Curiosamente os britânicos foi quem reunificou a Índia, quando após a conquista de reino após reino naquele país e a formação da conhecida "Índia Britânica", uma grande colônia, ter herdado seu vasto território atual de 3,2 milhões de km2 quando de sua independência em 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado se mete em briga para defender mulher desconhecida e acaba morrendo a facadas

Advogado acabou morrendo a facadas ao se meter em briga de casal para defender mulher desconhecida. Recentemente um caso chocante chamou mui...