Pois então indo direto ao ponto, a Alemanha continuou tendo um nome monárquico mesmo após a proclamação de sua república! Curioso não? Pois a princípio em 1871 a Alemanha que até então estava dividida em vários estados independentes, entre eles a Prússia (O mais forte e influente estado alemão) se unificaram e formaram a atual Alemanha, cujo nome oficial passou a ser "Império Alemão". Seu primeiro imperador foi o kaiser Guilherme I (1797 - 1888), que reinou até 1888 quando de seu falecimento fora substituído por seu filho Frederico III (? - 1888). Porém Frederico faleceu no mesmo ano, e posteriormente fora substituído por seu filho, Guilherme II (1859 - 1941). Guilherme II foi o último imperador alemão. De personalidade forte e ambicioso Guilherme II protagonizou gafes, rixas e rivalidade contra outros países europeus, em especial a Inglaterra, na época a maior potência mundial. Porém e Alemanha havia se tornado muito influente num curto período de tempo e isso fez com que países da região formassem alianças entre si para se protegerem uns dos outros. Foi então que se iniciou a Primeira Guerra Mundial devido a essas rivalidades.
Ao fim da guerra, em 1918 a Alemanha estava um caos, o povo não queria guerra, houve um motim de soldados e em meados de novembro daquele ano devido a tanta pressão o imperador abdicou do trono e foi para a Holanda (Países Baixos), e logo em seguida República foi proclamada.
Um ano depois em 1919 fora criada a primeira constituição republicana da Alemanha, e um fato curioso é que o nome "Império Alemão" não foi removido e substituído como geralmente outros países fizeram como o Brasil por exemplo que após a proclamação da República, de "Império do Brasil" passou a se chamar "Estados Unidos do Brasil" (Atualmente nosso nome é "República Federativa do Brasil").
A Alemanha mesmo após a República continuou se chamando "Império Alemão", e basicamente a única coisa que mudou foi o título do chefe de estado do país que de "Imperador" ou "Kaiser" passou a ser chamado de "Presidente Imperial", além também de seu mandato que antes vitalício no tempo da monarquia passou a ser de 7 anos com a república. Até mesmo o cargo de "Chanceler Imperiall" (Reichkanzler) continuou sendo o mesmo nome.
A situação só mudou mesmo quando em 1949 após a rendição na Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em dois países pelos países aliados durante a guerra (França, EUA, Inglaterra e Rússia). Aos quais passaram a se chamarem República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental) e República Democrática Alemã (Alemanha Oriental). Mas de um modo geral em 1990 as duas "Alemanhas" se unificaram, a Alemanha voltou a ser somente uma, e seu nome oficial atualmente é "República Federal da Alemanha". O cargo de Chanceler Imperial hoje é chamado de "Chanceler Federal".
PS. Só para lembrar que embora de 1918 a 1933 a Alemanha ficou conhecida como "República de Weimar", esse não era seu nome oficial, e sim um nome informal devido ao fato da constituição republicana do país ter sido redigida na cidade de Weimar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário