domingo, 27 de dezembro de 2020

Curiosidades - Você sabia que o município do Rio de Janeiro já foi um estado?

Sobre o estado da Gunabara.
Por essa você não esperava não é mesmo? A história quando ela é realmente aprendida sem viés ideológico, e sim aprendida como História mesmo a gente descobre coisas que as vezes chegam a ser fascinantes.

E sendo assim caso você não saiba a cidade do Rio de Janeiro que hoje é capital do estado homônimo também já foi um estado, só que se chamava "Guanabara" ou oficialmente "Estado da Guanabara". Tudo começou quando em 1960 o Rio de Janeiro que até então era a capital do Brasil e ao mesmo tempo era considerado um Município Neutro (Não pertencia a nenhum estado, nem mesmo ao estado do Rio de Janeiro) deixou de ser a capital do nosso país e perdeu o posto para Brasília, recém inaugurada. Sendo assim o governo, talvez meio sem saber o que fazer com o então "Município Neutro", já que Niterói era a capital do estado do Rio de Janeiro, resolveu então transformar o município em mais um estado da federação. E como o território de todo o estado da Guanabara era o mesmo território do município do Rio de Janeiro, a Guanabara ficou sendo ao mesmo tempo uma cidade e um estado, ou assim dizendo: Uma "cidade-estado". A capital do estado da Guanabara como era de se esperar era a própria cidade do Rio de Janeiro.

Mapa onde ficava a Guanabara.
E voltando a falar do território da Guanabara que era o mesmo do município do Rio de Janeiro, (1.329 km2), em 1963 foi feito um plebiscito para saber se o estado deveria ser divido em novos municípios dentro de seu território ou deixar do jeito que estava (Uma cidade-estado). No plebiscito o povo escolheu deixar tudo como estada, e a Guanabara continuou tendo somente o Rio de Janeiro como única cidade. E como o Rio de Janeiro por ser uma importante cidade, grande concentra sedes de muitas empresas, o estado da Guanabara era considerado um dos estados mais ricos do Brasil.

O tempo passou e em 15 de março de 1975 após um projeto, o governo decidiu extinguir a Guanabara e incorporar seu território ao estado do Rio de Janeiro. E sendo assim feito, o município do Rio de Janeiro herdou todo o território da Guanabara e se tornou a nova capital do estado do Rio de Janeiro

Algo semelhante aconteceu anos depois em 1988 quando o território de Fernando de Noronha, por vezes considerado um estado cuja capital era a Vila dos Remédios perdeu sua "independência" e foi incorporado ao território do estado de Pernambuco. E lembrando que embora era considerado um Território (Uma distinção especial com relação aos estados) caso Fernando de Noronha antes de ser incorporado a Pernambuco fosse considerado um estado, ele seria o menor estado do Brasil com uma área de apenas 28 km2. Porém o título de menor estado do Brasil pertencia a Guanabara com seus 1.329 km2. Porém após sua fusão com o estado do Rio de Janeiro o estado que herdou o título é Sergipe com seus 21 mil km2, e mesmo assim sendo maior que muitos países como Israel por exemplo que tem 20.700 km2. As vezes o Distrito Federal que tem 5 mil km2 seja considerado o "menor estado" do Brasil, ele não é um estado.

Dados da Guanabara

Fundação: 1960

Extinção: 1975

Primeiro governador: Carlos Lacerda

Capital: Rio de Janeiro

Área: 1.329 km2

População: 4 milhões de hab. (1960)

País: Brasil

Região: Sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...