A teoria surgiu na Europa e se foi popular na Europa e nos Estados Unidos.
O Racismo é um comportamento e aversão a outros grupos étnicos infelizmente presente no mundo inteiro e também ao longo da História, principalmente antigamente. E embora muita gente acredita que o Racismo sempre foi mais comum por parte dos povos europeus, estão completamente enganos. Pois o Racismo também foi praticado entre outros povos, como entre os povos africanos, entre os indianos, entre os asiáticos e por aí vai. Aliás, com relação aos asiáticos por exemplo, durante a última dinastia imperial que governo a China, a Dinastia Qing, que comandou o país de 1644 até 1912, os imperadores dessa dinastia eram da etnia Manchu e deveriam se casar apenas com mulheres da etnia Manchu, enquanto que o país possuía outras etnias, dos quais a etnia Han é a mais numerosa, sendo responsável inclusive até os dias atuais por 90% da população chinesa.
E voltando ao tema principal, várias pessoas comuns do Brasil, muitas vezes em conversa informal disse que os problemas do Brasil é devido a colonização portuguesa, e que se o Brasil tivesse sido colonizado por ingleses ou alemães por exemplo, o Brasil seria uma potência, a exemplo dos Estados Unidos que foi colonizado por ingleses e também por alemães.
Mas porque existe essa teoria?
Bem, isso começa na segunda metade do século XIX, quando alguns intelectuais europeus, como: Artur de Gobineau, Luiz Agassiz e Neville Chamberlain começaram a fazer uma avaliação social nas raças humanas do mundo inteiro, onde segundo eles os Brancos europeus seriam a raça superior a todas as demais do mundo inteiro. Essa teoria recebeu o nome de "Racismo Científico" e ela não era contra as outras raças, e sim era contra a Mestiçagem. E tem mais... Dentre os europeus, os intelectuais do Racismo Científico também classificaram os europeus entre superiores e inferiores, e é aí que entra essa questão que muita gente ainda acredita ser a colonização portuguesa ser a causa dos problemas do Brasil.
Isso porque segundo o Racismo Científico os ingleses seriam superiores aos portugueses. Ou seja.. segundo essa teoria os povos do Norte da Europa, conhecidos como Nórdicos e que englobam várias nacionalidades como: Alemães ingleses, holandeses, suecos, noruegueses, finlandeses e por aí vai. Esses povos então seriam superior aos povos do sul da Europa, como os: Portugueses, espanhóis, italianos, franceses, gregos, entre outros.
Sendo assim segundo o Racismo Científico, os ingleses seriam superiores aos portugueses, devido ao fato de a Inglaterra ser mais desenvolvida do que Portugal, assim como exemplo do Brasil e Estados Unidos, onde os Estados Unidos por ser desenvolvido foi colonizado pela Inglaterra e o Brasil por ser menos desenvolvido que os Estados Unidos foi colonizado por Portugal.
E a Teoria do Racismo Científico ganhou força no final do século XIX e início do século XX e foi bem aceito principalmente na Europa e Estados Unidos. Nos Estados Unidos só pra se ter uma ideia, foram criadas leis proibindo que Negros e Brancos se casem e ainda por cima se caso uma pessoa nos Estados Unidos fosse literalmente Branca, mas se tivesse algum antepassado negro, seja um pai, mãe, avô, avó e por aí vai, essa pessoa seria considerada "Negra" nos Estados Unidos. Inclusive uma pessoa Branca de origem Latina, como por exemplo uma pessoa brasileira e Branca não seria considerada Branca nos Estados Unidos, e sim "Latina".
Mas qual a finalidade do Racismo Científico?
A finalidade do Racismo Científico desenvolvida por esses intelectuais europeus na segunda metade do século XIX, tinha como objetivo ser contra a mestiçagem, a mistura de raças, pois essa teoria alega que a Raça Branca seria superior e caso membros da Raça Branca por exemplo tenha filhos com pessoas de raças ditas "inferiores", os filhos hederão caracaterísticas negativas da raça dita inferior, mesmo que esse filho esteticamente seja Branco. Por isso que nos Estados Unidos durante o século XX vigorou leis raciais que praticamente impediam a miscigenação no país. Por conta disso lá era muito comum ter espaços apenas de Negros e Brancos.
Intelectuais do Racismo Científico chegaram a visitar o Brasil
Dois dos principais intelectuais do Racismo Científico chegaram a vir ao Brasil. O primeiro deles foi Louis Agassiz, que veio ao Brasil em 1865 e visitou a região amazônica, onde fez várias fotos e depois ao retornar a Europa chegou a dizer que a miscigenação que ocorria no Brasil era um problema. Outro intectual dessa teoria chamado Artur de Gobineau também veio ao Brasil entre 1869 e 1870 e chegou a ser diplomata ou embaixador da França no Brasil nesse período e fez anotações negativas sobre o Brasil, onde ele dizia que a miscigenação é um perigo e que o Brasil teria muitos problemas e decadência são caso não incentivassem a vinda de europeus brancos ao Brasil. E vale lembrar que já na década de 1870 a maior parte da população brasileira já era mestiça, e o Brasil naquela época tinha problemas sociais como qualquer outro país branco da Europa.
Países como a Itália, a Rússia, entre outros naquela época tinham sérios problemas de pobreza, tanto que muitos imigrantes italianos vieram ao Brasil saindo da pobreza em que se encontravam na Itália, e embora há também quem acredita que no Brasil a maioria dos imigrantes italianos e até mesmo alemães prosperaram apenas por serem italianos e alemães, devido ao fato de muitas família bem sucedidas serem dessas origens, vale ressaltar que a maioria dos imigrantes dessas origens no Brasil não ficaram ricos e a maioria de seus descendentes hoje vivem uma situação financeira e social comum.
Após a Proclamação da República, uma pequena parte da elite brasileira quase abraçou um pouco essa teoria do Racismo Científico e a república brasileira começou a incentivar a vinda de imigrantes brancos europeus para o Brasil, inclusive se não me engano muitos imigrantes europeus até chegaram a receber terras de graça do governo.
Mas a teoria do Racismo Científico não ganhou força no Brasil como na Europa e nos Estados Unidos e com o passar do tempo essa teoria foi ficando para trás, além também de que ela foi considerada ultrapassada, principalmente logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, onde o Racismo passou a ser ferozmente combatido pelos países do mundo, devido aos horrores cometidos pela Segunda Guerra Mundial, guerra essa que foi também devido ao Racismo, principalmente contra judeus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário