sexta-feira, 15 de abril de 2022

O que é Barrete Frígio?

O que é Barrete Frígio?

Certamente você nunca ouviu falar deste nome engraçado certo? Sim é um nome bem diferente, e confesso que só ouvi falar dele pela primeira vez a alguns anos atrás. Mas o objeto que ele é já havia percebido desde criança, e sempre achei bonitinho, já que sempre gostei de geografia, de brasões de armas e etc. E lembro que a primeira vez que vi um barrete frígio foi quando era pequeno e se não me engano num atlas geográfico quando fui ver os brasões dos estados brasileiros me deparei com um barrete frígio estampado no topo da estrela do brasão de Santa Catarina. Aquela toquinha vermelha engraçada.

Sim galera, o Barrete Frígio nada mais é do que uma toquinha vermelha que está presente no brasão de armas de diversos municípios e instituições públicas. E isso é questão de vestibular em, hehehe.

A sua história segundo ouvi dizer começou na época da Revolução Francesa, quando os revolucionários começou a utilizar essa toquinha, e como a proclamação da República foi uma das consequências da Revolução Francesa, o Barrete Frígio acabou por ser considerado o símbolo da República assim como a Coroa é o símbolo da Monarquia.

E como foi logo depois da Revolução Francesa que a maioria das Repúblicas foram proclamadas, em especial as da América {Exceto os Estados Unidos}, a toquinha vermelha acabou por virar o símbolo da República e ganhar o nome de Barrete Frígio.

No Brasil quando houve a Proclamação da República, o marechal Deodoro da Fonseca, o líder da proclamação não queria mudar quase nada na bandeira brasileira. Porém a única coisa que ele queria mudar era a retirada da Coroa no brasão que ficava na nossa bandeira e colocar um Barrete Frígio. Porém os demais republicanos insistiram para retirar todo o brasão da bandeira brasileira e substituir pelo aquele famoso círculo azul com as estrelinhas e a frase positivista "Ordem e Progresso".

Mas em outras instituições brasileiras o Barrete Frígio foi adotado em seus brasões, como no estado de Santa Catarina, no brasão da Câmara de Vereadores de Itajaí, em outros demais municípios e instituições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...