Alguém já ouviu falar de Nosferatu? Acredito que bem poucas pessoas. Eu adoro escrever sobre cinema também, e a primeira vez que ouvi falar do nome Nosferatu foi na novela de vampiros, O Beijo do Vampiro, lançada em 2002, e embora naquela época eu não assistia muito televisão, essa foi uma das primeira novelas que eu assisti e lembro até da propaganda dela na televisão em agosto de 2002, pouco antes de sua estreia. E nesta novela tinha um personagem interpretado pelo ator Ney la Torraca e que se chamava "Nosferatu". Porém eu nem sequer imaginava que tinha um filme com esse nome e com esse personagem.
Muitos anos se passaram e alguns anos atrás descobri o filme Nosferatu, lançado em 1922 e acredito eu que ele seja o primeiro filme de terror em longa metragem. E embora os filmes são conhecidos por serem americanos, Nosferatu não é americano, ele é alemão, foi produzido por Wilhelm Murnau, em plena época da República de Weimar, período republicano e conturbado da Alemanha entre os anos de 1918 a 1933.
E um fato curioso sobre Nosferatu é que ele é baseado na história de Drácula, um livro escrito por Bram Stoker e lançado em 1897. Porém pouco depois o escritor faleceu e anos depois foi feito o filme Nosferatu que não era para ser esse nome e sim Drácula mesmo, porém a viúva do escritor não autorizou que fizesse o filme sobre Drácula e nem que usasse esse nome. Porém o filme acabou sendo feito e numa forma de burlar os direitos autorais foi dado o nome do filme de "Nosferatu". Mas mesmo assim não teve jeito e o filme foi proibido pela justiça e teve que ter suas fitas destruídas, porém alguma sobreviveram ao tempo e passados muitos anos depois o filme ainda pode ser visto completo. Mas o filme é mudo, e pra entender a história no meio do filme são várias vezes apresentados alguns slides para narrar a história. Pois o primeiro filme com áudio foi lançado em 1927, e se chamava "O Cantor de Jazz".
Outra curiosidade também é que o livro Drácula, lançado em 1897 embora seja ficção é inspirado em um personagem real, chamado Vlad III ou Vlad Tepes, um príncipe da Romênia, que em fins da Idade Média teve uma treta das grandes com o sultão Maomé II do então Império Otomano {Atual Turquia} na briga pela conquista do reino da Valáquia {Nome da Romênia na época}.
Em 1979 foi feita uma segunda versão de Nosferatu, mas essa eu não cheguei a assistir. Só assisti o primeiro Nosferatu, o de 1922, mas não cheguei a assistir ele todo porque ele é mudo e a gente não tem paciência muito, mas a cena que eu mais gostei desse filme é uma cena final em que ele fica na janela e o dia começa a amanhecer, pois eu adoro o amanhecer de um dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário