quinta-feira, 31 de março de 2022

Os 58 anos do regime militar

58 anos do regime militar.

Hoje, completam-se 58 anos do regime militar que durou no Brasil entre os anos de 1964 até 1985, e que até os dias atuais ainda causa polêmica entre muita gente. Há quem defenda e há quem é contra, mas de fato aconteceu e veremos aqui como tudo começou e seus antecedentes.

Pois então... A princípio antes do regime começar, o mundo era sacudido pelo comunismo e seus movimentos que se espalhava no mundo inteiro, seja de forma direta tomando o poder em vários países, ou seja de forma indireta, seduzindo principalmente jovens de países capitalistas e em especial jovens europeus e americanos.

No finalzinho dos anos 50 um grupo de guerrilheiros comunistas liderados por Fidel Castro tomou o poder em Cuba, primeiro país da América a virar comunista. A partir daí muitos guerrilheiros por toda a América ficaram mais inspirados. E no Brasil não foi muito diferente, como as várias organizações terroristas de esquerda que surgiram nos anos 60 e que culminou também na operação na região de Araguaia, onde os militares sufocaram um projeto de guerrilha selvagem naquela região.

Então ali já em 1963 o então presidente do Brasil, João Goulart aparentemente se mostrava simpático a esquerda, e aos poucos pelo menos desde o fim dos anos 50 que os comunistas tramavam tomar o poder no Brasil. E já no início do ano de 1964 milhares de pessoas saíram as ruas no Brasil para protestar contra o comunismo e pedindo intervenção militar... E ela veio.

E foi então que em 31 de março de 1964, encurralado e sem apoio, João Goulart nem chegou a anunciar sua renúncia... Ele simplesmente saiu de Brasília e rumou direto para o exílio no Uruguai. O congresso nomeou Ranieri Mazzili como presidente temporário, e algumas semanas depois, em abril de 1964, o marechal Castelo Branco se tornou o primeiro presidente do Brasil no regime militar, ficando no cargo até 1967, quando faleceu.

No fim dos anos 60 e início dos anos 70 foi o período mais duro do regime militar. Mas anos depois já em fins dos anos 70 o regime já estava mais brando, e em 1979 o já presidente João Figueiredo permitiu a volta dos exilados políticos. Anos depois, em 1984 o regime já demonstrava sinais de desgaste, até que por fim em 1985 chegou ao fim, e Tancredo Neves se tornou o primeiro presidente civil a governar o Brasil, porém inesperadamente faleceu antes de tomar posse, sendo substituído por José Sarney, que governou até 1989, quando finalmente aconteceram as primeiras eleições presidenciais no Brasil depois de 27 anos, do qual disputaram o segundo turno Fernando Collor e Lula, ao qual todos já conhece. Sendo então Fernando Collor eleito presidente do Brasil depois de quase três décadas sem eleições presidenciais no Brasil.

Hoje o regime militar ainda é um tema polêmico e que gera discussões as vezes acaloradas, mas é um fato da história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A história do Edifício Joelma...

Edifício Joelma em chamas, e na foto a direita o edifício atualmente. Recentemente completou-se 51 anos do famoso incêndio que abalou o edif...