Você já ouviu falar alguma vez em "Micronação"? Se sim, conheça um pouco mais sobre estes pequeninos países em miniatura. E se não.. Conheça de vez o que são esses países anões.
De um modo geral, existem atualmente e oficialmente 195 países no mundo {Acho que esse é o número correto}, e de veeeez em quando esta situação muda com a criação de um novo país, ou melhor... Um novo Estado, já que o país, o povo e a cultura em si já existem, porém o que não existe ainda é o Estado em si. Mas lembro-me quando eu tinha 10 anos de idade, e isso no Natal de 2003 eu ganhei de presente da minha família no amigo secreto {Aquelas festinhas de família em que se pede presentes} um mapa mundi, ao qual eu havia pedido. E tive meu pedido realizado {Obrigado papai Noel, hehehe}. E lembro que no mapa que eu ganhei continha 193 países, porém alguns anos depois foram criados outros, como Kosovo, Sudão do Sul, entre outros.
Mas existe um tipo de país que ninguém conhece, a chamada "Micronação", que é nada mais nada menos que um país bem pequeno, mas bem pequeno mesmo, que muita das vezes é criado por alguma pessoa ou algumas pessoas, porém que não é reconhecido oficialmente pelos demais países.
Em teoria qualquer pessoa pode criar um país, e lembro que li um artigo uma vez de que um homem havia criado no quintal de sua casa um país. Outras pessoas também acabaram por criar outros pequeninos países, ou micronações.
Mônaco, Vaticano e Nauru, também podem ser consideradas micronações, porém eles são reconhecidos oficialmente como nações independentes.
E como disse antes, no mundo inteiro existem oficialmente pouco mais de 190 países oficialmente. Mas agora se for levar em conta todos os que não são independentes, as micronações e etc., temos uma infinidade de países. Como por exemplo a Chechênia, a Carélia, o Daguestão, a Catalúnia, entre tantos outros. O mais famoso deles é a Chechênia, incorporada a Rússia em 1859, tentou sua independência em 1991, depois enfrentou duas terríveis guerras nos anos seguintes e hoje ainda continua a fazer parte da Rússia.
Mas agora em se tratando de micronações, a mais famosa delas talvez possa ser "Sealand", ou oficialmente Principado de Sealand, que nada mais é do que uma antiga fortaleza abandonada sob uma plataforma no meio do mar do Reino Unido e que foi usada durante a Segunda Guerra Mundial, mas logo após o fim da guerra ela foi abandonada. E em 1967 um cara que não me lembro o nome resolveu se apropriar desta fortaleza alegando que ela não faz parte do mar territorial do Reino Unido e declarou a mesma como sendo um país independente sob uma monarquia regida por um príncipe, que neste caso é ele mesmo. Seu país se assemelharia com Mônaco, que também é um principado, porém é independente, o que não acontece com Sealand.
O pequeno país sob uma fortaleza também emitiu selos, e criou outras coisas que todo país tem, e com o passar do tempo ele ficou muito famoso e ao mesmo tempo gerou uma polêmica. Não sei mais o que aconteceu com Sealand, mas certamente esta micronação ficou muito famosa.
Um outro caso famoso também aconteceu na Itália, porém não lembro o nome desta micronação, mas ela também ficou famosa e tempos depois fizeram até um filme sobre esta micronação, e que minha mãe assistiu e até comentou comigo.
De fato se for parar para pensar uma nação é como se fosse uma grande família e cada família é uma pequena nação, a sua casa em si pode ser considerada uma pequena nação. Mas lembre-se que estou fazendo estas comparações de forma metafóricas. Não vai sair por aí criando um novo país... Aliás, você até pode criar um novo país, a única diferença é que dificilmente será reconhecido como independente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário