domingo, 9 de janeiro de 2022

Efemérides - Há 200 anos acontecia o Dia do Fico - Ato importante para a independência do Brasil

Há 200 anos atrás acontecia o Dia do Fico.

Há 200 anos atrás, assim como em qualquer época do mundo, sempre tem aqueles acontecimentos que chamam a atenção do mundo. E do mesmo jeito que atualmente a pandemia vem chamando a atenção do mundo, a Primavera Árabe chamou a atenção do mundo a 11 anos atrás, as revoltas que pôs fim as ditaduras comunistas chamaram a atenção a 30 anos atrás. Há mais de 200 anos atrás o que chamava atenção do mundo eram as independências dos países da América Latina. Após as guerras napoleônicas, um a um foi se tornando independente. Mas no Brasil aconteceu diferente:

Dentre todos os países da América que foram territórios de países europeus, incluindo também os Estados Unidos que foi parte da Inglaterra. O Brasil foi o único em que o rei da metrópole veio morar aqui durante alguns anos, devido a sua fuga de Napoleão Bonaparte, que invadiu Portugal. No Brasil com a chegada da corte aconteceram uma série de mudanças até mesmo geopolíticas, pois o Brasil foi elevado a categoria de "Reino" e passou a ser um reino constituinte da nova entidade que havia sido criada: o "Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves", uma espécie de "Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte" daquela época.

Segundo informações o próprio rei de Portugal gostou do Brasil, e não queria sair daqui, porém em 1820 houve uma revolução em Portugal, conhecida como "Revolução do Porto". Os revolucionários tiraram o poder do rei e o obrigaram a voltar com toda sua família para Portugal e rebaixar o Brasil a status de "Estado do Brasil", como nos tempos coloniais. O rei de então, Dom João VI não teve escolha, mas teve a ideia sábia de deixar o então príncipe Dom Pedro aqui no Brasil comandando o país junto com sua esposa dona Leopoldina.

Chegando em Portugal sozinho Dom João VI em 1821, teve de enfrentar os revolucionários que irritados ordenou que Dom Pedro e dona Leopoldina voltassem a Portugal. Foi então que convencido a ficar no Brasil, já que com sua partida iria acontecer uma revolução e o Brasil poderia se desmanchar em diversas Repúblicas assim como houve com a América Espanhola. O príncipe Dom Pedro anunciou então do Paço Imperial no Rio de Janeiro, então capital do Brasil em 9 de janeiro de 1822 de que iria ficar no Brasil. Ele ficou, e meses depois iniciou os processos para a independência do Brasil que aconteceu em 7 de setembro daquele ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Advogado se mete em briga para defender mulher desconhecida e acaba morrendo a facadas

Advogado acabou morrendo a facadas ao se meter em briga de casal para defender mulher desconhecida. Recentemente um caso chocante chamou mui...